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quarta-feira, 7 de julho de 2021

Pista da avenida Sul destinada exclusivamente para ônibus

O primeiro trecho da Avenida Sul foi inaugurado em outubro de 1960 , entre a Praça Sérgio Loreto e a Avenida Saturnino de Brito , no Cabanga . Com duas faixas de rolamento , passou a ser uma opção a Rua Imperial , que na época já era bastante congestionada . 

Pista exclusiva para ônibus

 Os ônibus de linhas urbanas ficaram com a pista do lado da via férrea , enquanto os veículos e ônibus intermunicipais e interestaduais na outra via. 

Cerca de 210 ônibus por hora trafegavam pela Avenida Sul no ano da modificação , 1984. A implantação da medida permitiu também o acesso a Rua Imperial  dos motoristas que vinham de Boa Viagem com destino a Afogados  , sem precisar ir até o Centro fazer retorno. 

A primeira pista exclusiva para ônibus da cidade foi uma das ações do programa de prioridade ao transporte de massa , implantado pelo governo federal . Quatro estações de embarque / desembarque foram construídas no percurso da via exclusiva , de 2,5 km de extensão . 

30 linhas de ônibus passaram a atender a Avenida Sul , entre elas algumas que deixaram de circular pela Rua Imperial , são elas  : 

Vila Pinheiros 

Vila da Sudene

Vila do Ipsep

Vila do Sesi

Córrego da Gameleira

Jordão Baixo

Vila Tamandaré

Jardim São Paulo

Vila Cardeal Silva

Jardim Uchôa

Floresta

Guanabara

Tejipió 

Vila Dois Carneiros

Pesquisa : Acervo Diário de Pernambuco




domingo, 4 de julho de 2021

As primeiras linhas de ônibus a fazer terminal no Cais de Santa Rita

Em julho de 1973 as linhas da zona sul passaram a fazer terminal no aterro de Santa Rita ( atual terminal do Cais de Santa Rita ) , deixando de atender algumas ruas do Centro , devido a essa mudança a CTU criou uma linha circular saindo do Cais , com itinerário pelas principais ruas onde antes funcionavam os diversos terminais das linhas da zona sul do Recife.

Ônibus passando em frente ao Cais de Santa Rita 

Veja abaixo as primeiras linhas a utilizar o Cais de Santa Rita como terminal .

70 Tejipió

74 Jardim São Paulo

80 Boa Viagem 

81 Hospital da Aeronáutica

83 Candeias

89 Aeroporto

90 Ibura

94 Jordão

95 Vila do Ipsep ( via Barão de Souza Leão )

96 Vila do Ipsep ( via Antônio Falcão )

97 Vila Brigadeiro Ivo Borges 

99 Vila do Ipsep ( via Estância )

Dois Rios 

Moreno

Jaboatão

Guararapes

Cabo 

Ponte dos Carvalhos

Linha circular da CTU , itinerário :

Cais de Santa Rita , Avenida Martins de Barros , Rua Siqueira Campos , Avenida Dantas Barreto , Avenida Guararapes , Ponte Duarte Coelho , Rua da Aurora , Praça da República , Ponte Buarque de Macedo , Cais do Apolo , Cais da Alfândega , Ponte Rodoferroviária ( Ponte Giratória ) , Cais de Santa Rita.

Pesquisa : jornais da época




quarta-feira, 30 de junho de 2021

Metrô do Recife - do início da operação aos dias atuais - parte 2

 Cronologia do Metrorec


Em 1979 o Ministério dos Transportes aprovou empréstimo junto ao Banco Mundial , para implantação do Metrô do Recife .

Em 1981 um empréstimo de 230 milhões de dólares foi assinado em, Bonn , na Alemanha  , pelo presidente Figueiredo , contemplando o primeiro trecho do Metrô do Recife . 
Em 1983 iniciaram as obras civis , com a conclusão das estações Central e Edgard Werneck neste mesmo ano. 2.500 operários trabalhavam diariamente na obra , uma das maiores do Nordeste em execução na época. No ano seguinte esse número chegou a quatro mil trabalhadores empregados diretamente na obra. 
Em 1984 chegava ao Recife a primeira composição do metrô , trazida por um comboio de quatro carretas , diretamente da fábrica da Santa Matilde , em Três Rios ( RJ ) . O comboio chegou ao Recife pela Avenida Abdias de Carvalho , onde ficou estacionado até a organização do trânsito para que chegasse ao Centro do Recife pelas ruas do Paissandu , Avenida Agamenon Magalhães , Francisco Alves , Coelhos , Cais José Mariano , Rua da Aurora , Ponte Duarte Coelho , Rua do Sol , Floriano Peixoto até a Estação Ferroviária . Em novembro desse ano a primeira viagem experimental foi realizada , num trecho de 2 km entre as estações Central e Joana Bezerra.
78 mil dormentes foram utilizados na montagem do Metrô do Recife , fabricados no próprio canteiro central da ferrovia . 
Em fevereiro de 1985 , as primeiras viagens inaugurais foram inciadas , em caráter de testes e orientação de uso correto do sistema , convocando as comunidades beneficiadas por onde passava a linha . 
Em 11 de março finalmente entrou em operação em fase experimental , funcionando das 9 às 13 horas .
Todo o sistema auxiliar ao metrô , como definição de estacionamentos , passarelas , integração com linhas de ônibus, etc , ficou a cargo do Grupo de Integração , composto por órgãos locais e nacionais como EMTU , EBTU , GEIPOT , FIDEM , entre outros .
No final do mês o horário de funcionamento teve um ganho de duas horas , iniciando a operação às 7 da manhã.
No mês de julho o fluxo de passageiros no metrô já tinha atingido o número de 8 mil por dia.
Em agosto chegou mais uma composição do metrô ao Recife , vindo de navio em quatro carretas com destino a estação terminal no Centro. Neste mês também , reduziu em mais uma hora o início da operação , passando a operar a partir das 6 da manhã.
Em outubro a demanda atingiu 10 mil passageiros / dia.
Em maio de 1986 o metrô passou a funcionar em horário estendido , das 6 às 20 horas , com intervalo de 10 minutos entre os trens. Neste mês também o metrô do Recife ganhou a primeira maquinista mulher.
Em junho aconteceu um teste de integração do metrô com o TIP , onde técnicos do sistema percorreram o trecho Estação Central / TIP Rodoviária, a simulação teve a participação de empresários do setor de transporte rodoviário , que acoplaram seus ônibus nas plataformas de embarque do TIP. No mês em questão o metrô recifense já transportava 25 mil passageiros / dia.
Em agosto iniciaram os testes até a Estação Cavaleiro. A  demanda pelo metrô era crescente , tanto que  já atendia a 50 mil usuários por dia em seu primeiro trecho .
Em setembro foi entregue o trecho Coqueiral / Estação Rodoviária . As duas primeiras linhas de ônibus a  integrar ao metrô foram a Curado II / TIP , que atendia também os Curados III e IV  , depois vieram a TIP ( circular ) e a TIP / Aeroporto . 
Em novembro o Metrorec atingiu um pico de 100 mil usuários somente aos domingos , quando o metrô passou a atender a população que se deslocava principalmente para as praias do Recife . 

Antes da inauguração do novo terminal integrado , as linhas integradas ao metrô no TIP paravam nesta área em frente a Rodoviária

Em 1987 as linhas Curado II / Caxangá e Jaboatão / Curado II tiveram seu itinerário prolongado até o TIP , passando a integrar seus usuários ao metrô.
No dia 30 de janeiro entrou em operação a estação Barro .
Em março foi entregue a população a estação Alto do Céu.
Em agosto chegou ao Recife a última das 25 composições adquiridas pelo Metrorec. Com a chegada de todas as composições previstas para o primeiro projeto do metrô do Recife , já se previa a expansão até Timbi , com uma grande integração para ônibus como complemento.
Foi também nesse mês que o metrô chegou a Jaboatão , duplicando a capacidade de atendimento para 200 mil usuários / dia.
Em setembro foi inaugurado o segundo bicicletário do sistema , na estação Joana Bezerra , o primeiro foi o da estação Santa Luzia.
Neste ano já se projetava por parlamentares pernambucanos a expansão do metrô saindo da estação Joana Bezerra via Agamenom até Abreu e Lima passando por Paulista , o que até hoje não se concretizou.


No ano de 1988 o metrô já apresentava problemas devido ao roubo de fios da rede ; e apesar da capacidade aumentada com a inauguração do trecho Jaboatão , o metrô não passava ainda dos 130 mil usuários por dia , devido em grande parte a falta de integração com as linhas de ônibus , que neste ano apenas 4 linhas integrava-se de fato ao sistema , duas em  Jaboatão e duas no Curado.
Em maio foi inaugurada a estação Curado.

Em 1989 o metrô do Recife atingiu a demanda de 156 mil usuários por dia , no entanto , o sistema foi prejudicado com a falência da Indústria Santa Matilde , fabricante das composições , pois duas locomotivas ainda não lançadas no ramal ferroviário ficaram sem manutenção e o ATC ( tecnologia necessária ao funcionamento automático dos trens ).
Em fevereiro deste ano algumas linhas do interior passaram a utilizar a estação Barro como ponto de desembarque e consequentemente integração com o metrô , foram elas : Barreiros , Sirinhaém , Cucau , Porto de Galinhas , Palmares , Amaraji , Cortês , Garanhuns , Cupira , Panelas , Agrestina , Caruaru e Escada .
Em agosto teve início a integração tarifária de várias linhas de ônibus com o metrô ; na estação Joana Bezerra : Vasco da Gama / Derby , Guabiraba / Derby e Beberibe / Derby ;  na estação Afogados : Estrada dos Remédios e San Martin ( Largo da Paz ) ; na estação Curado : Jaboatão / Curado II e na estação Barro : UR 11 / Barro

Em 1990 , 180 mil usuários já utilizavam o metrô.
Em 1991 já cogitava-se a privatização do metrô recifense .
Em 1992 atingiu a marca de segundo maior metrô do Brasil em volume de passageiros , perdendo apenas para o de São Paulo.
Em 1994 o SEI - Sistema Estrutural foi integrado ao metrô , com a entrada em funcionamento dos terminais Recife , Joana Bezerra , Jaboatão , Barro e Afogados.
Em 1996 foi aprovado um crédito para eletrificação da linha sul até Cajueiro Seco , o projeto contemplou também a construção de três terminais integrados : Joana Bezerra , Afogados e Barro.
Em 1998 teve início a expansão do metrô , trechos da linha sul e ramal Camaragibe . 

Em 2002 foi inaugurada a estação Camaragibe. 
Em 2003 o metrô teve uma queda na demanda para 155 mil passageiros / dia.
Em 2005 foi inaugurado o primeiro trecho da linha sul do metrô do Recife . 

Veja também a primeira parte da matéria


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Pesquisa : CBTU ; arquivo jornais da época

domingo, 27 de junho de 2021

Metrô do Recife - do início da operação aos dias atuais - parte 1


O projeto do metrô do Recife surgiu em 1976 com o Plano de Desenvolvimento Integrado.



Como era o metrô do Recife no início da operação 

Com treze composições , cada uma com quatro carros e capacidade máxima de 380 passageiros por carro , o metrô do Recife foi concebido com uma projeção de tempo de apenas 24 minutos para concluir o percurso Recife / Jaboatão , com intervalo de 3 minutos entre as primeiras 17 estações do sistema.
Os primeiros trens a operar por aqui foram fabricados  pela  Companhia Santa Matilde , localizada no Rio de Janeiro.
Algumas curiosidades sobre o metrô do Recife fabricado pela Santa Matilde:
- cabine do motorista a prova de bala ;
- sistema homem - morto , caso ocorra algum mal súbito com o motorista o trem para pelo desligamento da rede elétrica da via.

Testes e início da operação do Metrô 

Até março de 1985 , 2.500 pessoas já haviam experimentado o metrô do Recife em seu período de testes , principalmente moradores das áreas lindeiras ao percurso entre as estações Recife e Werneck , no bairro de Areias.
Metrô operando no seu primeiro trecho : Recife / Werneck - recorte Youtube

Em 11 de março de 1985 finalmente entrou em operação em fase experimental , funcionando das 9 às 13 horas ;o maior sistema de transporte de massa do Norte / Nordeste , transportando de forma gratuita nessa etapa de funcionamento.
Figueiredo , o presidente do Brasil na época , esteve na cidade para inauguração do metrô.
Em 8 de junho deste ano começou pra valer a operação comercial do metrô.

Curiosidades sobre o metrô do Recife

- foi previsto em 1984 , antes do funcionamento da linha , mais uma estação para o município de Jaboatão , no bairro de Sucupira , entre as estações Cavaleiro e Floriano , fato que não se concretizou. Se tivesse sido construída , seria um transbordo com a linha Curado / Cabo , hoje operada por VLT.
- considerado o primeiro passageiro do metrô do Recife , o mestre Capiba compôs um frevo junto com outros compositores para o metrô recifense.

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Pesquisa : CBTU , Homeroteca Digital

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Há 35 anos o TIP fazia seu teste final para entrar em operação

Diversas empresas de ônibus participaram da simulação de funcionamento do TIP

A estação rodoviária foi inaugurada depois que o metrô já funcionava no seu trecho inicial Centro / Werneck , veja a matéria sobre o TIP aqui neste link > TIP Rodoviária

Antes de entrar em operação , houve uma simulação envolvendo todos os setores que atuariam tanto no funcionamento do TIP quanto na própria operação do Metrorec.

Empresários do transporte rodoviário foram convidados , estavam presentes as empresas : Jotude ; Progresso ; Vera Cruz ; São Domingos ; Nápoles ; Expresso 1002 ; Caruaruense , entre outros.

Imagem : Diário de Pernambuco

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