Em 1971 o arquiteto Jaime Lerner se tornava prefeito de Curitiba , com apenas 32 anos.
Em 1972 , quando participou do III Encontro Regional de áreas metropolitanas, em visita ao prefeito Augusto Lucena , elogiou o Recife , pela sua capacidade de atrair turistas.
Em setembro de 1974 foi idealizado para o Recife , o Busway , sistema semelhante ao implantado em Curitiba pelo prefeito Jaime Lerner, em que os ônibus teriam vias exclusivas para seu tráfego.
Em 1975 o arquiteto foi convidado para participar do planejamento da área metropolitana do Recife. Neste mesmo ano o governo local o entregou para estudo , um plano de revitalização do Recife .
Em 1976 , a prefeitura do Recife junto com os órgãos de trânsito locais e nacionais , apoiado pelo escritório do urbanista Jaime Lerner aprovou o projeto de corredores exclusivos para ônibus ( Avenidas Norte , Boa Viagem e Caxangá ) , e a ligação destes com linhas alimentadoras ; e a construção de um grande terminal ao longo da Avenida Dantas Barreto.
Outras colaborações de Jaime Lerner para o Recife incluídas no plano de revitalização
- urbanização da Avenida Boa Viagem , com criação de calçadões e deslocamento do tráfego de ônibus para a Domingos Ferreira ;
- implantação de um metrô de superfície ;
- revitalização do Centro da cidade , com implantação de ruas exclusivas para pedestres ;
- construção de um terminal intermodal ( ônibus - trem - barco ) na Ilha Joana Bezerra ;
- implantação do segundo pólo metropolitano , nas imediações da Cidade Universitária ;
- transformação dos terminais de ônibus no Centro em apenas pontos de parada ;
- projeto Cura , nos morros da Conceição e Boa Esperança ;
Em 1977 a Rua Nova foi a primeira a ser interditada ao trânsito de veículos , dentro do projeto traçado por Jaime Lerner . A segunda rua a obedecer ao novo sistema de circulação proposto foi a Rua da Imperatriz.
No final do ano outras ruas entraram no circuito de ruas exclusivas para pedestres : Duque de Caxias , Larga do Rosário , Estreita do Rosário , trecho da Rua do Fogo e as Praças da Independência e 17.
Em 2009 Jaime Lerner esteve em Recife a convite do prefeito na época , em conversa sobre um novo plano de transporte para o Recife. Daí surgiu o BRT pernambucano , projetado pelo arquiteto em parceria com a Urbana e o sindicato dos empresários de ônibus local , da concepção do Leste - Oeste ele não participou , somente do Norte - Sul , que incluía a Agamenom Magalhães no trajeto .
Em 2015 , em um fórum de mobilidade , ele criticou o BRT pernambucano , da forma como operava naquele momento , com longos intervalos e tráfego misto , descaracterizando o sistema .
Pesquisa : Mobilize.org,br , Diário de Pernambuco
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