Bairro da Torre , das auto - lotações até os dias atuais

 A Rua Real da Torre , sua principal via , existe desde o século 18 . 

Em 1946 a Pernambuco Autoviária inaugurou sua linha atendendo ao bairro da Torre , com o seguinte itinerário : Avenida 10 de Novembro ( atual Guararapes ) , Conde da Boa Vista , 4 de Outubro ( atual Carlos de Lima Cavalcanti ) , Praça do Derby , Jener de Souza , Creoulas , Rui Barbosa , Ponte da Torre ,Conde de Irajá , esquina com a Real da Torre ( terminal ) .

Em 1947 esta linha trafegava com 8 ônibus , e o bairro era atendido também pela linha Prado . 

Em 1950 a linha Torre / Madalena operada por lotações , possuía dois itinerários , um via Paissandu e outro pela Conde da Boa Vista .

Em 1955 a linha Torre / Madalena operava com lotações desse modelo e outros semelhantes , com capacidade para 20 passageiros

Em 1960 a CTU lançou os primeiros elétricos na linha Torre / Madalena , que era operada somente por lotações . 
Em 1976 a Empresa Boa Vista se instalou no bairro da Torre e adquiriu permissão pra operar a linha.
Em 1977 o terminal da linha era na Rua Visconde de Uruguai , motivo de reclamações dos moradores pois a via era estreita e não comportava um terminal de ônibus .
Em 1979 a linha era servida por 8 carros de apenas uma empresa e fazia terminal no bairro do Cordeiro.
Em 1980 a CTU colocou os opcionais na linha com terminal na Praça da Torre.
Em janeiro de 1981 a CTU assumiu a linha da Torre  , colocando 14 ônibus com o seguinte itinerário :

Rua primeiro de Novembro ( terminal ) , Rua João Lacerda , Avenida Caxangá , Rua Cons . Theodoro , Praça da Torre , Rua Dom Manoel da Costa , Rua Padre Anchieta , Avenida Beira Rio , Ponte da Torre , Avenida Rui Barbosa , Agamenom Magalhães , Praça do Derby , Avenida Carlos de Lima Cavalcanti , Conde da Boa Vista , Avenida Guararapes , Dantas Barreto , Nossa Senhora do Carmo , Martins de Barros , Ponte Buarque de Macedo , Avenida Rio Branco , Avenida Alfredo lisboa , Rua Vital de Oliveira , Rua do Observatório , Cais do Apolo , Avenida Rio Branco Avenida Marquês de Olinda ( retorno ) . A partir do Derby volta pela Jener de Souza , Rua Amaro Bezerra , Rua das Creoulas , Rua das Pernambucanas , Rua das Graças , Avenida Rui Barbosa , Rua João Ramos , Rua Amélia , Ponte da Torre , rua Conde de Irajá , Praça da Torre , segue itinerário normal . 
Em 1985 a linha Estrada do Forte também fazia atendimento ao bairro .
Em 1987 a Pedrosa já atuava na linha .
Com a inauguração da Ponte / Viaduto do Parnamirim a Rua Real da Torre passou a ser itinerário de algumas linhas da zona norte , como a Vasco da Gama / Boa Viagem.
Em 1989 a linha Casa Amarela ( Padre Lemos ) passou a atender ao bairro da Torre .
A Pedrosa opera na linha desde os anos 80

Bairro da Torre nos dias atuais 

O bairro da Torre possui 1,17 km² de extensão , seu território é bem dinâmico , possuindo áreas altamente valorizadas , que ficam mais próximas as duas principais vias , a Rua Real da Torre e a José Bonifácio , e áreas mais carentes , depois da Praça da Torre , no sentido subúrbio . 

Quanto a habitação , o bairro da Torre é o 29º mais populoso do Recife ( ver ranking ) , com 17.903 habitantes . O bairro ainda possui muitas residências horizontais e até alguns casarões antigos , muitos deles preservados pelas construtoras que adquirem o terreno para construção de prédios , como o da foto abaixo .  

Imagem recente
Perspectiva futura do empreendimento 


Comentários