Com 16 anos de uso , a rodoviária de Santa Rita , no Centro do Recife já não comportava tanta gente e o trânsito de ônibus na área era um ponto a favor da construção de um novo terminal na periferia do Recife , somado a isso , projetava - se um novo pólo metropolitano na zona oeste da cidade.
As obras começaram em 1970 , com o aterro e a fundação das primeiras estacas . Fato curioso , essas obras ocorreram em terreno próximo ao Ceasa , na confluência da Avenida Recife com a BR 101.
Depois de alguns anos de indecisão quanto a localização da nova rodoviária , em 1977 começou a construção no local onde hoje está localizada .
Concluída as obras em 1979 , o TIP ( Terminal Integrado de Passageiros ) levou 7 anos para entrar em operação, mesmo depois de pronto. Esperava - se uma melhora no acesso ao novo local de chegada e saída de viajantes no Recife , o que viria com a construção do ramal do metrô .
Em setembro de 1986 , o metrô finalmente chegou a estação rodoviária do Curado , possibilitando a sua inauguração.
Estrutura
40.000 mil metros quadrados. O segundo maior terminal do Brasil , perdendo apenas para o Tietê na época.
Serviços
Deterpe , DNER , Polícia Civil e Militar , juizado de menores , Correios , Telpe , Secretaria da Fazenda , Empetur , entre outros .
Linhas integradas
Curado I ( via TIP ) , Curado II ( via TIP ) , TIP / Boa Viagem , Curado II / TIP
Linhas rodoviárias com embarque / desembarque no TIP
Interestaduais
Todas
Intermunicipais
Afogados da Ingazeira , Altinho , Araripina , Arcoverde , Barra de Guabiraba , Bezerros , Bonito , Buíque via Venturosa , Cabrobó , Calçado , Camocim de São Félix , Caruaru , Chã Grande , Cumaru via BR 232 , Garanhuns via BR 232 , Gravatá , Itapetim , Petrolina via Belém , Petrolina via Salgueiro , Riacho das Almas , Salgueiro , São Bento do Una , São Joaquim do Monte , São José do Egito, Santa Cruz do Capibaribe via 232 , Serra Talhada , Sertânia , Tabira , Tacaimbó , Triunfo via Flores , Uruçu , Vitória via Ceasa .
Garagens ao redor hoje
Clique na imagem para ampliar
Não perca a próxima matéria , siga o blog no Facebook : Blog Mobilidade & Transporte / Facebook
Pesquisa : Diário de Pernambuco
Comentários