Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Trânsito muda em benefício do pedestre na Ilha do Leite

Implantação de semáforo, faixa de pedestre e passarela sobre o canal vão garantir um novo ponto de travessia entre a Ilha do Leite e a Ilha do Retiro, na altura do Real Hospital Português

Para demonstrar o compromisso da Prefeitura do Recife com a segurança viária dos pedestres, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife realizará intervenção na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro da Ilha do Leite. O projeto complementa as ações realizadas pela CTTU nos bairros da Ilha do Retiro, com a aplicação do novo plano de circulação, em janeiro de 2018, que melhorou a mobilidade no bairro. E na Ilha do Leite, cujo principal objetivo é garantir a segurança viária dos pedestres, através do conceito de "trânsito calmo", que busca humanizar espaços viários e incentivar a mobilidade consciente entre os modais. A partir deste sábado (23), o percurso utilizado pelo pedestre para transitar entre os bairros da Ilha do Leite e Ilha do Retiro e para acessar os pontos de ônibus na área será reduzido em 250 metros, com a conclusão da sinalização viária e da entrega da passarela.

Além da construção da passarela sobre o canal da Avenida Governador Agamenon Magalhães, implantada pela Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb) na altura do Real Hospital Português, a intervenção da CTTU prevê a implantação de um semáforo para dar continuidade à travessia do pedestre. O equipamento vai permitir, também, o controle do fluxo de veículos oriundos da Zona Sul que têm interesse em acessar o bairro da Ilha do Leite. Atualmente, o movimento é realizado pela agulha de acesso existente entre as vias principal e local da Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Com o novo acesso que será aberto para a Ilha do Leite, o semáforo ficará responsável por controlar a conversão à direita para a Rua Doutor João Asfora, atendendo os condutores que seguem na Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Centro, com intenção de acessar o bairro da Ilha do Leite. Da mesma forma, o novo equipamento também irá permitir o acesso à pista principal para os condutores que seguem na via local, oriundos dos bairros da Ilha do Leite e Coelhos, por exemplo.

Juntas, as medidas irão complementar o projeto de prioridade para pedestres iniciado pela implantação da passarela, uma vez que será possível proporcionar uma diminuição de 250 metros no percurso de interesse entre o Real Hospital Português e o polo clínico e hospitalar existente no bairro da Ilha do Leite. Além disso, a travessia também será mais fácil para os pedestres usuários de transporte público cujos pontos de ônibus estão implantados nessa área.

PASSARELA - Além da passarela implantada pela Emlurb, o projeto viário ainda prevê a manutenção e implantação de travessias de pedestres que contarão com obras físicas do órgão para garantir a acessibilidade. A passarela metálica em frente ao Hospital Português possui modelo similar à implantada pelo órgão por trás do Shopping Recife, em outubro de 2017, cruzando o canal do Jordão em direção ao Residencial Boa Viagem. O novo equipamento tem 15 metros de comprimento, com guarda-corpo e dimensões que permitem também a passagem de cadeirantes. O serviço custou mais de R$ 134 mil.

Texto : CTTU ( Prefeitura do Recife ) , edição , adaptação e fotos ( Daniel Julio ).

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...