Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2020

Lourival Bandeira - empresários do transporte pernambucano

Industrial de relevância no estado de Pernambuco nos anos 60 , Lourival Bandeira começou cedo a atuar no setor de transportes no estado . 

Em 1967 um grupo de empresários já atuantes no transporte por ônibus no Recife  através da Empresa Pedrosa  , entre eles Lourival Bandeira , fundaram a Imperial Transportes ( ver matéria ) , pra operar na linha de Boa Viagem , bairro em vertiginoso crescimento naquela década . 

Aquisição da Imperial Transportes na Caio Norte

Em 1970 o grupo formado por Lourival , Luiz Pedrosa Queiroz , Clóvis Monteiro e Carlos Alberto Gueiros , se tornaram concessionários Ford , General Motors e Mercedes - Benz , firma instalada na Rua Imperial por nome Veneza Veículos S/A . 



Em 1974 a Veneza Veículos transferiu suas instalações da Rua Imperial para um moderno prédio na Imbiribeira . 

Em 1979 a Empresa Pedrosa adquiriu a Expresso 2 de Julho , ampliando assim os negócios do Lourival Bandeira e Carlos Alberto Gueiros  , titulares da mesma . 

Em 1988 Carlos Alberto Gueiros junto com Clovinho Monteiro fundaram uma outra empresa de ônibus em Recife , a Transportadora Globo , com isso a Pedrosa mudou de sede e a Globo passou a ocupar suas instalações . Bandeira e filhos ficaram somente na administração da Pedrosa . 

Curiosidade

Quem mora em Recife , principalmente os mais ligados ao dia - a - dia do transporte , incluindo os busólogos , já notaram que algumas linhas da zona norte são operadas por duas empresas , a Globo e a Pedrosa . São elas : 

510 Nova Descoberta / Derby ;

513 Córrego da Areia ;

514 Nova Descoberta ( Córrego do Joaquim ) ; 

515 Nova Descoberta ( Bacurau ) ;

645 TI Macaxeira ( Avenida Norte ) ;

680 Vasco da Gama / Afogados .


Nos dias atuais a família Bandeira continua atuando no transporte por ônibus , dirigem o Consórcio Recife , formado pelas empresas Pedrosa e Transcol , e no Cabo de Santo Agostinho comandam a São Judas Tadeu . 

Pesquisa : Diário de Pernambuco ; Consórcio Recife 




Um comentário:

Sürwickwyyder disse...

E hoje esse "câncer" chamado empresário de ônibus ainda continua comenda e bebendo da mamata pois são governo sem aparecer.

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...