Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2022

Mobilidade nos bairros - Várzea

A Várzea é o segundo maior bairro do Recife em tamanho ( área ) e  também o segundo maior bairro em população ( veja o ranking completo ) . 

O bairro da Várzea é pioneiro quando se fala em transporte , desde os bondes que trafegavam pelas ruas e avenidas do Recife , assunto que em breve será tratado pelo blog , mais nessa matéria vamos abordar o modal ônibus , desde as primeiras empresas que passaram pelo bairro , relembrando a CTU , até os dias de hoje . 

Ônibus da Auto Viação Conceição

A primeira empresa de ônibus que se tem registro a operar no bairro da Várzea é a Auto Viação Conceição , isso lá no ano de 1949 , operou até 1952 , junto com outras , já que não tinha exclusividade para o bairro.

Nos anos 50 a Várzea foi servida por empresas menores , com a saída da Conceição que possuía 30 carros em todas as suas linhas , vieram outras , como a Vera Cruz ( não a de hoje ) e a Auto Viação Perez. Em 1953 a Auto Viação Zorrilla já aparecia operando na Várzea , essa empresa ficou na linha até 1959

Com a saída da Zorrilla para Olinda algumas empresas se aventuraram na linha na década de 60:  ; Empresa Irmãos Holanda , Empresa de Transportes Cruz ; Auto Viação Ribeiro e Cruz ( acho que a mesma anterior ) ; Empresa Morais .

Na década de 70 a Expresso Tropical era quem fazia a linha do bairro da Várzea .

Com a inauguração da linha de elétricos para a Várzea , a CTU ficou praticamente sozinha no bairro , pois a integração no terminal da Caxangá atendia aos usuários com o ônibus diesel na principal via do bairro , a Avenida Afonso Olindense , dali seguiam nos elétricos até o Centro do Recife.

Em 1980 , com o zoneamento da EMTU , a linha Várzea passou a ser operada pela CTU , com ônibus a cada 5 minutos , e seguindo o itinerário : Praça Pinto Damaso , Avenida Afonso Olindense , Avenida Caxangá , Praça João Alfredo , Rua Benfica , Praça Euclides da Cunha e Praça do Derby , Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti , Conde da Boa Vista , Avenida Guararapes . 18 ônibus iniciaram na linha. A única linha radial da CTU que percorria todo o corredor da Caxangá , na verdade entrou em funcionamento apenas em janeiro de 1981.

Com a venda da CTU , a CRT assumiu suas linhas e a Várzea continuou bem servida de ônibus. Mais tarde , com a reforma do TI Caxangá e a criação da linha TI Caxangá ( Centro ) , a linha Várzea ( Caxangá ) foi extinta . Depois a CRT foi incorporada pela Rodoviária Metropolitana que virou Mobibrasil e agora é Mobi - PE , assumindo a famosa garagem de ônibus da Várzea , ex - CTU.

Em setembro de 2018 o TI IV Perimetral ( hoje TI CDU ) foi inaugurado, com isso a linha mais famosa da Várzea , a CDU ( Várzea ) , passou a integrar no TI CDU.

Outras linhas que atendem a Várzea , veja no mapa os percursos feitos por linhas de ônibus dentro do bairro .



060 TI Tancredo Neves / TI Macaxeira

303 Curado II / Caxangá ( BR 232 )

302 TI TIP / Caxangá

440 CDU / Caxangá / Boa Viagem

522 Dois Irmãos ( Rui Barbosa e Príncipe )

2040 CDU / Boa Viagem / Caxangá

2433 Brasilit / TI CDU

2446 UR 7 ( Várzea ) / TI CDU

2464 Jardim Teresópolis / TI Caxangá

2431 TI CDU ( circular )

202 Barro / Macaxeira ( Várzea )

Mapa axial da Várzea - veja em detalhes


 




Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...