Arquivo de imagens

Arquivo de imagens

quarta-feira, 13 de março de 2024

Prova prática Detran - o que fazer ?

 Ansioso pra deixar o busão lotado e comprar um veículo para ter autonomia no trânsito? Pra isso você tem que passar por algumas etapas, antes de sair por aí dirigindo um veículo.

Carro do exame no Detran
 

Conheça as etapas :

- matricular-se numa auto escola

- passar nos exames psicológico e de aptidão física e mental

- assistir as 20 aulas teóricas na auto escola

- passar no exame teórico 

- fazer as 20 aulas de carro

- e finalmente ser aprovado na prova prática no Detran

Para muitos o que mais traz temor é a prova prática, a temida baliza e a rampa; porém aqui vão umas dicas valiosas, baliza e rampa são importantíssimas, no entanto não são as únicas coisas que reprovam no exame.

Como a prova é baseada em pontuação ( mas lembre, você não ganha pontos, apenas perde ) se ultrapassar 3 pontos ou cometer uma falta eliminatória vai ter que marcar o reteste, e no nervosismo de pensar tanto em baliza e rampa, acaba esquecendo pontos importantes no início do exame e no trajeto. Confira o que não pode esquecer:

Foi chamado seu nome, atente-se ao número do carro, vá para o pátio obedecendo a sinalização para não se acidentar, seja educado, bom dia, boa tarde, boa noite não reprova ninguém, não vá com a ideia e opinião dos outros sobre os instrutores, também não é tudo que falam. 

Entrou no carro, fez a biometria, pronto, agora é com você, ajuste o banco, os retrovisores e coloque o cinto; informou ao avaliador que está pronto, você receberá o comando para sair.

Aí vem as etapas, em cada estado do Brasil tem suas particularidades, mas faça o que você aprendeu na auto escola, por isso reforço a atenção aos detalhes que você pode perder pontos:

- não colocação do cinto de segurança, o seu e o do avaliador

- fechamento das portas

- saída com o freio de mão acionado, verifique também no painel do veículo 

- obediência a sinalização horizontal e vertical: PARE, linha de retenção, faixa de pedestres, semáforos, linha tracejada e contínua, relembre as regras e vá com confiança.

Coisas atípicas que podem acontecer:

A gente espera que tuda corra normalmente na avaliação prática, no entanto, algumas situações que você não vivenciou nas aulas práticas no período da auto escola podem te pegar de surpresa, por isso é bom ficar atento. Veja alguns exemplos : 

- carro parado à sua frente com pisca alerta ligado ( pode ser um aluno reprovado ) ; aguarde, se o avaliador der o comando da ultrapassagem observe se a linha divisória pintada no chão permite a mudança de faixa.

- dia ensolarado, você tranquilo, de repente o tempo fecha e cai aquela chuva logo na hora que vão te chamar ou já dentro do carro,mantenha a calma, acione o botão do limpador do para - brisa, é bom sempre relembrar a forma de fazer e onde fica esse botão.

- aluno reprovado ou qualquer pedestre atravessando na faixa, pare, respeitando a sinalização horizontal e vertical e aguarde a travessia total do pedestre.

Boa prova, aqui são apenas dicas, você deve seguir o que aprendeu na auto escola e nas aulas práticas de direção, acesse os manuais do Detran do seu estado e estude bastante para ter mais segurança nas ações.

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário