Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Ônibus opcionais do Grande Recife , das primeiras linhas aos dias atuais

 A Borborema foi pioneira entre as empresas particulares a iniciar o serviço de opcional ...

Inicialmente o opcional não era como hoje , ou seja , o ônibus não tinha obrigatoriamente ar - condicionado , os diferenciais eram outros , em sua maioria operados por micros , com serviços de rádio , jornal a bordo , poltronas reclináveis , etc . 

Depois dos confortáveis ônibus da Pernambuco Autoviária , a empresa particular que se aventurou em oferecer um serviço mais caro e de qualidade para o usuário foi a Borborema , ainda na linha de Casa Amarela ; após a saída da linha de Casa Amarela a  Borborema intensificou o serviço na linha do Aeroporto ( opcional ) e Boa Viagem  , operada por micros ( ver matéria ) ; depois disso a Nápoles inaugurou seu serviço na linha de Rio Doce , mais tarde a  Vera Cruz também aderiu ao ônibus opcional em sua área de atuação . 

Nos anos 70 os opcionais se popularizaram , com a implantação pela CTU de diversas linhas com esse serviço , fato esse que gerou muitas críticas da população , acusando a empresa de " esconder " os ônibus convencionais no sentido de lucrar mais com as passagens mais caras do outro serviço . 

Dados 

o ano em negrito não corresponde a data correta em que a linha inciou , mas sim ao primeiro registro encontrado na pesquisa 

Em 1976 além de  Boa Viagem , Aeroporto e Candeias ,  tinha também as linhas de Campo Grande ( via Espinheiro ) , Ceasa e San Martin , operadas pela CTU e a Casa Caiada pela Nápoles . 


Opcional da CTU na linha Campo Grande ( Espinheiro ) , recorte Diário de Pernambuco

1977 

opcional para o Cabo , da São Judas Tadeu , Mustardinha ( opcional ) com frota novinha adquirida pela CTU

1978 

Jardim São Paulo ( opcional ) 

Ainda neste ano a URB Recife  adquiriu 17 ônibus Corcovado ( opcionais ) para operar nos estacionamentos periféricos implantados pela prefeitura , serviço esse que durou apenas dois anos , e os veículos foram transferidos pra CTU , que reforçou as linhas opcionais Vila do Ipsep e Casa Amarela .

1979 Rio Doce ( Vila Cohab ) - Nápoles

Em agosto de 1980 a CTU começou a operar a linha Madalena ( opcional ) . 

Em 1981 a EMTU criou a Aeroporto ( Rua do Príncipe ) .

1984 já existia o Candeias ( opcional ).

Decadência e extinção de linhas opcionais no Recife

Em 1988 as linhas opcionais começaram a sumir , pela baixa adesão da população devido ao alto preço . A Nápoles extinguiu a Jardim Atlântico , deixando só a Rio Doce ; e a Borborema manteve as suas  , na zona sul , mantendo por sinal um serviço diferenciado com TV e ar - condicionado , apesar de enfrentar a concorrência com os táxis - lotações , comuns na época . 

Dias atuais 

Nos últimos anos as empresas se movimentaram na criação de algumas linhas opcionais , algumas não deram certo e foram extintas , outras continuam operando ,  a Borborema mantém algumas , inclusive que rodam há muito tempo na RMR . Veja a lista das linhas opcionais que estão ativas no momento : 



        Linhas recém - criadas com o serviço de opcional 


041 - Setúbal ( opcional ) - Borborema , substituiu a 042 - Aeroporto ( opcional ) ;

064 - Piedade ( opcional ) - Borborema  ; 

072 - Candeias ( opcional ) - Borborema ;

160 - Gaibu / Barra de Jangada - via Paiva ( opcional ) - São Judas Tadeu ;

195 - Recife / Porto de Galinhas ( opcional ) - Vera Cruz ; 

214 - UR 02 / Ibura ( opcional ) - Vera Cruz ;

224 - UR 11 ( opcional ) - Vera Cruz ; 

229 - Marcos Freire ( opcional ) - Vera Cruz ;

342 - Curados ( opcional ) - Borborema , recém - criada .

Extintas 

Na zona norte do Recife nos últimos anos poucas linhas opcionais surgiram , em 2016 a linha 516 Apipucos / Rio Mar ( opcional ) , uma tentativa de oferecer uma ligação entre as zonas norte e sul sem ser por integração ao SEI não deu muito certo , poucos meses depois foi substituída pela 519 Dois Irmãos ( opcional ) - ver matéria , que integrava com a também extinta 053 Shopping Rio Mar ( opcional )


Pesquisa : Grande Recife Consórcio , Diário de Pernambuco .


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...