Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

A concepção do SEI - os corredores exclusivos e a contribuição do GEIPOT

A criação de linhas de ônibus ligando Olinda a Boa Viagem , Várzea , Dois Irmãos e Casa Amarela utilizando apenas uma condução foi uma contribuição do Geipot - Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes , órgão do governo federal .
Em 1976 um estudo do Geipot e do Fidem - Fundação de Desenvolvimento Municipal idealizou corredores exclusivos de transporte nas avenidas Caxangá , Domingos Ferreira e Norte . Previa também que os ônibus a ser utilizados nesses corredores teriam cores e desenhos padronizados , os corredores seriam interligados aos ônibus alimentadores com pequenos terminais em bairros , estações ou paradas a cada 500 metros , como ocorre hoje com os corredores do Via Livre .



Os grandes eixos de transporte teriam como destino um grande terminal na Avenida Dantas Barreto . A avenida Norte ficaria parecida com a Caxangá , com o corredor exclusivo para ônibus no eixo central .  

Oitenta ônibus expressos fariam o transporte nos três corredores previstos , sendo 29 no eixo norte , 25 no oeste ( Caxangá ) e 17 no sul ( Domingos Ferreira / Conselheiro Aguiar ) . 
Os ônibus a serem utilizados nesse sistema deveriam ter desenho e cores padronizadas , além de outras características particulares como largura das portas , degraus mais baixos , com o intuito de facilitar o embarque e consequente rapidez no transporte.

Pesquisa : Diário de Pernambuco






Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...