Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

O terminal que nunca para : Cais de Santa Rita

Recorte : Goolgle Maps

De dia , ponto de retorno de diversas linhas que trafegam pelo Recife,  na madrugada , a melhor opção para quem deseja chegar em casa pelo modal ônibus.

Quem trafega na madrugada do Recife revive as décadas de 60 , 70. ..onde as linhas tinham um itinerário comum,  ligavam os bairros ao Centro do Recife,  não existia SEI nem linhas transversais. É o que acontece na madrugada do Recife,  quando entram em ação as linhas bacurais do Cais de Santa Rita.

Os terminais do SEI estão todos fechados,  o metrô já parou de funcionar, mas o Santa Rita está a todo vapor . Inaugurado em 2005 , o terminal tem um fluxo de pessoas muito diferente dos outros terminais da RMR.  Como  a área central do Recife se caracteriza pela pouca população residente,  pela manhã o terminal tem no desembarque dos usuários que chegam nas linhas dos subúrbios a maior parte do movimento.  Perto  do meio dia a concentração de pessoas no local vai aumentando,  devido a geração de demanda por parte do embarque na volta pra casa.

Funcionamento

O terminal de Santa Rita é atendido por 42 linhas de ônibus durante o horário normal de funcionamento, das 4 da manhã à meia noite . As bacurais são 45 no total,  que são responsáveis pelo deslocamento dos usuários no horário das 0 horas as 4 da manhã.

Veja no Mapa a rede de atendimento das bacurais.

Para ver o mapa em detalhes , acesse : Linhas bacurais no Google Maps

Passado

Antes mesmo da concentração de linhas no local,  as bacurais já existiam,   porém partindo de pontos diversos do Centro do Recife : Av Guararapes , Dantes Barreto, Martins de Barros,  Rio Branco e Rua do Sol .

Fonte da pesquisa : As temporalidades de fluxo no terminal do Cais de Santa Rita a partir dos seus usuários e das articulações estabelecidas na rede de transportes da Região Metropolitana do Recife ; Yohanne Aguiar Costa : Acervo UFPE

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...