Inaugurada em 18 de dezembro de 1953 , a rodoviária do Recife era considerada uma das mais importantes do mundo , a segunda em capacidade ( 792 ônibus diários ) e a maior da América do Sul . Recife era a terceira capital em importância no Brasil .
Estrutura
3 largas plataformas
16 bilheterias
serviço de alto - falante
O edifício
Dois pavimentos
Hotéis
Restaurantes e bares
Bomboniere
Bancas de jornais
Tabacaria
Joalheria
Farmácias e drogarias
Posto médico
Posto policial
Agência dos Correios
Posto do DER
Lojas de artesanato
Vizinhança
Anexo ao edifício um moderno posto de lavagem , lubrificação com quatro boxes de serviço , diversos postos de combustível , casas de peças e acessórios para automóveis .
Partiam da Rodoviária do Recife ônibus para as seguintes cidades :
Amaraji - Água Preta - Aliança - Araçoiaba - Barreiros - Bom Jardim - Bonito - Carpina - Cabo - Caruaru - Camocituba ( atual Camocim de São Félix ) - Camela - Condado - Escada - João Alfredo - Limoeiro - Feira Nova ( Chã de Alegria ) - Garanhuns - Gravatá - Glória do Goitá - Goiana -Itamaracá - Ipojuca - Itaquitinga -Lagoa do Carro - Macaparana - Moreno - Machados -Macuje ( distrito de Aliança ) - Nossa Senhora do Ó - Orobó - Paudalho - Ponta de Pedra - Nazaré da Mata - Puirassu ( São José da Coroa Grande ) - Rio Formoso - Salgadinho - Sirinhaém - Surubim - Tapera ( Petrolina ) - Toritama - Tamandaré - Timbaúba - Três Ladeiras ( Igarassu ) - Usina São José - Vitória Santo Antão - Vertentes - Vicência
Algumas empresas que operavam no terminal
Auto Viação Realeza - Arcoverde , Pesqueira e Monteiro ( PB ) , em 1958 passou a fazer também a linha para Belo Jardim , em 1959 a ligação com Triunfo
1964 nova linha: Recife / Princesa Isabel(PB)
1967 Recife / Custódia
1968 Recife / Sanharó
1969 Recife / Carnaíba
Deixou de anunciar seus horários em 1982.
Auto Viação Progresso
1953 Garanhuns
1959 - Arapiraca , Campina Grande , Correntes via Caruaru , Canhotinho , Santana do Ipanema
1960 - Limoeiro , Salgadinho via Limoeiro, São Vicente Férrer , Bom Conselho , Vertentes , São Bento do Una , Catende , Cupira , Panelas ( via Lagoa dos Gatos ) , Palmeira dos Índios ( AL ) via Caruaru , Penedo ( AL ) via Caruaru , via Palmares .
1964 - Lagoa dos Gatos , Jurema , Camutanga , Canhotinho , Itabaiana ( PB ) , Carpina , Belém de Maria via Palmares , Quipapá via Maraial , Lajedo via Caruaru , São José do Belmonte , Paulo Afonso via Caruaru
1967 - Recife / Rio ( via Penedo ) e Recife / São Paulo ( via Penedo )
Em 1970 a Itapemirim assumiu as linhas Recife / Rio e Recife / São Paulo
1974 Recife / Petrolina
1979 Serra Talhada , Exu , Salgueiro , Garanhuns via Palmares
1984 Itapetim , Tabira , Betânia , São Bento ( PB )
Em 1986 a Progresso passou a utilizar também o TIP ( Curado ) como saída e chegada das suas linhas pra Recife.
Autoviária Senhor do Bonfim
1957 - Maceió via Palmares , via Porto de Pedras e via Porto Calvo
1961 - Maceió via Barreiros e via União dos Palmares
1965 - Recife / Água Preta via Palmares
1966 - Recife / Salvador via Aracaju
1969 - Recife / Salvador via Paulo Afonso
Em 1978 a Rodoviária Borborema adquiriu a Autoviária
Em 1980 a Itapemirim adquiriu os direitos da Autoviária e passou a explorar a linha Recife / Salvador
Rodoviária Caruaruaense
Caruaru
1959 - Brejo da Madre de Deus , Santa Cruz do Capibaribe , Gravatá
1968 Bezerros , Altinho , Calçado , Jataúba via Brejo
1979 Chã Grande
Rodoviária Monteiro
Timbaúba , Macaparana
Viação Bonfim
João Pessoa , Campina Grande e Natal via Guarabira e via Mamanguape
João Pessoa / Rio
Princesa do Agreste
1962 Recife / Tabira ( Afogados da Ingazeira )
1973 Recife / Brasília ( a primeira empresa a chegar na capital federal ) , Recife / Rio , Recife / São Luís , Recife / Crato , Recife / Floriano e Recife / Teresina
Rodoviária Confiança
1965 Amaraji
1968 Timbaúba via Nazaré e Aliança
São Vicente Férrer via Timbaúba e Macaparana
Macaparana via Timbaúba
Camutanga via Timbaúba
Expresso 1002
1963 Limoeiro
1964 Carpina
1968 Passira , Salgadinho , Bizarra ( Bom Jardim ) , João Alfredo , Umbuzeiro , Vila Nova , Matinada , Tamboatá ( Bom Jardim ) , Casinhas , Frei Miguelinho , Vertente do Lério , Santa Maria , Vertentes , Taquaritinga , Toritama , Santa Cruz do Capibaribe
1969 Surubim
1970 Timbaúba , Aliança , Nazaré da Mata , Machado , Umburetama , Sirigi ( São Vicente Férrer )
1979 Buenos Aires
Expresso Paraibano
1967 Guarabira / Recife , em 1980 a Itapemirim assumiu a linha
Viação Gaivota
1969 João Pessoa , Cajazeiras
Expresso Campinense
1969 Campina Grande
Auto Viação Cruzeiro
1957 Tamandaré
1960 Camela , Barra de Sirinhaém , Rio Formoso , Tamandaré , Barreiros , São José da Coroa Grande
1970 Cucaú , Barra de Sirinhaém
1972 Santo Amaro ( via Ipojuca , Camela e Sirinhaém )
Rodoviária São Domingos
1974 Bonito , Primavera , São Joaquim do Monte , Amaraji , Lage Grande , Cortês , Escada
1976 Agrestina , Barra de Guabiraba , Camocim
1978 Palmares , Jurema , Panelas , Catende
1979 Cucaú , Gameleira
Nápoles
Natal , Goiana , Araçoiaba , Condado , Itabaiana
Rodoviária Borborema
1968 Vitória / Recife
1979 Chã de Alegria , Feira Nova , Camocim de São Félix , São Joaquim do Monte , Bonito , Barra de Guabiraba
Auto Viação Leão do Norte
1960 Escada
1967 Amaraji
1969 Primavera
1978 Itapetim , Afogados da Ingazeira , Tabira , São José do Egito , Sertânia , Buíque
Em dezembro de 1967 a rodoviária ganhou um moderno sistema de circuito de TV , informando aos passageiros os horários e destinos dos ônibus para o interior.
Em 1969 já se cogitava uma nova rodoviária para o Recife , a existente não atendia mais a capacidade naquele momento e a localização no Centro já era dificultada pelo trânsito crescente .
Em janeiro de 1970 foi aprovado o anteprojeto da nova Rodoviária do Recife , localizada no Curado. Neste ano partiam e chegavam ao Recife diariamente , 960 ônibus intermunicipais e 160 interestaduais , ligando a capital com 133 localidades dentro de Pernambuco e 12 estados do Brasil incluindo Brasília.
Em 1972 a rodoviária do Recife atingiu a média de movimentação de 1 milhão de passageiros por mês , com a utilização de 1.000 ônibus diariamente . Neste ano o equipamento passou por uma grande reforma e os ônibus foram deslocados para o armazém 13 do porto da cidade.
19 empresas faziam a ligação Recife / interior.
Em dezembro de 1976 foi inaugurado na rodoviária do Recife , no Cais de Santa Rita , a linha Recife / Belo Horizonte.
Em 1978 a rodoviária já se mostrava bastante saturada , como nesse registro no embarque de passageiros no dia de eleições .
Em 1980 existiam 80 linhas ligando o Recife ao interior , trajeto feito por 597 ônibus rodoviários.
Em outubro de 1986 , as linhas interestaduais e parte das intermunicipais foram transferidas para a nova rodoviária , o TIP. Ficaram apenas a 1002 , Cruzeiro , São Domingos e Nápoles.
Em janeiro de 1987 , a Rodoviária de Santa Rita foi totalmente desativada , as últimas linhas foram transferidas para o TIP e o prédio entrou em obras para se tornar sede da EMTU.
Acompanhe as próximas postagens na nossa página no Facebook : Blog Mobilidade & Transporte
Pesquisa e imagens : Diário de Pernambuco
Comentários