Rodoviária Brasília - a antecessora da Rodoviária Metropolitana em São Lourenço da Mata

Após a saída da Empresa Marques da Silva , a Rodoviária Brasília surgiu como concessionária das linhas de ônibus do Recife para São Lourenço da Mata e Usina Tiúma , com apenas dois ônibus , em 1963 , época em que o transporte por ônibus para São Lourenço não tinha tanta demanda , a não ser nos finais de semana , quando ocorria a feira livre ; as empresas só queriam atender até Camaragibe , mas em dias de feira invadiam o território da Brasília pela alta demanda de passageiros.

Em 1965 a empresa teve ônibus apreendidos pelo DER , a alegação era que a Rodoviária Brasília estava aumentando as passagens por conta própria . A Rodoviária Brasília fazia o terminal na estação rodoviária , no Cais de Santa Rita , por se tratar de uma linha intermunicipal , que na época eram geridas pelo DER . Em 1967 , atendendo aos anseios da população , renovou mais uma vez sua frota , atingindo 15 ônibus em circulação naquele ano , em sua maioria confortáveis monoblocos . A Brasília já operava também as linhas de Arassoiaba , Paudalho e Chã de Cruz .

Em 1973 a Rodoviária Brasília operava outra linha intermunicipal , a Recife / Feira Nova via Paudalho , como visto neste registro de um acidente .


Em 1974 a Rodoviária Brasília operava a linha São Lourenço / Recife com a maioria de seus ônibus trafegando pela Avenida Norte por ser mais lucrativa , outra parte menor fazia itinerário pela Avenida Caxangá . 

Em 1975 apenas seis veículos faziam a linha São Lourenço / Recife .

Em 1976 a empresa já tinha em sua frota 49 ônibus , e neste ano adquiriu mais 15 , constratando com os nove ônibus que a antiga gestão havia deixado antes de passar para os novos donos .

Em 1977 a linha ganhou o serviço de opcionais , atendendo aos anseios da população , que há muito desejava o serviço . 

Em 1978 José Roberto Massa comprou a Rodoviária Brasília , e sua primeira iniciativa foi adquirir 26 novos ônibus na Caio Norte , onde exercia a função de diretor - gerente , os veículos foram batizados de amarelinhos , uma vez que decidiu pintar toda a frota de amarelo .

A Borborema em Camaragibe

Em março de 78 , a Rodoviária Brasília impetrou mandado de segurança contra a Borborema , devido a empresa citada estar operando as linhas da Marques da Silva , que estava sob intervenção federal . As linhas em questão eram : Camaragibe ( Aldeia de Baixo ) , Camaragibe ( Alberto Maia ) e Camaragibe ( Fábrica ) . De acordo com a Rodoviária Brasília a Marques da Silva estaria alugando ônibus a Borborema , continuando assim a operar as linhas , mesmo sob intervenção . Porém a justiça autorizou a Borborema a continuar alugando veículos a Marques da Silva .

Em julho de 78 a Rodoviária Brasília adquiriu mais 12 ônibus na Caio Norte . 

Em 1979 a empresa era responsável pelas linhas : Tabatinga , Tiúma , Alberto Maia , Timbi e Bairro Novo . 

Em 1980 a empresa já possuía cerca de 80 ônibus , foi neste ano que foram criadas as linhas Recife / Timbi , São Lourenço / Encruzilhada e São Lourenço / Caxangá , foi aí que a Pedrosa entrou no município de São Lourenço , ( ver matéria ).

Na gestão da EMTU

No começo dos anos 80 a Rodoviária Brasília assumiu de vez as linhas da Marques da Silva e outras linhas de São Lourenço , como Tabatinga , lembrando que Camaragibe ainda era distrito de São Lourenço da Mata .

Em 1982 a Rodoviária Brasília foi incorporada pela Empresa Metropolitana , pondo fim a um ciclo de quase 20 anos de serviço a população de São Lourenço da Mata , foi neste ano também que Camaragibe foi elevado a categoria de município . Neste mesmo ano a empresa teve sua denominação alterada para Rodoviária Metropolitana .

Pesquisa e imagens : Acervo Diário de Pernambuco

Comentários

Parabéns pelo trabalho de pesquisa! É o mais completo que existe na internet sobre a extinta Rodoviária Brasília.
Anônimo disse…
José Roberto MASSA, era também Diretor da CAIO-NORTE