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terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Expansão do SEI dá lugar a integração temporal no Grande Recife

Ao invés de construir terminais fisícos de integração , o sistema de ônibus do Grande Recife parte para um novo modelo

O último TI inaugurado no Grande Recife foi o CDU , em setembro de 2018 , depois de anos de atraso . De lá pra cá , nada de anúncio de novos TIs ou projetos para esse tipo de equipamento . A bola da vez é a integração temporal , que começou a vigorar nas linhas do sistema em meados de 2013 , e se expandiu para os terminais de integração existentes . Desde 1992 , 26 terminais integrados foram construídos ou adaptados ao SEI na Região Metropolitana do Recife , um modelo que não agrada muito ao usuário , uma vez que precisa se deslocar para uma integrção para poder ter acesso a linha do seu destino , coisa que na integração temporal não seria necessário .

Veja um breve histórico da integração temporal nas linhas do sistema :

abril de 2013 : O Grande Recife deu início às atividades da linha 206 - Barro / Prazeres como Integração Temporal. Neste tipo de integração, caso o usuário desça da linha 206 – Barro / Prazeres e precise recorrer, em um intervalo de 2h, às linhas 110 – Ibura / Ipsep, 180 – Dois Carneiros / Ipsep ou 190 – UR 11 / Ipsep, ele estará isento de pagamento da passagem.

agosto de 2014 : Os usuários da linha 25 – Córrego da Gameleira/ TI Tancredo Neves , que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), poderão realizar integração temporal com outras duas linhas, a 110 – Ibura / IPSEP e a 190 – UR-11 / IPSEP.

Os passageiros das linhas 110 – Ibura / Ipsep e 190 – UR-11 / Ipsep terão mais opções para se deslocar pela Região Metropolitana do Recife. Os usuários dessas linhas, que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), poderão realizar integração temporal com outras cinco linhas, são elas: 123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves, 141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves, 142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves, 138 – Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves e 144 – UR-04/ TI Tancredo Neves.

setembro de 2014 : usuários das linhas de BRT passam a fazer integração temporal com as linhas troncais que atendem as paradas da Conde da Boa Vista. Ou seja, no sentido subúrbio/cidade, o usuário poderá pegar a linha do Via Livre 2480 – Camaragibe (Derby), descer na Estação Derby, e nas paradas convencionais localizadas na Praça do Derby, pegar uma das quatro linhas troncais 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 – Tabatinga, 2446 – UR-06 ou 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião com destino a avenida do centro da cidade sem pagar nova passagem.

janeiro de 2015 : a linha 604 – Alto do Burity/Macaxeira passa a fazer a integração temporal com a linha 645 – Av. Norte (Macaxeira) nas paradas que atendem a Avenida Norte .

Julho de 2017 : TI Cavaleiro

Junho de 2018 : TI largo da Paz

abril de 2019 : TI Recife

agosto de 2019 : TI Santa Luzia

novembro de 2019 : TIs Cosme e Damião e Prazeres

Em breve será o TI TIP , além de outros que deverão adotar o sistema de integração temporal .

Pesquisa : Grande Recife Consórcio

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