Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 18 de maio de 2014

Boa Viagem: o superbairro recifense

Boa Viagem é conhecido mundialmente por sua praia, mesmo perdendo um pouco de popularidade nos últimos anos; por trás da faixa de areia, uma imensidão de concreto forma a paisagem do bairro, um dos mais verticalizados do Recife.

Boa Viagem é quase uma cidade, os moradores dispõem de uma gama de serviços sem precisar se deslocar para o centro do Recife. Quem diria que uma paisagem rural do início do século 20, iria se transformar no bairro mais populoso do Recife, com mais de 100 mil habitantes, ultrapassando inclusive a população de alguns municípios da RMR, como Abreu e Lima, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma e Moreno, todos com menos de 100 mil habitantes, segundo o último censo IBGE.

O processo de ocupação de Boa Viagem se deu de forma gradativa, iniciado a partir de 1926, com a inauguração da sua primeira avenida, a Beira-Mar, hoje Avenida Boa Viagem, aliada a construção da Ponte do Pina em 1923, o que permitiu a ligação da parte povoada do Recife na época, com a área de praias, onde apenas existiam algumas casas de veraneio da população mais abastada.

A partir da decáda de 40, esssas casas foram se tornando residências permanentes, que foram saindo de cena aos poucos, dando lugar aos prédios e edifícios que enchem a paisagem da região. Porém as mudanças na edificação do bairro não param de ocorrer, com a construção de modernos empreendimentos imobiliários no lugar dos prédios mais antigos, de poucos pavimentos.

A população residente do bairro segundo o IBGE, é de 122.922 habitantes, sem falar na população flutuante que frequenta os atrativos do bairro, como a famosa praia da Boa Viagem, o Shopping Center Recife, e mais recentemente o Parque Dona Lindu. O bairro classifica-se ainda como sub-centro comercial e de serviços do Recife.

Um comentário:

Fernando Siqueira disse...

Amigo, obrigado por sua participação no Ônibus e Transporte. Participe também da comunidade #busólogos do Recife# no facebook.

Um forte abraço!

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...