Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2022

Mobilidade nos bairros : Peixinhos

O bairro de Peixinhos , que já foi atendido por bondes nas décadas de 30 e 40 , passou a ter serviço de ônibus a partir de 1945 com a Auto Viação Imaculada.

Em 1949 a Auto Viação Imaculada se juntou com a Auto Viação Santo Antônio , criando a Linhas Unidas Limitada ( veja a matéria ) .  Com isso unificaram os terminais das linhas Peixinhos e Sítio Novo na Rua do Bom Jesus , esquina com a Rio Branco .

Em 1950 seu terminal era no matadouro do bairro.

1954 além dos ônibus , dispunha de 30 lotações atendendo ao bairro.

Em 1960 a linha de Peixinhos chegou a ser operada apenas por lotações , uma vez que a Linhas Unidas retirou seus carros para Linha do Tiro.

Em 1962 a Empresa Petrópolis era quem atendiam a linha 11 - Peixinhos. 

Em 1963 , vinte ônibus Mercedes Benz com apenas dois anos de uso da Empresa Petrópolis , do Senhor Elson Souto , foram retirados da linha de Peixinhos para que a CTU colocasse 5 elétricos naquele subúrbio, um fato curioso e questionado , já que Peixinhos era município de Olinda e a CTU uma autarquia de Recife.

Em 1968 , dezenove lotações que faziam a linha de Peixinhos foram recolhidas pela Prefeitura .Os proprietários ainda receberam proposta da CTU para retirar os bancos dos carros e transportarem apenas feirantes e suas bagagens , coisa que não foi aceita .

Em 1979 devido a obras no acesso a Peixinhos , os ônibus elétricos passaram a fazer terminal em Campo Grande , a ligação do terminal provisório com o itinerário até o bairro de Peixinhos passaram a ser feitos por ônibus diesel da própria CTU.

Em 1982 a linha era servida pela Amapá .

Dias Atuais 


O bairro de Peixinhos é bem servido por linhas de ônibus , visto que é cortado por três principais avenidas do subúrbio olindense , a Presidente Kennedy , com linhas para o TI Xambá , a II Perimetral , que tem opções para os TI Afogados e TI PE - 15 , e a Antônio Costa Azevedo , que dá acesso aos terminais de Jardim Brasil , com linhas para o Centro do Recife e Rio  Doce . 

Pesquisa: Diário de Pernambuco 

Um comentário:

leonardo-pe disse...

Daniel: onde acho a Lista com as Linhas de ônibus MAIS MOVIMENTADAS DO GRANDE RECIFE CONSÓRCIO DE TRANSPORTE? se vossa senhoria souber, compartilha. pois é muito mais FÁCIL ACHAR AS DA CIDADE DE SÃO PAULO que as daqui.

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...