Pesquisar neste blog

Três Carneiros - Mobilidade nos bairros

 Três Carneiros é uma vila encravada entre os bairros da UR - 06 e UR - 02 no Ibura , sua ocupação data do início dos anos 70 por moradores das margens dos rios recifenses devido as grandes cheias daquela época , não é considerado um bairro , uma vez que seus limites estão localizados no bairro chamado Cohab . 


Em outubro de 1975 foi criada a linha de ônibus para Três Carneiros , operada pela Empresa Vera Cruz ; 20 ônibus iniciaram no itinerário , todos novos , montados na fábrica da Caio Norte em Jaboatão . Uma vitória para as 3 mil famílias residentes naquele subúrbio , que há muito lutavam por transporte e outros itens necessários a permanência naquele local , como luz elétrica , ainda não instalada quando a linha de ônibus foi inaugurada . Com terminal no Cais de Santa Rita , atendia o Ibura e Ipsep . 

Linha Três Carneiros , com a plaquinha auxiliar via Ibura

No mês seguinte começaram os trabalhos de eletrificação da comunidade de Três Carneiros , feito pela Celpe . O funcionamento da rede elétrica foi inaugurada em 1976

Em 1979 a Vera Cruz mantinha os seguintes prefixos na linha Três Carneiros: 1079 , 1679 , 2179 e 2379 .

Um dos carros da Vera Cruz com numeração de quatro digítos

Mobilidade 


A principal via de Três Carneiros é a Avenida São Paulo , onde fica localizado o terminal do ônibus . Os ônibus que atendem aos moradores são das linhas 133 Três Carneiros / TI Tancredo Neves e 123 Três Carneiros Baixo / TI Tancredo Neves , como mostra a linha escura no mapa acima . 

Até a próxima matéria... 

Siga o blog no Facebook e não perca nenhuma !

Pesquisa : Diário da Manhã , fotos antigas : acervo digital Diário de Pernambuco 


2 comentários:

leonardo-pe disse...

a 133 virou a nova 110-ibura/TI Prazeres.

Daniel Julio disse...

Bem lembrado Leonardo

Links

Fique por dentro !

MINIATURAS

Minha galeria