Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2022

Empresa Rio Una ( extinta ) - linha Recife / Palmares

Fundada pelo popular " Zequinha " ( José Ambrósio da Silva ) na década de 50 , a Transportadora Rio Una começou com um único ônibus fazendo o serviço na linha Palmares / Recife durando cinco horas a viagem . A segunda linha a ser operada pela empresa foi a interestadual Colônia Leopoldina / Recife , e assim a empresa foi crescendo , a cada compra de um novo veículo surgia uma nova linha  : Jundiá / AL - Palmares  , Colônia de Leopoldina / Palmares , Água Preta  / Palmares . Graças a essas novas linhas , naturalmente surgiu a necessidade da construção do Terminal Rodoviário de Palmares .

Um dos modernos monoblocos da Rio Una

 Em 1960 o senhor José Ambrósio se associou ao seu irmão Joelson , na época a empresa já possuía 14 ônibus em sua frota . 

 Em 1962 a sociedade foi desfeita , ficando apenas Joelson no comando , neste ano fazia também a linha Ribeirão / Palmares.

 Em 1964 fazia Palmares / Garanhuns , esse ano iniciou a linha de Gameleira para o Recife , desmembrando da linha de Cucaú.

No final dos anos 60 era comum a Rio Una alugar seus ônibus para levar as delegações esportivas para outros municípios e estados próximos para disputarem suas partidas . 

Ônibus da Rio Una com delegação do Santa Cruz

Em abril de 1968 a Rio Una lançou um serviço inédito no transporte coletivo do interior do estado e do Nordeste , oferecendo ônibus expressos entre Palmares e Recife  dotados de ar renovado , música , jornais a bordo , bar , toalete e as famosas rodo-moças . 

Festa para receber os novos ônibus da Rio Una
 

Além da ligação com a capital , a Rio Una neste ano já tinha linhas para Ribeirão , Gameleira , Usina Cucaú , São José da Coroa Grande , Xexéu , Garanhuns e Colônia Leopoldina em Alagoas .

Em 1969 recebeu autorização do DER para explorar as linhas Catende / Palmares  e São Benedito / Palmares . Já fazia também a Garanhuns / Palmares e Palmares / São José da Coroa Grande .

Em 1970 mantinha uma garagem no Pina . Tinha também horários expressos pra Recife. 

Em 1972 a Rio Una foi adquirida pela Bonfim , que manteve a linha Recife / Palmares .

Em 1979 o trajeto era feito pela São Domingos. 

Pesquisa : Jornal da Manhã , Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...