Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Viadutos do Recife - Tancredo Neves

A construção do viaduto teve início em 1984 e foi entregue em tempo recorde

Antes de ser construído , o acesso de quem vinha pela Avenida Recife para Boa Viagem era feito pela Avenida Barão de Souza Leão , que além de estreita , possuía cancelas do trem da RFFSA que fechavam a cada 15 minutos e pela Antônio Falcão , e que ficaria mais inviável a travessia com a duplicação da linha sul do trem , esse fechamento do trânsito passaria a ser a cada 6 minutos . 

Viaduto Tancredo Neves , imagem do Google Maps

O viaduto Tancredo Neves foi construído com os mais modernos equipamentos , que dispensaram a contratação de grande quantidade de mão de obra , pois fizeram uso de treliças ( pontes metálicas ) . 

Números da obra 

705 metros de extensão . 

16 mil metros cúbicos de concreto

7 mil toneladas de cimento

2 mil toneladas de aço

5.300 toneladas de trilhos usados , adquiridos da Rede Ferroviária de Vitória / ES e Sapucaia / SP , utilizados como estacas de fundação. 

Comunidade de Coronel Fabriciano - resistência, luta e vitória

O viaduto foi construído sobre protestos das várias comunidades do entorno da obra , devido a desapropriações e o perigo de vias de carros passando perto de crianças que residiam no local . Uma das comunidades que mais resistiram foi a Coronel Fabriciano ( onde existe a rua com mesmo nome ) e se tornaram símbolo da luta pela permanência no local , chegando  a interromper as obras do viaduto em algumas ocasiões . 

A obra , que deveria ser entregue no mês de dezembro , foi embargada neste mesmo mês por não ter sido realizada concorrência pública para sua construção , no entanto o viaduto foi aberto ao tráfego como previsto , em 21 de dezembro de 1985.

Apesar de inaugurado , o Tancredo Neves só veio ser iluminado em fevereiro de 1987 , ganhando 57 luminárias.

Em junho de 1988 mais uma vitória para os moradores da Coronel Fabriciano , as cinco ruas que formavam a comunidade ganharam postes de iluminação pública.

Em setembro desse ano , as 88 casas construídas pelo mutirão foram entregues aos moradores.

Pesquisa : Homeroteca Digital Brasileira



Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...