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Borborema , do começo da trajetória até a chegada da EMTU , nos anos 80 - parte II

Em 1974 as linhas Piedade e Candeias ganharam o serviço de ônibus opcional , implantado pelo Deterpe , órgão que gerenciava as linhas intermunicipais na época ; confortáveis ônibus monobloco com poltronas reclináveis , musica a bordo , jornais e revistas à disposição dos passageiros . 

Em janeiro de 1974 o juiz da vara privativa da Fazenda determinou que os ônibus das linhas Boa Viagem , Aeroporto , Piedade e Tejipió voltassem a fazer ponto terminal na Rua Floriano Peixoto , próximo ao Cais da Detenção. Ainda este ano o empresário Schwambach expande seus negócios para fora do estado , adquirindo a Real Alagoas de Viação , em Maceió , com 105 ônibus ; totalizando 286 viaturas com as três empresas do grupo ; Borborema , Imperial e a Real . 

Em 1975 a Borborema - Imperial ainda tinha sua sede na Rua Luiz Cesário de Melo , em Casa Amarela . Foi lá onde houve a assembléia geral que deliberou sobre a incorporação da Expresso Pernambucano , que fazia linhas para São paulo e Rio . (veja aqui a reportagem sobre a empresa) .

Em 1977 a Borborema Imperial impetrou mais um mandado de segurança , outra vez contra a CTU , pelo direito de explorar sozinha as linhas das quais obteve concessão , alegando que a CTU estava explorando linhas com trajetos semelhantes a da Borborema , a exemplo da recém - criada Cidade Universitária / Centro ( via Boa Viagem ) ; esse fato fez com que o juiz determinasse a retirada pela CTU ,  dos seus ônibus das linhas que faziam trajeto semelhante as da Borborema em Boa Viagem .

Atendido o pedido , a Borborema solicitou à CTU a exploração de uma linha semelhante , mas sem passar pelo Centro , seria a Pina / Cidade Universitária , com itinerários parecidos com as atuais 040 CDU / Boa Viagem / Caxangá e 440 CDU /Caxangá / Boa Viagem .

Em 1978 foi a Borborema a vítima de um mandado de segurança , impetrado pela Rodoviária Brasília contra o aluguel de ônibus à Borborema pela Empresa Marques da Silva , que explorava linhas de São Lourenço da Mata com destino ao Recife . A Borborema foi autorizada pela justiça a continuar alugando seus veículos a Marques da Silva .

Em abril de 1978 foi anunciado pela CTU que a Borborema deixaria a Zona Sul , uma vez que havia encerrado o prazo de concessão exclusiva das linhas , e a permissionária não renovou o contrato , a partir daí a CTU exploraria junto com outra empresa as linhas em questão . Mas em junho uma decisão judicial autorizou a Borborema a continuar nas linhas de Boa Viagem. 

Em 1979 a Rodoviária Borborema operava linhas intermunicipais para Chã de Alegria , Feira Nova , Vitória , Camocim de São Félix , São Joaquim do Monte , Bonito e Barra de Guabiraba . 

Com a criação da EMTU e o zoneamento de linhas , a Borborema e Imperial ficaram com as linhas da área do Pina , Boa Viagem , Piedade e Candeias.

Em 1981 a Borborema mudou sua sede para Avenida 17 de Agosto no Monteiro . 

Pesquisa : Diário de Pernambuco


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