Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Ônibus articulado no Grande Recife : um breve passeio pela história

O primeiro ônibus articulado surgiu em 1978 , mas só foi apresentado por aqui em 1979 , num coquetel oferecido pela Marcosa , concessionária Scania instalada em Recife .

A Empresa Progresso já operava um rodoviário na linha Recife / Petrolina , porém os testes com o veículo não deram muito certo e o novo tipo de transporte não vingou . Já o urbano começou nas linhas Prazeres , Piedade , Olinda e Alto Jordão . O coquetel de apresentação na Marcosa teve ainda um passeio no articulado , cumprindo o itinerário seguinte : Monte dos Guararapes , Estrada da Batalha , Estrada da Imbiribeira , Barão de Souza Leão , Avenida Boa Viagem , Conselheiro Aguiar e retorno a Marcosa no distrito de Prazeres .

Em julho de 79 o DETERPE autorizou a Vera Cruz a operar com ônibus articulado na linha Recife / Prazeres. O ônibus era semelhante ao que a Auto Viação Progresso estava utilizando na linha Recife / Petrolina , da Scania Vabis .

Articulados da CTU e Borborema , fotos : Bus do Vanderbilt
,

Em abril de 81 entrou em circulação um articulado em testes no corredor da Conde da Boa Vista , nos anos 90 a CTU e a Borborema tiveram ônibus articulado em algumas de suas linhas . Já nos anos 2000 , com a criação de mais terminais integrados do SEI , o articulado passou a ser comprado com freqência pelas empresas que possuíam linhas radiais e perimetrais no sistema .

Na última década o ônibus articulado começou a perder mercado por aqui , as empresas passaram a utilizar ônibus padrão também em linhas de maior demanda . Os últimos articulados a chegar por aqui foram duas unidades do Torino Express adquiridos pela Rodotur . Os BRTs apesar de serem ônibus articulados , se enquadram em outro modelo de veículo.

Pesquisa : Diário de Pernambuco ,

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...