Pesquisar neste blog

Mobilidade nos bairros: Macaxeira

Em 1948 a linha que era servida por  " beliscadas " e lotações , recebeu os ônibus da Pernambuco Autoviária .

1959 Auto Viação Ribeirão , Empresa Guararapes , Auto Viação Nordestina ( operou na linha até 1962 ).

1960 Empresa Conceição , Rodoviária Potengi  ( operou até 1962 na linha ).

1961 Empresa Canadense

1962 Neste ano a CTU colocou 14 ônibus diesel na linha , deslocando as empresas particulares para Guabiraba e Nova Descoberta.

Em 1964 foi inaugurado o sistema de ônibus elétrico na linha da Macaxeira  , com uma frota de 10 veículos . O itinerário inicial era o seguinte : 

Avenida Rio Branco ( inicial ) , Ponte Buarque de Macedo , Praça da República , Avenida Dantas Barreto , Avenida Guararapes , Ponte Duarte Coelho , Rua da Aurora , Rua Princesa Isabel , Rua do Hospício , Avenida Cruz Cabugá , Avenida Norte , Fábrica da Macaxeira ( terminal ) . 

No sentido de volta segue itinerário normal até a Rua do Hospício e daí pela Conde da Boa Vista , Ponte Duarte Coelho , Avenida Guararapes , Praça da Independência , Rua 1° de Março , Ponte Maurício de Nassau , Avenida Marquês de Olinda , Avenida Rio Branco ( terminal ) . 

Veja o itinerário no mapa : 


 Com a inauguração da linha de elétricos , a linha diesel número 22 Casa Amarela ( via Encruzilhada ) foi extinta  , e a linha diesel Macaxeira foi prolongada até o terminal de Guabiraba.

Em 1970 a CTU mantinha 12 ônibus elétricos na linha 26 Macaxeira

Em janeiro de 1981 a linha de elétricos foi suspensa para reconstrução da rede elétrica e voltou a funcionar em setembro do mesmo ano .

Em 1982 a linha diesel com terminal na Guabiraba passou a integrar na Macaxeira com os elétricos , deixando de seguir até o Centro .

As linhas que atendem ao bairro da Macaxeira nos dias de hoje são a 513 Córrego da Areia e 604 Alto do Burity / Macaxeira . Veja abaixo a área atendida por ônibus no bairro . 


 Pesquisa : acervo jornais locais

Nenhum comentário:

Links

Fique por dentro !

MINIATURAS

Minha galeria