Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Mobilidade nos bairros : Torrões

Na década de 20 Torrões era um sítio , pertencente  a Freguesia da Várzea . Nos anos 50 este local aparecia como pertencente a três bairros , Engenho do Meio , Cordeiro e Iputinga .

Torrões foi um dos bairros ocupados de forma desordenada na época da expulsão dos moradores dos mocambos na parte central do Recife , se tornando uma opção de moradia para aqueles que perdiam suas casas .

Cronologia do transporte no bairro 

Em 1953 foi criada a linha de ônibus Torrões , explorada pela Viação 7 de Setembro
De 1954 a 1955 a Empresa São Severino fazia a linha do bairro .
Em 1955 , A Viação Ursúla colocou um carro para também operar na linha naquele ano , mas durou nenhum mês , pois a São Severino não aceitava concorrência em sua linha ;  depois da falência da Pernambuco Autoviária , a São Severino transferiu  três dos seus carros para a linha da Iputinga , deixando apenas um na linha dos Torrões , e em péssimo estado , mas dias depois tirou o último carro da linha , obrigando a população a caminhar quase dois quilômetros até a Avenida Caxangá , se não quisessem se atrasar nos seus compromissos  . Depois de quatro meses e inúmeras reclamações à Inspetoria de Serviços Públicos , os ônibus da São Severino voltaram , porém em setembro , alegando má condição da estrada para os Torrões , tirou seus carros mais uma vez , agora pra linha Engenho do Meio . 
Em 1957 apenas um ônibus fazia a linha .
Em 1962 tinha o terminal na Rua Cláudio Brotherhood e era operada pela Auto Viação Irmãos Mota .
A Viação Mota operava na linha com ônibus semelhante a esse modelo , Ford 51

Em 1964 a localidade , encravada no Cordeiro tinha uma população de sete mil habitantes e era servida pela Empresa Maria Emília . 
Em 1974 a linha já operada pela CTU , tinha dois intinerarios , um com terminal na Ceasa indo pela Avenida Caxangá , e outro via Avenida do Forte.
Em fevereiro de 1982 o terminal da linha Torrões foi deslocado para a Rua Ocidental , beneficiando a comunidade do Sítio das Palmeiras.

Roda de Fogo

Considerado por muitos como um bairro independente , a comunidade de Roda de Fogo está inserida no bairro dos Torrões ; ganhou notoriedade com o passar dos anos , pelo desenvolvimento de um forte comércio de vizinhança , terminal de ônibus , etc .


Transporte nos dias atuais

32º maior bairro do Recife em área territorial ( ver ranking ) , Torrões tem quatro terminais de ônibus localizados em seus domínios, das linhas :

2413 - Avenida do Forte / TI Getúlio Vargas 

2415 - Sítio das Palmeiras / TI Getúlio Vargas

2416 - Roda de Fogo / TI Getúlio Vargas

2421 - Torrões / TI Getúlio Vargas

Todas operadas pela Mobibrasil. A linha Torrões passou a integrar no TI Getúlio Vargas no início da operação do terminal , em 2018 , mas antes disso já não ia até o Centro , no início de 2017 iniciou a integração temporal com o Corredor Leste - Oeste , mudando a denominação para 2421 - Torrões / EBRT Parque do Cordeiro.

O bairro dos Torrões tem a Avenida Abdias de Carvalho como principal saída , apesar disso , a maioria das linhas de ônibus que atendem ao bairro utilizam a Avenida Caxangá como acesso ao Centro .

Além destes terminais , os Torrões é atendido ainda pela 424 - CDU / Torrôes ( via San Martin ) , sem falar nas linhas que trafegam pela Abdias de Carvalho ; em resumo , é um bairro bem servido por transporte público.

Pesquisa : Jornal da Manhã , Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...