Metrô do Recife - do início da operação aos dias atuais - parte 1


O projeto do metrô do Recife surgiu em 1976 com o Plano de Desenvolvimento Integrado.



Como era o metrô do Recife no início da operação 

Com treze composições , cada uma com quatro carros e capacidade máxima de 380 passageiros por carro , o metrô do Recife foi concebido com uma projeção de tempo de apenas 24 minutos para concluir o percurso Recife / Jaboatão , com intervalo de 3 minutos entre as primeiras 17 estações do sistema.
Os primeiros trens a operar por aqui foram fabricados  pela  Companhia Santa Matilde , localizada no Rio de Janeiro.
Algumas curiosidades sobre o metrô do Recife fabricado pela Santa Matilde:
- cabine do motorista a prova de bala ;
- sistema homem - morto , caso ocorra algum mal súbito com o motorista o trem para pelo desligamento da rede elétrica da via.

Testes e início da operação do Metrô 

Até março de 1985 , 2.500 pessoas já haviam experimentado o metrô do Recife em seu período de testes , principalmente moradores das áreas lindeiras ao percurso entre as estações Recife e Werneck , no bairro de Areias.
Metrô operando no seu primeiro trecho : Recife / Werneck - recorte Youtube

Em 11 de março de 1985 finalmente entrou em operação em fase experimental , funcionando das 9 às 13 horas ;o maior sistema de transporte de massa do Norte / Nordeste , transportando de forma gratuita nessa etapa de funcionamento.
Figueiredo , o presidente do Brasil na época , esteve na cidade para inauguração do metrô.
Em 8 de junho deste ano começou pra valer a operação comercial do metrô.

Curiosidades sobre o metrô do Recife

- foi previsto em 1984 , antes do funcionamento da linha , mais uma estação para o município de Jaboatão , no bairro de Sucupira , entre as estações Cavaleiro e Floriano , fato que não se concretizou. Se tivesse sido construída , seria um transbordo com a linha Curado / Cabo , hoje operada por VLT.
- considerado o primeiro passageiro do metrô do Recife , o mestre Capiba compôs um frevo junto com outros compositores para o metrô recifense.

Não perca a parte 2 , siga o blog no Facebook e fique por dentro  : > seguir blog

Pesquisa : CBTU , Homeroteca Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links