Ônibus monobloco - a história, do primeiro ao último

 Em 1983 comemorou o monobloco de numero 50.000 produzido na filial brasileira.


1984

Iniciou sua renovação de produtos, começando pelo O-370 e o novo modelo O-371, no segmento rodoviário. A primeira empresa a adquirir o novo modelo foi a Águia Branca do Espírito Santo. O O-370 foi lançado em duas versões: o RS com 2 metros de comprimento ( 2 eixos ) e o RSD com 13,20 m ( 3 eixos ), com capacidade de 44 a 56 passageiros.

monobloco rodoviário 

Modelo de produção do monobloco

Constituída por 134 estações, iniciando na entrada das chapas de aço até a saída do ônibus totalmente acabado. 

Mafersa

Em 1987 um novo motor permitiu a Mercedes fornecer ônibus para uso com diferentes tipos de combustíveis ( diesel, gás e eletricidade ) . Lançou o urbano O-371( Padron, convencional e trólebus ) visando substituir o O-364. As quinze primeiras unidades do urbano Padron a gás foram fornecidas para o Nordeste, a capital Natal recebeu a novidade. Enquanto outra montadora , a Mafersa, produziu o primeiro monobloco totalmente projetado no Brasil, a primeira capital a receber os ônibus da estatal foi Manaus , com uma encomenda de 92 ônibus, para duas empresas de lá, uma delas com filial em Brasília, que recebeu 20 unidades.

Em 1988 a Mercedes começou a produzir neste ano o rodoviário O-371 RSD ( três eixos ). De cada 10 ônibus que circulavam no Brasil neste ano, 9 eram produzidos pela Mercedes-Benz. 

Clique no link abaixo para continuar lendo... 

Anos 90 - o último monobloco Mercedes

Comentários