Em 1948 a linha que era servida por " beliscadas " e lotações , recebeu os ônibus da Pernambuco Autoviária .
1959 Auto Viação Ribeirão , Empresa Guararapes , Auto Viação Nordestina ( operou na linha até 1962 ).
1960 Empresa Conceição , Rodoviária Potengi ( operou até 1962 na linha ).
1961 Empresa Canadense
1962 Neste ano a CTU colocou 14 ônibus diesel na linha , deslocando as empresas particulares para Guabiraba e Nova Descoberta.
Em 1964 foi inaugurado o sistema de ônibus elétrico na linha da Macaxeira , com uma frota de 10 veículos . O itinerário inicial era o seguinte :
Avenida Rio Branco ( inicial ) , Ponte Buarque de Macedo , Praça da República , Avenida Dantas Barreto , Avenida Guararapes , Ponte Duarte Coelho , Rua da Aurora , Rua Princesa Isabel , Rua do Hospício , Avenida Cruz Cabugá , Avenida Norte , Fábrica da Macaxeira ( terminal ) .
No sentido de volta segue itinerário normal até a Rua do Hospício e daí pela Conde da Boa Vista , Ponte Duarte Coelho , Avenida Guararapes , Praça da Independência , Rua 1° de Março , Ponte Maurício de Nassau , Avenida Marquês de Olinda , Avenida Rio Branco ( terminal ) .
Veja o itinerário no mapa :
Com a inauguração da linha de elétricos , a linha diesel número 22 Casa Amarela ( via Encruzilhada ) foi extinta , e a linha diesel Macaxeira foi prolongada até o terminal de Guabiraba.
Em 1970 a CTU mantinha 12 ônibus elétricos na linha 26 Macaxeira .
CTU na linha Macaxeira |
Em janeiro de 1981 a linha de elétricos foi suspensa para reconstrução da rede elétrica e voltou a funcionar em setembro do mesmo ano .
Em 1982 a linha diesel com terminal na Guabiraba passou a integrar na Macaxeira com os elétricos , deixando de seguir até o Centro .
As linhas que atendem ao bairro da Macaxeira nos dias de hoje são a 513 Córrego da Areia e 604 Alto do Burity / Macaxeira . Veja abaixo a área atendida por ônibus no bairro .
Pesquisa : acervo jornais locais
Comentários