A antiga rodoviária do Recife

 Inaugurada em 18 de  dezembro de 1953 , a rodoviária do Recife era considerada uma das mais importantes do mundo , a segunda em capacidade ( 792 ônibus diários ) e a maior da América do Sul .  Recife era a terceira capital em importância no Brasil . 

Estrutura 

3 largas plataformas 

16 bilheterias 

serviço de alto - falante

O edifício

Dois pavimentos

Hotéis

Restaurantes e bares

Bomboniere

Bancas de jornais

Tabacaria

Joalheria

Farmácias e drogarias

Posto médico

Posto policial

Agência dos Correios

Posto do DER

Lojas de artesanato

Vizinhança

Anexo ao edifício um moderno posto de lavagem , lubrificação com quatro boxes de serviço , diversos postos de combustível , casas de peças e acessórios para automóveis . 

Partiam da Rodoviária do Recife ônibus para as seguintes cidades :

Amaraji - Água Preta - Aliança - Araçoiaba - Barreiros - Bom Jardim - Bonito - Carpina - Cabo - Caruaru - Camocituba ( atual Camocim de São Félix ) - Camela - Condado - Escada - João Alfredo - Limoeiro - Feira Nova ( Chã de Alegria ) - Garanhuns - Gravatá - Glória do Goitá - Goiana -Itamaracá - Ipojuca - Itaquitinga -Lagoa do Carro - Macaparana - Moreno - Machados -Macuje ( distrito de Aliança ) - Nossa Senhora do Ó - Orobó - Paudalho - Ponta de Pedra - Nazaré da Mata - Puirassu ( São José da Coroa Grande ) - Rio Formoso - Salgadinho - Sirinhaém - Surubim - Tapera ( Petrolina ) - Toritama - Tamandaré - Timbaúba - Três Ladeiras ( Igarassu ) - Usina São José - Vitória Santo Antão - Vertentes - Vicência

Algumas empresas que operavam no terminal 

Auto Viação Realeza - Arcoverde , Pesqueira e Monteiro ( PB ) , em 1958 passou a fazer também a linha para Belo Jardim , em 1959 a ligação com Triunfo   

1964 nova linha: Recife / Princesa Isabel(PB) 

1967 Recife / Custódia

1968 Recife / Sanharó

1969 Recife / Carnaíba

Deixou de anunciar seus horários em 1982.

Auto Viação Progresso 

1953 Garanhuns

1959 - Arapiraca , Campina Grande , Correntes via Caruaru , Canhotinho , Santana do Ipanema

1960 - Limoeiro , Salgadinho via Limoeiro, São Vicente Férrer , Bom Conselho , Vertentes , São Bento do Una , Catende , Cupira , Panelas ( via Lagoa dos Gatos ) , Palmeira dos Índios ( AL ) via Caruaru , Penedo ( AL ) via Caruaru , via Palmares . 

1964 - Lagoa dos Gatos , Jurema , Camutanga , Canhotinho , Itabaiana ( PB ) , Carpina , Belém de Maria via Palmares , Quipapá via Maraial , Lajedo via Caruaru , São José do Belmonte , Paulo Afonso via Caruaru 


1967 - Recife / Rio ( via Penedo ) e Recife / São Paulo ( via Penedo )

Em 1970 a Itapemirim assumiu as linhas Recife / Rio e Recife / São Paulo

1974 Recife / Petrolina

1979 Serra Talhada , Exu , Salgueiro , Garanhuns via Palmares

1984 Itapetim , Tabira , Betânia , São Bento ( PB )

Em 1986 a Progresso passou a utilizar também o TIP ( Curado ) como saída e chegada das suas linhas pra Recife.

Autoviária Senhor do Bonfim



1957 - Maceió via Palmares , via Porto de Pedras e via Porto Calvo

1961 - Maceió via Barreiros e via União dos Palmares

1965 - Recife / Água Preta via Palmares

1966 - Recife / Salvador via Aracaju

1969 - Recife / Salvador via Paulo Afonso

Em 1978 a Rodoviária Borborema adquiriu a Autoviária

Em 1980 a Itapemirim adquiriu os direitos da Autoviária e passou a explorar a linha Recife / Salvador

Rodoviária Caruaruaense

Caruaru

1959 - Brejo da Madre de Deus , Santa Cruz do Capibaribe , Gravatá

1968 Bezerros , Altinho , Calçado , Jataúba via Brejo 

1979 Chã Grande

Rodoviária Monteiro

Timbaúba , Macaparana

Viação Bonfim

João Pessoa , Campina Grande e Natal via Guarabira e via Mamanguape

João Pessoa / Rio

Princesa do Agreste

1962 Recife / Tabira ( Afogados da Ingazeira )

1973 Recife / Brasília ( a primeira empresa a chegar na capital federal ) , Recife / Rio , Recife / São Luís , Recife / Crato , Recife / Floriano e Recife / Teresina

Rodoviária Confiança 

1965 Amaraji

1968 Timbaúba via Nazaré e Aliança

São Vicente Férrer via Timbaúba e Macaparana

Macaparana via Timbaúba

Camutanga via Timbaúba

Expresso 1002

1963 Limoeiro

1964 Carpina

1968 Passira , Salgadinho , Bizarra ( Bom Jardim ) , João Alfredo , Umbuzeiro , Vila Nova , Matinada , Tamboatá ( Bom Jardim ) , Casinhas , Frei Miguelinho , Vertente do Lério , Santa Maria , Vertentes , Taquaritinga , Toritama , Santa Cruz do Capibaribe

1969 Surubim

1970 Timbaúba , Aliança , Nazaré da Mata , Machado , Umburetama , Sirigi ( São Vicente Férrer )

1979 Buenos Aires

Expresso Paraibano

1967 Guarabira / Recife , em 1980 a Itapemirim assumiu a linha

Viação Gaivota

1969 João Pessoa , Cajazeiras 

Expresso Campinense 

1969 Campina Grande

Auto Viação Cruzeiro 

1957 Tamandaré

1960 Camela , Barra de Sirinhaém , Rio Formoso , Tamandaré , Barreiros , São José da Coroa Grande 

1970 Cucaú , Barra de Sirinhaém

1972 Santo Amaro ( via Ipojuca , Camela e Sirinhaém )

Rodoviária São Domingos

1974 Bonito , Primavera , São Joaquim do Monte , Amaraji , Lage Grande , Cortês , Escada

1976 Agrestina , Barra de Guabiraba , Camocim 

1978 Palmares , Jurema , Panelas , Catende

1979 Cucaú , Gameleira

Nápoles

Natal , Goiana , Araçoiaba , Condado , Itabaiana 

Rodoviária Borborema 

1968 Vitória / Recife 

1979 Chã de Alegria , Feira Nova , Camocim de São Félix , São Joaquim do Monte , Bonito , Barra de Guabiraba 

Auto Viação Leão do Norte

1960 Escada 

1967 Amaraji

1969 Primavera 

1978 Itapetim , Afogados da Ingazeira , Tabira , São José do Egito , Sertânia , Buíque

Em dezembro de 1967 a rodoviária ganhou um moderno sistema de circuito de TV , informando aos passageiros os horários e destinos dos ônibus para o interior.

Em 1969 já se cogitava uma nova rodoviária para o Recife , a existente não atendia mais a capacidade naquele momento e a localização no Centro já era dificultada pelo trânsito crescente .

Em janeiro de 1970 foi aprovado o anteprojeto da nova Rodoviária do Recife , localizada no Curado. Neste ano partiam e chegavam ao Recife diariamente , 960 ônibus intermunicipais e 160 interestaduais , ligando a capital com 133 localidades dentro de Pernambuco e 12 estados do Brasil incluindo Brasília.

Em 1972 a rodoviária do Recife atingiu a média de movimentação de 1 milhão de passageiros por mês , com a utilização de 1.000 ônibus diariamente . Neste ano o equipamento passou por uma grande reforma e os ônibus foram deslocados para o armazém 13 do porto da cidade.

19 empresas faziam a ligação Recife / interior.

Em dezembro de 1976 foi inaugurado na rodoviária do Recife , no Cais de Santa Rita , a linha Recife / Belo Horizonte.


Em 1978 a rodoviária já se mostrava bastante saturada , como nesse registro no embarque de passageiros no dia de eleições .

Em 1980 existiam 80 linhas ligando o Recife ao interior , trajeto feito por 597 ônibus rodoviários.

Em outubro de 1986 , as linhas interestaduais e parte das intermunicipais foram transferidas para a nova rodoviária , o TIP. Ficaram apenas a 1002 , Cruzeiro , São Domingos e Nápoles.

Em janeiro de 1987 , a Rodoviária de Santa Rita foi totalmente desativada , as últimas linhas foram transferidas para o TIP e o prédio entrou em obras para se tornar sede da EMTU. 

Acompanhe as próximas postagens na nossa página no Facebook : Blog Mobilidade & Transporte

Pesquisa e imagens : Diário de Pernambuco


Comentários