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quinta-feira, 16 de junho de 2016

TI Abreu e Lima : fique por dentro das mudanças

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife ganham, a partir deste sábado (18), mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

O Terminal Integrado Abreu e Lima, localizado às margens da BR-101, inicia sua operação com a expectativa de atender 40 mil pessoas por dia.

Orçado em R$ 15,4 milhões, o TI Abreu e Lima possui 3.639 m² de área construída, com três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Além disso, o Terminal possui piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. O equipamento foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional.

O TI inicia operação com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando 724 viagens por dia. Entre as linhas, serão seis alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas; uma perimetral que ligará o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira e duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro. Os usuários também terão integração física através de passarelas com a estação de BRT Abreu e Lima.

O início da operação do TI Abreu e Lima será a maior operação da história do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, visto que irá impactar em mudanças operacionais em mais seis Terminais Integrados: PE-15, Pelópidas Silveira, Igarassu, Macaxeira, Xambá e Rio Doce.

No TI PE-15, as linhas alimentadoras 1931 – Jardim Paulista Baixo/TI PE-15; 1932 – Jardim Paulista Alto/TI PE-15; 1934 – Arthur Lundgreen I/TI PE-15; 1935 – Paratibe/TI PE-15; 1941 – Arthur Lundgreen II/TI PE-15 e 1943 – Mirueira/TI PE-15 serão transferidas para o Terminal Pelópidas Silveira, o que resultará no ganho no tempo de viagem e na redução de 8km no deslocamento dessas linhas, beneficiando 12 mil pessoas. Com a saída dessas linhas, o TI PE-15 passa a contar apenas com uma linha alimentadora, a 1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15. Outra novidade será a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá, com a alteração da linha 883 – TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) para 883 – TI Xambá/TI PE-15. Os usuários do TI Xambá continuarão com outras duas opções de deslocamentos diretos para Rio Doce através das linhas 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e 882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti).

Para poder receber as seis linhas alimentadoras vindas do TI PE-15, o Terminal Integrado Pelópidas Silveira também terá alterações. As seis linhas alimentadoras 1912 – Caetés I/TI Pelópidas, 1917 – Caetés II/TI Pelópidas, 1998 – Caetés III/TI Pelópidas, 1984 – Loteamento Bonfim/TI Pelópidas, 1988 – Desterro/TI Pelópidas e 1989 – Loteamento Planalto/TI Pelópidas, que atualmente operam no TI Pelópidas Silveira, serão transferidas para o TI Abreu e Lima e passam a ser alimentadoras deste terminal. Essa mudança significa a redução de 7km no deslocamento das linhas para o Terminal, resultando também na diminuição do tempo de viagem para o usuário.

O litoral do município de Paulista também ganhará ligação direta com um Terminal Integrado. A linha 1958 – Costa Azul se tornará alimentadora do TI Pelópidas e passa a se chamar 1958 – Costa Azul/TI Pelópidas. A linha 1905 – TI Igarassu/TI Pelópidas será migrada para o TI Abreu e Lima e mudará sua nomenclatura para 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não são atendidos pelas estações de BRT.

O início da operação do TI Abreu e Lima também irá possibilitar a ligação da orla de Olinda ao SEI. A linha 1940 – Abreu e Lima/Olinda será transformada na 1940 – TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. Outro benefício à população será a integração do Terminal Rio Doce ao SEI, com a mudança da 1986 – Rio Doce/Derby para 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15, possibilitando mais deslocamentos aos usuários da região.

Os usuários do TI Macaxeira também ganharão ligação com o novo equipamento da Zona Norte da RMR. Será criada a linha perimetral 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que deixará de operar. A nova linha irá operar com tarifa A (R$2,80) e vai atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85).

Com a inauguração deste terminal e a inclusão do Rio Doce no SEI, o sistema passa a contar com um total de 24 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa Luzia, Cosme e Damião, Rio Doce e Abreu e Lima. Com isso, mais usuários terão direito a utilizar o sistema pagando apenas uma passagem para se locomover na RMR, por sentido.

LINHAS DO TI ABREU E LIMA:

Alimentadoras

1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima 1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima 1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima 1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima 1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima 1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima

Interterminal

1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima 1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas Perimetral 901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira

Troncais

1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT 1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT

Confira também como ficará a rede dos demais Terminais Integrados com a inauguração do TI Abreu e Lima:

Terminal Integrado PE-15

1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15 883 – TI Xambá/TI PE-15 1940 – TI PE-15 (Circular) 50 – TI PE-15/Boa Viagem 1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra 914 – TI PE-15/TI Afogados 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT 1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT 1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT

Terminal Integrado Pelópidas Silveira

1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas 1937 – Nobre/TI Pelópidas 1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas 1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas 1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas 1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas 1952 – Maranguape I/TI Pelópidas 1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas 1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas 1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas 1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas 1935 – Paratibe/TI Pelópidas 1943 – Mirueira/TI Pelópidas 1958 – Costa Azul/TI Pelópidas 1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT 1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira 1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra 1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT

Terminal Integrado Igarassu

1903 – Araçoiaba/TI Igarassu 1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu 1969 – Itapissuma/TI Igarassu 1918 – TI Igarassu (Circular) 1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima 1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)

Terminal Integrado Rio Doce

1987 – Rio Doce (Príncipe) 2920 – Rio Doce/CDU 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15 1966 – Rio Doce (Circular) 1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista) 1983 – Rio Doce (Princesa Isabel) 930 – Rio Doce/ Dois Irmãos 910 – Piedade/Rio Doce

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

Reprodução : site do GRCT

Arte : Daniel Julio

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