Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

As muitas empresas da linha Engenho do Meio

Ao longo do tempo a linha Engenho do Meio foi operada por dezenas de empresas , fizemos um apanhado desde o primeiro registro de ônibus na linha , em 1948 até os dias de hoje , confira .

Em 1948 Engenho do Meio era apenas uma vila da Várzea , e a Empresa São Sebastião já fazia linha para o bairro , operando com 3 carros , ficou na linha até o começo dos anos 50 . 
Em 1952 a Empresa Conceição era concessionária da referida linha . 
ônibus Renault 1951

Neste ano um anúncio num jornal local dizia o seguinte : vende-se uma Renault 1951 , matriculada na linha Engenho do Meio , com renda diária de 300 Cruzeiros ( livre ) , rodagem nova , bem conservada , queimando óleo 30 ; em outro era anunciado um Jeep Willys Overland para 9 passageiros , também fazendo lotação na linha Engenho do Meio . 
1953 - Auto Viação Conceição e Auto Viação Imaculada .
1954 - Auto Viação Irmãos Arruda , operou até 1955.
Em 1956 um outro anúncio na linha do Engenho do Meio , dessa vez um Chevrolet ano 46 cara branca . 
1957 - Empresa Santo Hercílio , operou até 1959 ; Empresa São Jerônimo , Auto Viação Elimar
1958 - Empresa Rosa Maria
1959 - Empresa Pereira Lima ( conheça ) , Empresa Santo Hercílio

Em 1960 , a linha do Engenho do Meio era operada pela Expresso 1003Empresa Nossa Senhora de Fátima , que operava também a linha de Monsenhor Fabrício ; com garagem na Rua Lusitânia , na Iputinga , de propriedade do Senhor Nelson Correia Gaião .
1961 - Empresa Maria do Socorro
1962 - Expresso Zezito , Empresa Medeiros Santos

Após os anos 60 a CTU começou a assumir várias linhas de ônibus do Recife , poucas empresas particulares continuaram operando , visto que eram 111 viações , com muitas delas possuindo apenas um ônibus em circulação

Foto : O Mensageiro 
Devido ao problemas das tarifas na época , e a concorrência com a CTU ,  em 1963 muitos proprietários venderam ou transferiram seus carros para outras cidades do Nordeste , foi aí que a estatal inaugurou sua linha para o Engenho do Meio com 12 coletivos , retirando 30 ônibus de diversas empresas particulares que atendiam ao bairro na época ; em dezembro reduziu pra seis carros e tentou deixar a linha , permutando com a Nápoles , que na epóca fazia a linha Cajueiro .

1967 - Auto Viação Maria do Socorro ( 2 ônibus )

Em 1970 os elétricos e diesel da CTU operavam na linha Engenho do Meio. Em julho deste ano a CTU tirou os ônibus a diesel , deixando só os elétricos operando no bairro , motivo de muita reclamação por parte dos usuários , devido ao maior tempo de intervalo entre um ônibus e outro. 
Em 1980 , obedecendo ao zoneamento da EMTU , a CTU colocou oito ônibus diesel na linha do Engenho do Meio , com intervalo de 10 minutos. Em novembro , a linha ganhou o reforço dos Padron , que estavam em testes na linha Cidade Universitária .
Em 1981 a CTU desativou os elétricos da linha Engenho do Meio.

A CTU operou na linha até a venda da empresa para a CRT , que assumiu seus itinerários . Depois disto a próxima mudança de empresa veio a ocorrer quando a Mobibrasil ganhou a licitação do lote 2 , e a linha 2423 Engenho do Meio passou a integrar no TI CDU , fazendo transbordo com o BRT Via Livre

Pesquisa : acervo digital : jornais locais



Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...