Auto Viação Pedrosa - empresas de ônibus extintas

De propriedade do Sr. Luiz Pedrosa de Queiroz , a Empresa Pedrosa Ltda serviu com eficiência e organização aos bairros do Recife na década de 40 .

Em 1947 inaugurou seus serviços no Recife operando com quatro ônibus nas linhas Água Fria e Fundão , em dezembro já possuía sete ônibus em sua frota . 
Em 1948 iniciou na linha Campina do Barreto , seus ônibus eram carroceria Caio montados sobre chassis Chevrolet e Ford , tinha adquirido mais 5 ônibus , chegando a 12 no total . 
Registrada com o nome Pedrosa & Araujo Ltda , nome fantasia Auto Viação Pedrosa.
ônibus da Pedrosa na linha do Fundão , atendia ao bairro de Água Fria

Em 1950 fazia a linha do Cajueiro , que na época tinha 100 ônibus entre todas as empresas trafegando por aquele subúrbio. Também já operava na linha de Beberibe . 
1952 linha de Águas Compridas.
Em 1955 tinha todos os seus ônibus funcionando a óleo diesel.
Em 1956 já operava na linha Estrada dos Remédios
Em 1958 assumiu as linhas da Progresso na zona sul : Pina , Hospital da Aeronáutica , Vila dos Sargentos , Piedade , Aeroporto e circular de Boa Viagem , adquirindo também os ônibus da referida empresa que serviam nas linhas.
Em 1959 o Sr. Bandeira de Melo já fazia parte do quadro administrativo da empresa. Neste ano a empresa vendeu 12 ônibus de sua frota , os que serviam a linha Estrada dos Remédios. Já operava na linha Cidade .
Em 1960 a linha do Fundão já havia sido transferida para a Empresa São Paulo e a do Cajueiro para a Nápoles.
Em 1962 a Pedrosa adquiriu 20 ônibus novos para as linhas da zona sul. Neste ano começou a operar na linha Brasília Teimosa.
Em 1963 a empresa já aparece como sociedade anônima , Empresa Pedrosa S/A e adquiriu neste ano  a Empresa Pereira Lima , que possuía uma frota de 14 ônibus.
Em 1967 a Imperial Transportes do ex - empresário da Pedrosa , Sr. Luiz Pedrosa , assumiu a linha do Aeroporto , fato contestado pela Pedrosa , que há mais de 10 anos circulava na linha e só sairia se fosse a CTU a sua substituta , como era previsto , mas a Prefeitura deu a concessão a outra empresa. Um mês depois a Pedrosa ganhou liminar a favor de manter seus carros na linha .
Em 1970 a Imperial Transportes já operava diversas linhas na zona sul , e não se ouviu mais falar da Pedrosa por esses lados.

A  história da Pedrosa se divide em duas partes , antes e depois das linhas de Boa Viagem . Pela pesquisa realizada evidencia-se que entre os anos de 1967 e 1970 não existiu nenhuma Pedrosa operando no Recife . 
Para saber mais sobre a empresa , acesse a matéria que trata do assunto a partir de 1972 , ano em que surgiu a atual Pedrosa : 

Empresa Pedrosa : os primeiros 10 anos de operação no Recife


Pesquisa : Diário da Manhã

Comentários