Os ônibus frescões do Recife

A primeira linha de ônibus urbano com ar condicionado do Recife começou a operar no ano de 1977

O Rio de Janeiro foi pioneiro na implantação desse serviço no Brasil , seguindo o modelo da Europa. O estado fluminense chegou a possuir uma frota de 1000 ônibus desse tipo nos anos 70 , seguido de Salvador com 23 unidades e o Recife com 10. Apelidado de " frescão " , mas chamado pela CTU de seletivos.

Ônibus " frescão " que rodava no Rio de Janeiro

Esse tipo de serviço opcional chegou por aqui em agosto de 1976 através da Borborema Imperial Transportes , que adquiriu permissão da CTU para explorar as linhas do Aeroporto e Boa Viagem com o novo modelo de ônibus. Seis monoblocos foram comprados pela Imperial , e encomendados mais cinco para aumentar a frota nessas linhas . O serviço foi pensado para atender aos passageiros que desembarcavam no Aeroporto dos Guararapes e tinham como destino os hotéis do bairro de Boa Viagem.

Previsto para iniciar em setembro de 1976 , os frescões só começaram a rodar em janeiro de 1977.

Frescão da Borborema na linha Aeroporto

Características

Ônibus urbano de alto luxo , dotados de ar condicionado , música ambiente , rodomoças , capacidade para 40 passageiros sentados

Itinerário

Partindo da Rua Siqueira Campos , no centro , seguia pela Avenida Conselheiro Aguiar e terminal no Aeroporto dos Guararapes. 

O lançamento do serviço teve até show e jantar no restaurante do Sport Club do Recife , com a presença do ilustre Luiz Gonzaga e Quinteto Violado .

Os frescões da CTU 

Em maio de 1977 a CTU aderiu ao serviço dos frescões ( 5 ônibus ) , inaugurando uma linha entre a  Avenida Armindo Moura ( Porta Larga ) e a Praça Joaquim Nabuco no centro , passando pelo Aeroporto.

Em agosto de 77 uma liminar impetrada pela Borborema suspendeu a linha Armindo Moura / Centro operada pela CTU. A empresa municipal para continuar com a linha mudou o terminal para o Hospital da Aeronáutica e passou a fazer o itinerário via Barão de Souza Leão e Mascarenhas de Moraes.

No começo dos anos 80 os ônibus frescões deixaram de circular por aqui. Os da CTU deixaram de circular devido ao zoneamento da EMTU em que a empresa municipal passou a fazer as linhas do corredor Caxangá.

Pesquisa : Diário de Pernambuco e Jornal do Brasil

Fotos : Diário de Pernambuco , horários ónibus.com

Comentários