A Borborema foi pioneira entre as empresas particulares a iniciar o serviço de opcional ...
Inicialmente o opcional não era como hoje , ou seja , o ônibus não tinha obrigatoriamente ar - condicionado , os diferenciais eram outros , em sua maioria operados por micros , com serviços de rádio , jornal a bordo , poltronas reclináveis , etc .
Depois dos confortáveis ônibus da Pernambuco Autoviária , a empresa particular que se aventurou em oferecer um serviço mais caro e de qualidade para o usuário foi a Borborema , ainda na linha de Casa Amarela ; após a saída da linha de Casa Amarela a Borborema intensificou o serviço na linha do Aeroporto ( opcional ) e Boa Viagem , operada por micros ( ver matéria ) ; depois disso a Nápoles inaugurou seu serviço na linha de Rio Doce , mais tarde a Vera Cruz também aderiu ao ônibus opcional em sua área de atuação .
Nos anos 70 os opcionais se popularizaram , com a implantação pela CTU de diversas linhas com esse serviço , fato esse que gerou muitas críticas da população , acusando a empresa de " esconder " os ônibus convencionais no sentido de lucrar mais com as passagens mais caras do outro serviço .
Dados
o ano em negrito não corresponde a data correta em que a linha inciou , mas sim ao primeiro registro encontrado na pesquisa
Em 1976 além de Boa Viagem , Aeroporto e Candeias , tinha também as linhas de Campo Grande ( via Espinheiro ) , Ceasa e San Martin , operadas pela CTU e a Casa Caiada pela Nápoles .
1977
opcional para o Cabo , da São Judas Tadeu , Mustardinha ( opcional ) com frota novinha adquirida pela CTU
1978
Jardim São Paulo ( opcional )
Ainda neste ano a URB Recife adquiriu 17 ônibus Corcovado ( opcionais ) para operar nos estacionamentos periféricos implantados pela prefeitura , serviço esse que durou apenas dois anos , e os veículos foram transferidos pra CTU , que reforçou as linhas opcionais Vila do Ipsep e Casa Amarela .
1979 Rio Doce ( Vila Cohab ) - Nápoles
Em agosto de 1980 a CTU começou a operar a linha Madalena ( opcional ) .
Em 1981 a EMTU criou a Aeroporto ( Rua do Príncipe ) .
1984 já existia o Candeias ( opcional ).
Decadência e extinção de linhas opcionais no Recife
Em 1988 as linhas opcionais começaram a sumir , pela baixa adesão da população devido ao alto preço . A Nápoles extinguiu a Jardim Atlântico , deixando só a Rio Doce ; e a Borborema manteve as suas , na zona sul , mantendo por sinal um serviço diferenciado com TV e ar - condicionado , apesar de enfrentar a concorrência com os táxis - lotações , comuns na época .
Dias atuais
Nos últimos anos as empresas se movimentaram na criação de algumas linhas opcionais , algumas não deram certo e foram extintas , outras continuam operando , a Borborema mantém algumas , inclusive que rodam há muito tempo na RMR . Veja a lista das linhas opcionais que estão ativas no momento :
041 - Setúbal ( opcional ) - Borborema , substituiu a 042 - Aeroporto ( opcional ) ;
064 - Piedade ( opcional ) - Borborema ;
072 - Candeias ( opcional ) - Borborema ;
160 - Gaibu / Barra de Jangada - via Paiva ( opcional ) - São Judas Tadeu ;
195 - Recife / Porto de Galinhas ( opcional ) - Vera Cruz ;
214 - UR 02 / Ibura ( opcional ) - Vera Cruz ;
224 - UR 11 ( opcional ) - Vera Cruz ;
229 - Marcos Freire ( opcional ) - Vera Cruz ;
342 - Curados ( opcional ) - Borborema , recém - criada .
Extintas
Na zona norte do Recife nos últimos anos poucas linhas opcionais surgiram , em 2016 a linha 516 Apipucos / Rio Mar ( opcional ) , uma tentativa de oferecer uma ligação entre as zonas norte e sul sem ser por integração ao SEI não deu muito certo , poucos meses depois foi substituída pela 519 Dois Irmãos ( opcional ) - ver matéria , que integrava com a também extinta 053 Shopping Rio Mar ( opcional ) .
Pesquisa : Grande Recife Consórcio , Diário de Pernambuco .
Comentários