Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Sítio dos Valença - lugares do Recife

 O Sítio dos Valença foi uma propriedade localizada entre a Rua José Osório e a Avenida Caxangá no bairro da Madalena.

Os irmãos Valença foram dois compositores famosos nos anos 60 , compuseram diversas músicas carnavalescas , algumas delas que se tornaram famosas em todo o Brasil.

A propriedade dos irmãos Valença ficou famosa  ( além do talento dos irmãos ) devido a uma obra do DNOS - Departamento Nacional de Obras de Saneamento ,  que compreendia um canal passando por dentro do sítio e que por muito tempo não foi possível ser concluída e teve que ser desviada para atingir o Sítio do Cardoso do outro lado da Avenida Caxangá , pelo fato dos Valença não permitirem a passagem do canal por dentro do sítio . A obra era necessária ao escoamento das águas do Capibaribe que quando dava cheias inundava toda a região .

Veja no mapa a área aproximada do Sítio dos Valença e onde se situa o atual canal 


O canal do Valença na verdade já foi um braço do Capibaribe , aterrado e estrangulado por aterros  irregulares e construções das mais diversas. A lagoa do Zumbi , na qual o braço do Rio desaguava foi aterrada , ela chegava até próximo a atual Rua Conselheiro Teodoro . O percurso do braço do Capibaribe seguia pelo Sítio do Valença , Sítio do Berardo , os viveiros da Estrada dos Remédios , desaguando na Ilha do Retiro em frente a Ilha Joana Bezerra .

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...