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sábado, 29 de maio de 2021

As contribuições de Jaime Lerner na mobilidade e transporte do Grande Recife

Em 1971 o arquiteto Jaime Lerner se tornava prefeito de Curitiba , com apenas 32 anos.

Em 1972 , quando participou do III Encontro Regional de áreas metropolitanas, em visita ao prefeito Augusto Lucena , elogiou o Recife , pela sua capacidade de atrair turistas.

Em setembro de 1974 foi idealizado para o Recife , o Busway , sistema semelhante ao implantado em Curitiba pelo prefeito Jaime Lerner, em que os ônibus teriam vias exclusivas para seu tráfego. 

Em 1975 o arquiteto foi convidado para participar do planejamento da área metropolitana do Recife. Neste mesmo ano o governo local o entregou para estudo , um plano de revitalização do Recife .



Em 1976 , a prefeitura do Recife junto com os órgãos de trânsito locais e nacionais , apoiado pelo escritório do urbanista Jaime Lerner aprovou o projeto de corredores exclusivos para ônibus ( Avenidas Norte , Boa Viagem e Caxangá ) , e a ligação destes com linhas alimentadoras ; e a construção de um grande terminal ao longo da Avenida Dantas Barreto.

Outras colaborações de Jaime Lerner para o Recife incluídas no plano de revitalização

- urbanização da Avenida Boa Viagem , com criação de calçadões e deslocamento do tráfego de ônibus para a Domingos Ferreira ;

- implantação de um metrô de superfície ;

- revitalização do Centro da cidade , com implantação de ruas exclusivas para pedestres ;

- construção de um terminal intermodal ( ônibus - trem - barco ) na Ilha Joana Bezerra ;

- implantação do segundo pólo metropolitano , nas imediações da Cidade Universitária ;

- transformação dos terminais de ônibus no Centro em apenas pontos de parada ;

- projeto Cura , nos morros da Conceição e Boa Esperança ;

Em 1977 a Rua Nova foi a primeira a ser interditada ao trânsito de veículos , dentro do projeto traçado por Jaime Lerner . A segunda rua a obedecer ao novo sistema de circulação proposto foi a Rua da Imperatriz.

No final do ano outras ruas entraram no circuito de ruas exclusivas para pedestres : Duque de Caxias , Larga do Rosário , Estreita do Rosário , trecho da Rua do Fogo e as Praças da Independência e 17.

Em 2009 Jaime Lerner esteve em Recife a convite do prefeito na época  , em conversa sobre um novo plano de transporte para o Recife. Daí surgiu o BRT pernambucano , projetado pelo arquiteto em parceria com a Urbana e o sindicato dos empresários de ônibus local , da concepção do Leste - Oeste ele não participou , somente do Norte - Sul , que incluía a Agamenom Magalhães no trajeto . 

Em 2015 , em um fórum de mobilidade , ele criticou o BRT pernambucano , da forma como operava naquele momento , com longos intervalos e tráfego misto , descaracterizando o sistema . 

Pesquisa : Mobilize.org,br , Diário de Pernambuco


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