Planeta dos Macacos : lugares do Recife

No ano de 1976 , famílias de várias partes do Recife chegavam a um imenso terreno de 4 mil metros quadrados no bairro do Curado , ás margens da BR 232 , pertencente ao INAMPS , doado ao BNH , mas que não foi aproveitado pela Cohab devido ser uma área muito acidentada para construção das moradias do órgão do governo .  Estava nascendo ali a comunidade do Planeta dos Macacos , nome em homenagem a um filme famoso na época . A maioria das famílias vinham de morros e alagados afetados pelas enchentes dos anos 75 / 76 .

Entre os embates de uma nova invasão de terras no Recife , as famílias construíam seus barracos e a polícia derrubava , porém a resistência da comunidade foi maior e a moradia foi se tornando fixa. Os novos moradores pagavam pela macaxeira plantada no local e começavam a construir seus barracos .

Com o apoio da imprensa e por religiosos ligados a Dom Helder Câmara , a comunidade avançou , em 1978 a COMPESA instalou água encanada e no mesmo ano a CELPE disponibilizou energia elétrica , uma vez que os moradores viviam a base do candeeiro . 

Em 1980 já eram mais de 700 famílias habitando os barracos construidos no local . 


Mapa da ZEIS Planeta dos Macacos

Em 1994 a comunidade Planeta dos Macacos foi instituída como ZEIS - Zona Especial de Interesse Social ,  pertencente ao bairro de Jardim São Paulo .

Transporte


Uma das linhas que atende a comunidade Planeta dos Macacos

A Estrada do Curado corta a comunidade no sentido norte / sul , por ela passam três linhas de ônibus :

209 Barro / Coqueiral ;

212 Jardim São Paulo / Afogados ;

324 Jardim São Paulo ( Piracicaba ) ;

Além da linha complementar 205 Jardim Uchôa / Boa Viagem .  

Pesquisa : leismunicipais.com.br ; Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

Links

Fique por dentro !

MINIATURAS

Minha galeria