Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Expresso Pernambucano , uma guerreira das estradas

Na década de 70, trafegar pelas estradas brasileiras exigia muita paciência e habilidade, pelo fato de boa parte delas , não serem asfaltadas.

Era nesse cenário que a Expresso Pernambucano ligava o Recife ao sudeste brasileiro , no trecho Recife - Rio - São Paulo.

Comandada pelo senhor Arthur Bruno Schwambach, a Expresso Pernambucano enfrentava os lamaçais das estradas não asfaltadas, principalmente no trecho Alagoas - Sergipe, sendo uma pioneira no transporte interestadual no nosso estado.

Sua garagem era localizada na Rua Rosália Cisneiros , no bairro do Vasco da Gama ; a empresa existiu até meados de 1975, quando foi incorporada pela Borborema Imperial Transporte , da mesma família Schwambach.

Na foto abaixo , postada no site Ônibus Brasil , temos um Expresso Pernambucano na linha Rio / Recife.

No ano de 1969 , a Expresso Pernambucano junto com a Auto Viação Progresso S/A , eram as únicas regularizadas a explorar o trecho Recife - Rio - São Paulo. A referida empresa chegou a ter operando no trecho Recife - Rio - São Paulo, 19 veículos modernos tipo leito , sendo 12 do modelo Pullman ( a única foto que achei desse modelo , foi esta do acidente da Cometa , postada no blog Pezão Cometa).

O Diário da Manhã chegou a publicar em Outubro de 1969 , a inauguração da linha Recife / Porto Alegre , operada pela Expresso Pernambucano, prevista para iniciar em Dezembro daquele ano.

Para São Paulo , a empresa tinha saídas diárias, com ônibus comum às 7h e carro leito às 8h.

Pesquisa : Daniel Julio ; Fontes Pesquisadas : Jornais da época

7 comentários:

filipe disse...

a expresso pernambucano foi criada por lauro gomes de moura apos seu falecimento foi vendida por sua viúva ao grupo Schwambach. naquela época uma viagem recife são paulo durava cerca de 30 dias.

Unknown disse...

EM que ano ela foi vendida?

JABOATÃO BUS disse...

SALVO ENGANO A REAL RECIFE TAMBÉM JÁ OPERAVA EM 1969 DE RECIFE PRA RJ E SP.

xikim disse...

no comentário acima, (2016) - reportou-se Ipsis Litteris "naquela época uma viagem recife são paulo (sic) durava cerca de 30 dias." ; TODAVIA, que época???? - 30 dias, significa um mês, um tempo para Ir e então Retornar. o CUIDADO que deve-se ter neste comentários, é do Ouvi Falar, bem como, Acho Isso. Fato que NÃO existe por esse princípio - o tempo é História!!!!!

Anônimo disse...

Verdade, não tem nem como, esse modelo de ônibus já é do tempo em que já havia as BR.

Elisabeth Silva disse...

Boa tarde! Daniel fazendo busca para encontrar uma pessoa (conhecido de meu esposo na década de 60), me deparei com seu Blog. Achei super interessante. Talvez você possa nos ajudar. O amigo de meu esposo, Francisco de Assis era Diretor ou Representante da Imnperial Diesel de Recife. Ele não se lembra do nome completo dele pois era conhecido com TUTU. Meu esposo trabalhava na época 1968 na empresa COFIBENS em São Paulo a qual financiava para a Imperial Diesel. Meu nome é Elisabeth Silva. Obrigada.

Daniel Julio disse...

Oi Elisabeth, fico feliz em ter gostado do blog, quanto ao seu parente, tenho uma página relacionada a transportes no Facebook, posso postar lá seu comentário para lhe ajudar na busca do citado.

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...