Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

O zoneamento que mudou o sistema de transporte da RMR

O zoneamento que ocorreu nos anos 80 , na Região Metropolitana do Recife , trouxe muitas mudanças , tanto nas linhas como nas empresas que operavam na época .

Neste período foram criadas muitas linhas das quais existem hoje . Um dos corredores mais importantes do Recife , a Avenida Caxangá , passou a ser território da CTU , em substituição a outras empresas que também operavam no corredor viário . O zoneamento da EMTU dividiu a Região Metropolitana do Recife em 16 áreas ( ver posts nos tempos da Emtu ) ; na época , 160 linhas de ônibus eram disputadas pelos empresários das 32 empresas existentes.

As áreas

Ficou assim definida as áreas de atuação das empresas :

Área 01 - Pina - Boa Viagem - Piedade - Candeias : Borborema Imperial


Área 2 - Imbiribeira - Ibura - URs : Vera Cruz / Aliança , empresa pertencente ao grupo João Tude de Melo , operou na linha de Dois Irmãos antes do zoneamento , apresentou proposta para participar da área 2 junto com a Vera Cruz , mas  acabou desistindo do consórcio e saiu do sistema , vindo a falir em 1981 , demitindo 50 motoristas que operavam uma frota de 32 ônibus , em seu lugar ficou a Útil .

Área 03 - Cabo : São Judas Tadeu

Área 04 - José Rufino : Expresso Metropolitano

Área 05 - Jaboatão - Moreno : Santa Cruz / Rodoviária Borborema

Área 06 - Abdias de Carvalho : Oliveira / Senhor do Bonfim

Área 07 - Curado : AVS

Área 08 - Caxangá : CTU

Área 09Camaragibe - São Lourenço - Tiúma : Rodoviária Brasília

Área 10 - Rui Barbosa - Rosa e Silva : Consórcio Rui Barbosa ( Rio Pardo / Transcol / Olindense / Tropical )

Área 11 - Avenida Norte : Pedrosa / Boa Vista

Área 12 - Beberibe : Empresa São Paulo

Área 13 - Estrada de Belém - Pres Kennedy : Amapá / Machado

Área 14 - PE 15 : Auto Expresso Oliveira

Área 15 - Abreu e Lima - Igarassu - Itamaracá : Transportadora Itamaracá / Nápoles

Área 16 - PE 01 : Nápoles

Foi nessa época que algumas empresas saíram do sistema , desistindo do zoneamento , alegando prejuízos financeiros ; foi o caso da Aliança , do grupo João Tude de Melo , demitindo vários motoristas e cobradores .

Algumas mudanças ocorridas com o zoneamento :

Linhas criadas

Radiais

Beberibe ( Machado )

Boa Viagem ( via Barão de Souza Leão )

Detran

Monsenhor Fabrício

Sudene ( CTU )



R 073 Setúbal

R 661 Córrego do Jenipapo

R 494 Camaragibe / TImbi

R 933 Jardim Atlântico

R 976 Paratibe ( via PE - 15 )

R 495 São Lourenço ( via Caxangá )

R 814 Campo Grande

R 824 Peixinhos ( via Hipódromo )

Transversais

Curado II / Afogados

Mirueira / Encruzilhada

Paratibe / Encruzilhada

Paratibe / PE 5

São Lourenço / Encruzilhada


São Lourenço / Av Norte

Ibura / Afogados

Ibura / Boa Viagem

Olinda / Casa Amarela ( atual Rio Doce / Dois Irmãos )

Linhas extintas

Boa Viagem

Ceasa ( Tropical )

Paratibe / Av Norte

Mudanças de empresas

Alto do Mandu , da São Paulo para Transcol

Campo Grande , da CTU para Amapá / Machado

Várzea, da Rio Pardo para Tropical

Linhas de Nova Descoberta , da Transcol para Rio Pardo

Monsenhor Fabrício , da Amapá para CTU

Detran , da Amapá para CTU

Vasco da Gama, da CTU para Pedrosa


Pesquisa : Diário de Pernambuco

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

As muitas empresas da linha Engenho do Meio

Ao longo do tempo a linha Engenho do Meio foi operada por dezenas de empresas , fizemos um apanhado desde o primeiro registro de ônibus na linha , em 1948 até os dias de hoje , confira .

Em 1948 Engenho do Meio era apenas uma vila da Várzea , e a Empresa São Sebastião já fazia linha para o bairro , operando com 3 carros , ficou na linha até o começo dos anos 50 . 
Em 1952 a Empresa Conceição era concessionária da referida linha . 
ônibus Renault 1951

Neste ano um anúncio num jornal local dizia o seguinte : vende-se uma Renault 1951 , matriculada na linha Engenho do Meio , com renda diária de 300 Cruzeiros ( livre ) , rodagem nova , bem conservada , queimando óleo 30 ; em outro era anunciado um Jeep Willys Overland para 9 passageiros , também fazendo lotação na linha Engenho do Meio . 
1953 - Auto Viação Conceição e Auto Viação Imaculada .
1954 - Auto Viação Irmãos Arruda , operou até 1955.
Em 1956 um outro anúncio na linha do Engenho do Meio , dessa vez um Chevrolet ano 46 cara branca . 
1957 - Empresa Santo Hercílio , operou até 1959 ; Empresa São Jerônimo , Auto Viação Elimar
1958 - Empresa Rosa Maria
1959 - Empresa Pereira Lima ( conheça ) , Empresa Santo Hercílio

Em 1960 , a linha do Engenho do Meio era operada pela Expresso 1003Empresa Nossa Senhora de Fátima , que operava também a linha de Monsenhor Fabrício ; com garagem na Rua Lusitânia , na Iputinga , de propriedade do Senhor Nelson Correia Gaião .
1961 - Empresa Maria do Socorro
1962 - Expresso Zezito , Empresa Medeiros Santos

Após os anos 60 a CTU começou a assumir várias linhas de ônibus do Recife , poucas empresas particulares continuaram operando , visto que eram 111 viações , com muitas delas possuindo apenas um ônibus em circulação

Foto : O Mensageiro 
Devido ao problemas das tarifas na época , e a concorrência com a CTU ,  em 1963 muitos proprietários venderam ou transferiram seus carros para outras cidades do Nordeste , foi aí que a estatal inaugurou sua linha para o Engenho do Meio com 12 coletivos , retirando 30 ônibus de diversas empresas particulares que atendiam ao bairro na época ; em dezembro reduziu pra seis carros e tentou deixar a linha , permutando com a Nápoles , que na epóca fazia a linha Cajueiro .

1967 - Auto Viação Maria do Socorro ( 2 ônibus )

Em 1970 os elétricos e diesel da CTU operavam na linha Engenho do Meio. Em julho deste ano a CTU tirou os ônibus a diesel , deixando só os elétricos operando no bairro , motivo de muita reclamação por parte dos usuários , devido ao maior tempo de intervalo entre um ônibus e outro. 
Em 1980 , obedecendo ao zoneamento da EMTU , a CTU colocou oito ônibus diesel na linha do Engenho do Meio , com intervalo de 10 minutos. Em novembro , a linha ganhou o reforço dos Padron , que estavam em testes na linha Cidade Universitária .
Em 1981 a CTU desativou os elétricos da linha Engenho do Meio.

A CTU operou na linha até a venda da empresa para a CRT , que assumiu seus itinerários . Depois disto a próxima mudança de empresa veio a ocorrer quando a Mobibrasil ganhou a licitação do lote 2 , e a linha 2423 Engenho do Meio passou a integrar no TI CDU , fazendo transbordo com o BRT Via Livre

Pesquisa : acervo digital : jornais locais



quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Há 33 anos nascia a Rodotur Turismo

 Uns dizem que foi briga de família , outros , para minorar os impostos cobrados , o fato é que a Rodotur surgiu de uma cisão com a Nápoles , pertencente a família Filizolla  . 

Em julho de 88 foi autorizada pelo DETERPE a transferência das linhas intermunicipais para Goiana , Condado , Itaquitinga , Ponta de Pedra , Macujé e Ferreiros da empresa Nápoles para a recém - criada Rodotur Turismo Ltda . 

Possuía neste ano uma frota de 90 ônibus , a maioria novos  e espaçosos , a exemplo dos dez O 371 - U , os mais modernos da categoria naquela época , inaugurava aí a sua nova pintura .  

Na iniciativa de renovar toda a sua frota de ônibus , a Rodotur adquiriu também em 1988 , os primeiros ônibus do modelo Ciferal Padron Alvorada , sendo uma das pioneiras do Nordeste na compra desse modelo , que entre os diferenciais estava os bancos em fibra de vidro , um avanço tecnológico na área de transporte urbano . 

Em 2013 passou a fazer parte do Consórcio Conorte , junto com a Cidade Alta Transportes também da família Filizolla  e a Itamaracá Transportes , após a primeira etapa da licitação de linhas do Grande Recife .  

Acidentes com ônibus da Rodotur

Ao longo de suas histórias , algumas empresas tiveram momentos trágicos em sua trajetória , a Rodotur é uma delas . Em 1989 uma tentativa de ultrapassagem numa ponte em Pontas de Pedras , levou à morte 5 pessoas , e deixou um total de 115 feridos , quando o ônibus caiu no rio . 

Em 2008 um ônibus da empresa após bater num carro de passeio invadiu um prédio em Olinda , comprometendo sua estrutura e deixando 24 famílias na rua . 

Fotos : notícias dos jornais locais 

sábado, 12 de dezembro de 2020

Novo itinerário pra linha 2433 - Brasilit / TI CDU

 Com o asfaltamento da Rua Estevão de Sá , na Várzea , a linha 2433 que atende a comunidade da Brasilit poderia expandir seu percurso , ampliando o atendimento a mais áreas nesse trecho da Várzea . Como o mapa abaixo mostra , passaria a ser atendido por micro-ônibus as ruas Torres Homem , trecho inicial da Vasconcelos Bittencourt ao invés do final da rua e a nova via pavimentada , Rua Estevão de Sá , melhorando assim o deslocamento da população dessa área do bairro da Várzea , que muitas vezes tem que se deslocar pra Afonso Olindense , General Polidoro , ou mesmo até o Corredor Leste Oeste ( Caxangá ) devido a demora da linha 2433 Brasilit / TI CDU ou por não ser contemplado por transporte público no seu logradouro .  

                  Clique na foto para ampliar


Preencha o abaixo e apoie essa iniciativa , vamos enviar para o Grande Recife Consórcio de Transportes , quanto mais gente assinar , mais força teremos . Clique no link 

https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR117929

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Linhas do Grande Recife - 2464 Jardim Teresópolis / TI Caxangá

Uma linha do Recife que vai pra Camaragibe e faz retorno em Recife , complicado né ? Pois bem , essa é a linha 2464 Jardim Teresópolis / TI Caxangá . Vamos falar um pouco dela ...

Jardim Teresópolis não figura como bairro nas listas da prefeitura do Recife , é uma comunidade do extenso bairro da Várzea . Por outro lado , está descrito na lei do uso do solo de Camaragibe , como um loteamento pertencente ao município. A fronteira com o município de Camaragibe deixa muita gente confusa, sem saber a que município a comunidade pertence , ou até mesmo se a localidade é um bairro .

Pra confundir mais ainda , a linha de ônibus que atende a comunidade transita pelas duas cidades , sai de Recife , passando por dentro de Camaragibe e atingindo o ponto final da linha novamente em Recife . Veja o mapa :


A linha é operada pela Mobibrasil , e atende também a comunidade Rosa Selvagem , na UR - 07 , Várzea . 


IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...