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terça-feira, 24 de agosto de 2021

Auto Expresso Oliveira

Esse blog só fala do passado ! Não , mas as vezes é preciso conhecer o passado pra entender o presente , então veja essa matéria  sobre a Auto Expresso Oliveira , do surgimento da empresa ao final dos anos 80 .

A Expresso Oliveira começou a operar a linha de Paulista em 1958 , comandado pelo empresário Fernando Oliveira . Em 1966 a população reclamava da alta velocidade dos ônibus nas estradas que ligavam Paulista e Olinda ao Recife , trajeto feito pela Oliveira . Em 1968 já tinha a concorrência da Transportadora Itamaracá , o que causava uma disputa por passageiros , causas de muitos acidentes pelo excesso de velocidade . Em 1970 a Oliveira estendeu sua linha Paratibe ( Avenida Norte ) até a penitenciária industrial , recém - inaugurada . 


A Oliveira teve uma divisão de ônibus de aluguel chamada Litures . que operou nos início dos anos 70 . Em 1971 a empresa foi pioneira na disponibilização de passes no valor de suas passagens para facilitar a questão do troco nos ônibus . Em 1972 , mais uma iniciativa pioneira , a colocação de catracas na porta dianteira em linhas de tarifa única, serviço pioneiro no Nordeste. 
Em 1976 a Oliveira adquiriu na Caio Norte , 30 ônibus Gabriela . Em 1978 foram 37 unidades chassi Mercedes - Benz , carroceria Caio Norte .
Em 1979 a empresa iniciou o serviço da linha  Paulista / Rio Doce .
Em 1980  cobradores denunciaram irregularidades e abusos por parte da empresa , sobretudo nas linhas Jardim Paulista , Caetés , Paratibe ( avenida Norte ) , Paratibe / Caetés , Maranguape , Cruz de Rebouças , Desterro , Mirueira e  Paulista ( Nobre  ) . 
Em 1981 foi criada pela EMTU a linha Jardim Paulista de cima , operada pela Oliveira . No mesmo ano a empresa ganhou mais uma linha , a  Paulista / Olinda ( Ouro Preto ) em conjunto com a Nápoles . Nesse ano o zoneamento feito pela EMTU ainda passava por adaptações , com isso muitas linhas foram criadas ou tiveram mudanças nas empresas e/ou itinerários , em abril desse ano a linha Cidade Tabajara foi criada , operada pela Oliveira com 6 ônibus .
Foi neste ano também que a Oliveira ganhou a concessão do município de Paulista para operar as linhas interbairros por 20 anos , implantou para isso um serviço de micro ônibus , causando uma disputa ferrenha com os kombeiros.

A briga entre Oliveira e Itamaracá 

Em setembro , a criação da linha Igarassu / Olinda  aumentou a disputa entre a Oliveira e a Itamaracá , que já não se entendiam antes mesmo da EMTU . Na verdade um prolongamento da Paulista / Cruz de Rebouças e que passou a ser explorada pelas duas empresas , o caso foi parar na justiça .
Em 1982 a Expresso Oliveira possuía em seu quadro 600 funcionários .  

Integração na Macaxeira

Em 2 de Maio de 1982 as linhas Paratibe  /  Encruzilhada  e Mirueira passaram a integrar com os elétricos da CTU no terminal da Macaxeira , e com isso tiveram suas passagens reduzidas . 
Em 1983 a Auto Expresso Oliveira fez uma encomenda de 80 ônibus a Caio , dos quais 40 unidades foram entregues em maio do mesmo ano , todos do modelo Amélia  . A aquisição justificava a grande demanda de usuários da Oliveira , principalmente dos conjuntos habitacionais da Cohab : Maranguapes I e II , Caetés I e II e Arthur Lundgren II . A frota total já era de 130 ônibus . 

A Auto Expresso Oliveira tinha muitas linhas transversais , principalmente destinadas as praias de Olinda e Paulista : Maranguape / Varadouro ; Abreu e Lima / Rio Doce ; Igarassu / Olinda ; Paratibe / Mirueira ; Mirueira / Rio Doce ; Vila Torres Galvão / Praia da Conceição . Além disso servia as linhas municipais de Olinda , Paulista e Abreu e Lima . 
Em 1987 seis linhas foram retiradas da Auto Expresso Oliveira pela EMTU , as empresas Metropolitana - Arthur Lundgren I , Amapá , Rio Pardo , Nápoles e Itamaracá assumiram as linhas .
Caetés I / Abreu e Lima , Caetés / Hospital Central
Com 40 anos de existência completados neste ano , a Auto Expresso Oliveira vivia a maior crise já enfrentada pela empresa , com vários ônibus depredados pela população e outros encostados na garagem por falta de peças.
Todas as linhas que a Oliveira operava neste ano :
Ouro Preto / COHAB
Cidade Tabajara
Maranguape I
Maranguape II
Arthur Lundgren
Mirueira
Jardim Paulista
Paulista ( Nobre )
Caetés
Distrito Industrial de Paratibe
Em 1988 adquiriu o modelo Padron O - 373 para a linha Ouro Preto / Jatobá.
Além desses a empresa adquiriu outros ônibus novos , recuperou os danificados pela população e com isso começou a receber de volta as linhas perdidas para outras empresas no ano de 1987.
Em outubro de 1988 a Oliveira recebeu os últimos veículos de um total de 20 adquiridos do modelo Águia Padron , da Thamco. Neste ano também , começou a construção da sua nova garagem , no bairro de Arthur Lundgren I.
Adquiriu 7 ônibus Scania S 112.
 
Anos 90 
 
Em 1993  uma ordem judicial a favor do Banco do Brasil apreendeu 10 ônibus da empresa , como garantia de um empréstimo feito anteriormente para aquisição de novos ônibus e que não foi quitado .

Pesquisa: Acervo Diário de Pernambuco 

 

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Sorteio de miniatura - Blog Mobilidade & Transporte - 10 anos

Responda o questionário abaixo , para participar da promoção é necessário cadastrar um e-mail válido , para que possamos fazer o sorteio. 



Regras :

* Só é necessário uma resposta , pois o e-mail válido só contará uma vez como critério para participação . 

* Só serão consideradas as respostas feitas aqui no questionário , não na página da rede social .

* A entrega do prêmio será informada e entregue após contato com o ganhador pelo e-mail cadastrado .

* O e-mail do ganhador será anunciado na rede social do blog . 

* O valor do prêmio será de R$ 150,00 ;pago em forma de uma miniatura na loja online de sua escolha e no valor correspondente.

* Data do sorteio : 31 de outubro 

Link do questionário abaixo .

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLjxAVm-BpN3MeD_ugaO5TlaCcbSlZ4jFTOzZ-waEQWJoGvw/viewform?usp=sf_link



quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Pontes do Recife - Motocolombó

 O que seria do Recife sem as pontes ? 

O blog inicia hoje uma série de matérias tratando deste equipamento tão importante para a mobilidade na capital pernambucana ; vamos falar da sua história , da importância e outras curiosidades das pontes recifenses. 

Primeiro capítulo - Ponte Motocolombó 

A ponte Motocolombó liga dois bairros recifenses , Afogados e Imbiribeira ; seu acesso é pelo Largo da Paz do lado de Afogados e Avenida Mascarenhas de Morais , pela Imbiribeira . É uma das mais antigas da cidade , com registros desde o século 18 .Reconstruída na década de 50 , a mais larga ponte do Recife trouxe inúmeros benefícios aos habitantes da cidade naquela época . 

A ligação do norte com o sul do Recife se fazia principalmente pela velha Ponte do Pina , já congestionada para uma cidade que crescia a passos largos . A antiga Ponte do Motocolombó era estreita e já não apresentava segurança no tráfego para os bairros do Ibura , Prazeres , Piedade e Imbiribeira . 

Baldeação na linha de Prazeres 

Durante a construção da nova ponte , os ônibus da linha de Prazeres faziam baldeação dos passageiros , que seguiam a pé até a Estrada da Imbiribeira ( atual Mascarenhas de Morais ) para apanhar um outro veículo , isso acontecia tanto na ida quanto na volta do percurso . 


terça-feira, 10 de agosto de 2021

Zoneamento de linhas da EMTU - inédito , linhas , consórcios e empresas

O primeiro zoneamento de linhas de ônibus do Grande Recife entrou em operação no início dos anos 80 .

Clique nas áreas e conheça como ficou a divisão de linhas entre as 21 empresas que restaram quando a EMTU implantou o sistema.

Ônibus da Pedrosa , área 11 , envolvido em acidente


      
       



Foto : arquivo Diário de Pernambuco


















 



Aumento de passagens no Grande Recife - uma abordagem histórica

Antes da criação da EMTU o reajuste das passagens era definido pelo CIP - Conselho Interministerial de Preços , a Prefeitura do Recife era que repassava o aumento, enquanto outras cidades da região metropolitana era feito pelo Deterpe, que geria o transporte intermunicipal.

Com a criação da EMTU todas as cidades que faziam parte da Região Metropolitana passaram a absorver os preços definidos pelo órgão.


Custos das passagens ao longo do tempo , anos 80.

1980 - junho

As maiores tarifas

 Arassoiaba 47,00 Cruzeiros 

2 Vinagre  47,00 Cruzeiros 

3 Aldeia 40,00 Cruzeiros 

4 Três Ladeiras 40,00

5 Usina São José 

   Itamaracá ( Jaguaribe )

   Abreu e Lima / Vinagre 

33,00 Cruzeiros 

6 Cabo ( Gurjaú ) 23,00 Cruzeiros 

7 Cabo 22,00 Cruzeiros

8 Candeias ( opcional ) 22,00 Cruzeiros 

9 Maria Farinha 20,00 Cruzeiros 

10 Moreno 20,00 Cruzeiros

Opcionais 18,00 Cruzeiros

Em dezembro de 1980 mais uma aumento  , a tarifa mínima subiu de 7 para 10 Cruzeiros,  74 das 113 linhas existentes na RM Recife utilizavam este anel. 

A Candeias ( opcional ) , uma das mais caras na lista acima passou a custar 30,00 Cruzeiros , assim também como Cabo , Cabo ( Cohab ) e Cabo ( Gurjaú ) . 

Veja outas linhas com valores mais altos com o novo aumento . 

Arassoiaba Cr$ 60,00

Vinagre Cr$ 60,00

Aldeia Cr$ 55,00

Três Ladeiras Cr$ 55,00

Chã de Cruz Cr$ 40,00

Suape Cr$ 40,00

Usina São José Cr$ 40,00

Itapissuma Cr$ 35,00

Itamaracá ( Presídio ) Cr$ 35,00

Pasmado Cr$ 35,00

Fábrica Araripe Cr$ 35,00

1981 - Maio 

Preço mínimo de Cr$ 13,00

Julho - Preço mínimo - Cr$ 18,00


1982 - março

Preço mínimo - Cr$ 32,00

setembro

Preço mínimo - Cr$ 38,00

As mais caras :

Arassoiaba - Cr$ 260,00

Três Ladeiras - Cr$ 190,00

Usina São José - Cr$ 180,00

Presídio Barreto Campelo - Cr$ 170,00

Cabo Cr$ 115,00


1983 - março

Preço mínimo - Cr$ 60,00

2. Anel - Cr$ 80,00

3. Anel - Cr$ 95,00

4. Anel - Cr$ 115,00

Candeias , Piedade

5. Anel ( Rodoviário ) - Cr$ 420,00

Arassoiaba

Elétricos - Cr$ 50,00

Transversais

Ibura / Boa Viagem , Ipsep / Boa Viagem Cr$ 80,00

Vasco da Gama / Boa Viagem , Candeias / Shopping Cr$ 95,00

Piedade / Olinda ( Casa Caiada ) , Candeias / CDU Cr$ 125,00

Opcionais 

Aeroporto , Praia se Setúbal , Vila do Ipsep , Jardim Atlântico , Rio Doce Cr$ 210,00

Candeias Cr$ 220,00

A tarifa era ajustada a cada três meses

Outubro

Preço mínimo - Cr$ 100,00


1984 - janeiro

Preço mínimo - Cr$ 140,00

Maio 

Preço mínimo - Cr$ 170,00

Julho

Preço mínimo - Cr$ 250,00

Elétricos - Cr$ 235,00

Setembro

Preço mínimo - Cr$ 300,00

Elétricos - Cr$ 285,00


1985 

Janeiro

Preço mínimo - Cr$ 480,00

2. Anel Cr$ 640,00

3. Anel Cr$ 760,00

4. Anel Cr$ 890,00

5. Anel Cr$ 970,00

6. Anel Cr$ 1.160,00

7. Anel Cr$ 2.150,00

8. Anel Cr$ 2.400,00

Elétricos - Cr$ 465,00

Teve outro aumento entre os meses de janeiro e julho .

Julho

Preço mínimo - Cr$ 850,00

Elétricos - Cr$ 835,00

Setembro

O primeiro aumento após a criação da câmara de compensação tarifária

Preço mínimo - Cr$ 1.000,00

2. Anel Cr$ 1.300,00

3. Anel Cr$ 1.600,00

4. Anel Cr$ 1.900,00

5. Anel Cr$ 2.000,00

6. Anel Cr$ 2.400,00

Elétricos - Cr$ 950,00

En 1 de Outubro foi implantada de fato a Câmara de Compensação Tarifária , sistema pelo qual as empresas operadoras passaram a ser remuneradas conforme o número de viagens , isto é , o somatório da quantidade de ônibus e passageiros transportados em cada linha . 

1986

Janeiro 

O mais elevado percentual tarifário da história da EMTU , elevando - se a passagem em 50 %

Preço mínimo - Cr$ 1.500,00

1987 

Janeiro

Já em vigência o Plano Cruzado , a passagem passou a custar Cz$ 2,50 , depois de um período recorde de um ano de estagnação .

Maio

Preço mínimo - Cz$ 5,00

Opcionais

Cr$ 30,00 , aumento de 150%

Trólebus

Cz$ 4,50

Agosto

Preço mínimo - Cz$ 6,00

Opcionais - Cz$ 35,00

Elétricos - Cz$ 5,00

Outros anéis

Em 1987 a Região Metropolitana do Recife possuía apenas 5 anéis tarifários

Anel 2 - Cz$ 7,00

Anel 3 - Cz$ 8,00

Anel 4 - Cz$ 10,00

Anel 5 - Cz$ 13,00

Outubro 

Preço mínimo - Cz$ 7,00

Opcionais - Cz$ 45,00

Elétricos - Cz$ 7,00 , se igualando ao ônibus diesel

Novembro 

Preço mínimo - Cz$ 10,00


1988

Janeiro 

Preço mínimo - Cz$ 17,00

Anel 2 - Cz$ 21,00

Anel 3 - Cz$ 23,00

Anel 4 - Cz$ 30,00

Anel 5 - Cz$ 40,00

Elétricos - Cz$ 16,00

Opcionais - 

O menor aumento desde a criação da EMTU

Neste ano a EMTU começou a retirar do sistema os passes gratuitos , cedidos a órgãos federais , e passando a vender os vale transporte para as empresas.

Maio

Preço mínimo - Cz$ 30,00

Anel 2 - Cz$ 35,00

Anel 3 - Cz$ 45,00

Anel 4 - Cz$ 50,00

Anel 5 - Cz$ 65,00

Elétricos - Cz$ 25,00

Opcionais - Cz$ 170,00 

Agosto

Preço mínimo - Cz$ 45,00

Anel 2 - Cz$ 55,00

Anel 3 - Cz$ 70,00

Anel 4 - Cz$ 50,00

Anel 5 - Cz$ 80,00

Elétricos - Cz$ 40,00

Opcionais - Cz$ 230,00

Setembro

Preço mínimo - Cz$ 55,00

Anel 2 - Cz$ 70,00

Anel 3 - Cz$ 85,00

Anel 4 - Cz$ 100,00

Anel 5 - Cz$ 120,00

Elétricos - Cz$ 50,00

Opcionais - Cz$ 280,00

Em outubro de 88 os idosos foram beneficiados com o passe livre nos ônibus.

Novembro

Preço mínimo - Cz$ 90,00

Anel 2 - Cz$ 120,00

Anel 3 - Cz$ 140,00

Anel 4 - Cz$ 170,00

Anel 5 - Cz$ 200,00

Elétricos - Cz$ 50,00

Opcionais - Cz$ 280,00

1989

Maio

A moeda já era o Cruzados Novos , a passagem mínima passou a valer NCz$ 0,20

Anel 2 -NCz$ 0,25

Anel 3 - NCz$ 0,35

Anel 4 - NCz$ 0,40

Anel 5 - NCz$ 0,50

Elétricos - NCz$ 0,19

Opcionais - NCz$ 1,00

Novembro

Preço mínimo - NCz$ 1,50

Anel 2 -NCz$ 2,00

Anel 3 - NCz$ 2,50

Anel 4 - NCz$ 3,00

Anel 5 - NCz$ 3,50

Elétricos - NCz$ 1,40

Opcionais - NCz$ 8,00

Pesquisa : Diário de Pernambuco



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