Arquivo de imagens

Arquivo de imagens

sábado, 13 de março de 2021

Empresa Nápoles - parte 2 , o serviço de micro - ônibus e a aquisição de duas empresas


Em 1970 começou a construção da sua garagem na Avenida Joaquim Nabuco .
Em 1971 a Empresa Nápoles inaugurou sua nova sede , onde hoje é a Rodotur ( Conorte ) , possuía neste ano uma frota de 84 ônibus , atendendo a diversas localidades de Olinda - Amparo , Carmo , etc ., mas também Goiana , Itapessoca , Macujé , Condado , Pitimbu / PB , Maria Farinha e Janga . 
Em 1972 a Nápoles adquire a Bonfim , que fazia a linha Recife / Natal , passando a ter a maior frota do Nordeste , com 130 ônibus . 
Em 1973 a Nápoles tinha um serviço de kombi para piqueniques , passeios e viagens , a Natur . Nas linhas Recife , Olinda , Natal e Goiana , operavam neste ano , 125 ônibus . 


Em fevereiro de 1974 a Nápoles adquiriu junto a Norasa ( concessionária Mercedes - Benz ) , 20 modernos micro - ônibus para operar nas linhas Casa Caiada e Rio Doce ( Vila Cohab ) , serviço pioneiro nas linhas de Olinda . Na época a empresa já possuía 132 veículos em sua frota , nas linhas de Olinda , Goiana e Natal . 
A linha mais rentável da empresa na época era a Recife / Natal , com 9 saídas diárias e um ônibus leito à meia noite . 
Em 1976 a Nápoles renovou sua frota para as linhas turísticas .


Em 1977 a Empresa Nápoles já possuía uma frota de 280 veículos , e já tinha a AVS como coligada . 
Em 1978 adquiriu os direitos acionários da Empresa Barros de Natal , que possuía uma frota de 132 ônibus , atendendo diversos bairros da capital e outras cidades dos Rio Grande do Norte .  


Neste mesmo ano , iniciou a primeira linha inter - bairros criada pelo Deterpe , Casa Caiada / Piedade , junto com a Borborema , sendo quatro carros de cada empresa . 
Em 1979 a Nápoles tinha 380 ônibus e 1.500 empregados ,  atendia todos os bairros de Olinda , exceto Ouro Preto , e corria também para Maria Farinha em Paulista .


Guichê da Nápoles na rodoviária de Natal 

Pesquisa : Diário de Pernambuco

Acompanhe o blog no Facebook e não perca a próxima matéria : https://m.facebook.com/blogMobilidadeeTransporte/


Nenhum comentário:

Postar um comentário