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quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Câmara de Compensação Tarifária - a relação ônibus lotado x preço das passagens

 Em 1984 começaram as discussões para implantação de um modelo de remuneração para as empresas de ônibus , visando barrar os constantes aumentos de passagens que sacrificava o usuário do transporte coletivo naquela época . 

Em 1985 foi implantada em caráter experimental , garantido as empresas que cumprissem as determinações , a remuneração de capital de 12% , conforme o número de viagens , que somava a quantidade de ônibus e passageiros transportados em cada linha . 

Se os ônibus transportam menos passageiros em horários de pico , o usuário ganha em conforto , contudo o preço da passagem onera muito , naquele ano , uma redução de 10 passageiros em cada viagem , resultaria em 12% de aumento no preço da passagem. 

Foi essa mudança que permitiu uma melhora no atendimento das chamadas linha sociais ( deficitárias em termos de custo e utilização de veículos ) , como exemplo as linhas Bola na Rede e Alto 13 de Maio , naquele ano . As empresas passaram a ser obrigadas a manter ônibus nos horários estabelecidos , mesmo com pouca demanda , o que antes da gestão da EMTU não acontecia com regularidade , pois existiam muitas empresas fazendo a mesma linha e atendendo nos mesmos horários , de alta demanda , ou os chamados horários de pico . 

Em maio de 1986 foi definitivamente implantada a CCT - Câmara de Compensação Tarifária , a EMTU passou a gerir de fato todo o sistema  . As primeiras melhorias começaram a surgir , como :

- a criação da linha Alto Dois Carneiros ( via Monte Verde ) , e com redução tarifária de 25% . 

- ampliação de oferta nas linhas : Totó Planalto , Três Carneiros e Curado II 

- atendimento aos domingos na linha Alto Treze de Maio 

- aumento de frota na Linha do Tiro .

Em junho foi criada a linha Ceasa ( Sudene ) Bagageiro , com o intuito de atender aos ambulantes e feirantes que se dirigiam ao centro de compras diariamente . O ônibus bagageiro tinha apenas 30 lugares , 10 a menos que os comuns da época , inicio com apenas 1 ônibus na linha . A EMTU fez também a adaptação dos seis veículos que operavam na linha comum do Ceasa , dispondo os bancos de frente para o corredor , semelhantes ao metrô . 

Algumas empresas por não concordarem com as políticas e regulamentos do CCT , deixaram suas linhas , como é o caso da Senhor do Bonfim , operando nas linhas R - 313 San Martin ( Abdias de Carvaho )  e R - 414 San Martin ( Largo da Paz ) , integrantes da área 06 .      


A Rodoviária Machado foi uma das empresas que sofreram intervenção pela CCT - Câmara deCompensaçãoTarifária ( ver matéria )

Em 1987 o mecanismo que possibilita a o repasse de recursos de uma empresa operadora para outra , registrava um déficit de 55 milhões de Cruzados , inviabilizando todo o sistema . A sistemática da CCT , que era transferir o excesso de receita de uma empresa  para cobrir o déficit de outra não mais vinha sendo atendido devido a alguns fatores : queda da demanda , falta de veículos e alta constante nos preços dos insumos  . No final de de 1987 o déficit da CCT já atingia 550 milhões de Cruzados .

Em agosto uma polêmica envolvendo uma das linhas deficitárias do sistema virou caso de polícia , que teve que retirar os ônibus da Empresa Pedrosa de circulação na linha T - 461 São Lourenço / Encruzilhada deixando apenas a Rodoviária Metropolitana , que operava em conjunto , mas estava prejudicando a CCT pois não tinha rentabilidade para justificar duas empresas na mesma linha . 

Em janeiro de 1988 com os sucessivos aumentos tarifários , a Câmara de Compensação começou a diminuir seus déficits e em alguns momentos apresentar lucros . 

Em agosto deste ano , um déficit de 71 milhões de Cruzados da CCT foi perdoado pelas empresas de ônibus , o que levantou suspeitas das associações de bairros e usuários do transporte coletivo. 

Pesquisa : Diário de Pernambuco 

domingo, 8 de janeiro de 2023

Os primeiros anos da Transportadora Itamaracá

Até 1956 a Empresa Nossa Senhora do Pilar era a concessionária na linha de Itamaracá , com apenas três ônibus . 

Em 1961 já aparecia a Itamaracá como operadora da linha . 

Em outubro de 1967 a Transportada  Itamaracá foi a empresa que adquiriu o centésimo ônibus produzido pela Caio Norte . ( ver matéria )

No final dos anos 60 e início de 1970 a disputa ferrenha por passageiros entre a Itamaracá e a Oliveira era motivo de muitos acidentes , devido a velocidade em excesso.


ônibus sanfona da Itamaracá

Em 1970 a Itamaracá fazia a linha Recife / Goiana / Ponta de Pedras .

Em janeiro de 1971 um ônibus da empresa precipitou - se no Rio Beberibe devido a alta velocidade , caindo da ponte do Tacaruna e ferindo 19 pessoas.

Em abril a Transportadora Itamaracá tinha apenas 34 ônibus contra 76 da Expresso Oliveira . 

Em julho de 1973 a Itamaracá renovou sua frota com 6 ônibus Ciferal .

Em 1974 fazia a linha Igarassu e Nova Cruz / Igarassu .

Em novembro um grave acidente matou 8 e feriu 44 , o fato ocorreu na estrada de Itamaracá.

Em 1975 a Transportadora Itamaracá chegou a ter uma garagem na Herculano Bandeira , bairro do Pina e uma oficina na Rua Araripina , em Santo Amaro . 

Em 1979 suas linhas eram : Itamaracá , Igarassu , Itapissuma e Ponta de Pedras.

Em 1981 foi reativada a linha Cruz de Rebouças / Recife , com oito ônibus . 

1983 Igarassu / Araçoiaba

Em 1987 fazia as linhas : 

Abreu e Lima ( Caetés III )

Igarassu

Itapissuma

Itamaracá

Usina São José

Abreu e Lima ( Desterro )

Caetés I

Igarassu / Paulista

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Edifício Socorro Grille - CDU ( Várzea )

Imóvel novo no bairro da Várzea 

#imóveis #mobilidade

A Várzea não para de crescer no setor imobiliário , anualmente vários lançamentos surgem no bairro , um dos mais novos é o Edifício Socorro Gille , localizado nos limites da Várzea , a área onde se localiza o empreendimento é mais conhecida como Cidade Universitária ( CDU ) , pela proximidade com a Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE ) . 

Fachada do Edifício Socorro Grille ( ilustração)

O edifício Socorro Grille traz uma nova aposta para a região , com apartamentos de apenas 01 quarto , perfeito para o perfil da área , onde residem diversos estudantes egressos na instituição federal de ensino . 



Mobilidade

Além da referência da UFPE como localização , a rua onde será erguido o Socorro Grille é acesso para a Avenida Caxangá ( principal saída para o Centro e também Camaragibe ) , BR 101 , e fica próximo ao pólo comercial e de serviços localizado na Rua General Polidoro e adjacências . A poucos metros de hospitais particulares e do SUS , IFPE , Colégio Militar e outros . 

Quanto ao transporte público , diversas linhas de ônibus atendem ao TI CDU , que também fica no entorno do futuro imóvel , Corredor Leste Oeste de BRT e linhas para Casa Amarela , Rio Doce e outros destinos principais do Recife e Grande Recife . 

Mais informações no site da construtora : RB Construções

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Man Bus - design e painting

Para os busólogos ( admiradores de ônibus ) , trago esta ferramenta disponível no site da Man Truck & Bus , que permite pintar e personalizar os modelos de ônibus da montadora europeia , vale a pena conferir  e se divertir adaptando as cores e acessórios nos bonitos ônibus da MAN .

Pinte e personalize seu ônibus 


 

Acesse  Man Design Bus 

Obs : o site pede para confirmar segurança em modo avançado , depois , se o acesso for pelo celular , é preciso colocar em modo retrato ( girar a tela ) para visualização dos modelos e posterior personalização . 

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...