Esse blog só fala do passado ! Não , mas as vezes é preciso conhecer o passado pra entender o presente , então veja essa matéria sobre a Auto Expresso Oliveira , do surgimento da empresa ao final dos anos 80 .
A Oliveira teve uma divisão de ônibus de aluguel chamada Litures . que operou nos início dos anos 70 . Em 1971 a empresa foi pioneira na disponibilização de passes no valor de suas passagens para facilitar a questão do troco nos ônibus . Em 1972 , mais uma iniciativa pioneira , a colocação de catracas na porta dianteira em linhas de tarifa única, serviço pioneiro no Nordeste.
Em 1976 a Oliveira adquiriu na Caio Norte , 30 ônibus Gabriela . Em 1978 foram 37 unidades chassi Mercedes - Benz , carroceria Caio Norte .
Em 1979 a empresa iniciou o serviço da linha Paulista / Rio Doce .
Em 1980 cobradores denunciaram irregularidades e abusos por parte da empresa , sobretudo nas linhas Jardim Paulista , Caetés , Paratibe ( avenida Norte ) , Paratibe / Caetés , Maranguape , Cruz de Rebouças , Desterro , Mirueira e Paulista ( Nobre ) .
Em 1981 foi criada pela EMTU a linha Jardim Paulista de cima , operada pela Oliveira . No mesmo ano a empresa ganhou mais uma linha , a Paulista / Olinda ( Ouro Preto ) em conjunto com a Nápoles . Nesse ano o zoneamento feito pela EMTU ainda passava por adaptações , com isso muitas linhas foram criadas ou tiveram mudanças nas empresas e/ou itinerários , em abril desse ano a linha Cidade Tabajara foi criada , operada pela Oliveira com 6 ônibus .
Foi neste ano também que a Oliveira ganhou a concessão do município de Paulista para operar as linhas interbairros por 20 anos , implantou para isso um serviço de micro ônibus , causando uma disputa ferrenha com os kombeiros.
A briga entre Oliveira e Itamaracá
Em setembro , a criação da linha Igarassu / Olinda aumentou a disputa entre a Oliveira e a Itamaracá , que já não se entendiam antes mesmo da EMTU . Na verdade um prolongamento da Paulista / Cruz de Rebouças e que passou a ser explorada pelas duas empresas , o caso foi parar na justiça .
Em 1982 a Expresso Oliveira possuía em seu quadro 600 funcionários .
Integração na Macaxeira
Em 2 de Maio de 1982 as linhas Paratibe / Encruzilhada e Mirueira passaram a integrar com os elétricos da CTU no terminal da Macaxeira , e com isso tiveram suas passagens reduzidas .
Em 1983 a Auto Expresso Oliveira fez uma encomenda de 80 ônibus a Caio , dos quais 40 unidades foram entregues em maio do mesmo ano , todos do modelo Amélia . A aquisição justificava a grande demanda de usuários da Oliveira , principalmente dos conjuntos habitacionais da Cohab : Maranguapes I e II , Caetés I e II e Arthur Lundgren II . A frota total já era de 130 ônibus .
A Auto Expresso Oliveira tinha muitas linhas transversais , principalmente destinadas as praias de Olinda e Paulista : Maranguape / Varadouro ; Abreu e Lima / Rio Doce ; Igarassu / Olinda ; Paratibe / Mirueira ; Mirueira / Rio Doce ; Vila Torres Galvão / Praia da Conceição . Além disso servia as linhas municipais de Olinda , Paulista e Abreu e Lima .
Em 1987 seis linhas foram retiradas da Auto Expresso Oliveira pela EMTU , as empresas Metropolitana - Arthur Lundgren I , Amapá , Rio Pardo , Nápoles e Itamaracá assumiram as linhas .
Caetés I / Abreu e Lima , Caetés / Hospital Central
Com 40 anos de existência completados neste ano , a Auto Expresso Oliveira vivia a maior crise já enfrentada pela empresa , com vários ônibus depredados pela população e outros encostados na garagem por falta de peças.
Todas as linhas que a Oliveira operava neste ano :
Ouro Preto / COHAB
Cidade Tabajara
Maranguape I
Maranguape II
Arthur Lundgren
Mirueira
Jardim Paulista
Paulista ( Nobre )
Caetés
Distrito Industrial de Paratibe
Em 1988 adquiriu o modelo Padron O - 373 para a linha Ouro Preto / Jatobá.
Além desses a empresa adquiriu outros ônibus novos , recuperou os danificados pela população e com isso começou a receber de volta as linhas perdidas para outras empresas no ano de 1987.
Em outubro de 1988 a Oliveira recebeu os últimos veículos de um total de 20 adquiridos do modelo Águia Padron , da Thamco. Neste ano também , começou a construção da sua nova garagem , no bairro de Arthur Lundgren I.
Adquiriu 7 ônibus Scania S 112.
Anos 90
Em 1993 uma ordem judicial a favor do Banco do Brasil apreendeu 10 ônibus da empresa , como garantia de um empréstimo feito anteriormente para aquisição de novos ônibus e que não foi quitado .
Pesquisa: Acervo Diário de Pernambuco
Comentários