Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Lugares do Recife : Casa de Detenção ( Casa da Cultura )

Em 1963 , com a inauguração de novos pavilhões no Presídio de Itamaracá , a Casa de Detenção foi desativada ; a ampliação do complexo de Itamaracá recebeu o nome de Professor Barreto Campelo . Os presos da Casa de Detenção foram transferidos também para o Presídio de Dois Unidos , e finalmente os muros da Casa vieram abaixo .

História 

Em 1855 era inaugurado a Casa de Detenção do Recife em sua primeira etapa , com capacidade para 200 presos , chegou a abrigar no seu auge de superlotação , incríveis 1.200 detentos apinhados em celas inóspitas . As últimas etapas da edificação ficaram prontas em 1860 e 1867 respectivamente . A Casa de Detenção já teve visitas ilustres em sua história , como a do Imperador Pedro II . 

Aí é que entra a Mobilidade ...

Com a cidade crescendo a passos largos , passou a Casa de Detenção a ser um vizinho intruso no centro da cidade ; intruso não pela sua imponência e construção , mas por estar localizada no Centro da Capital do estado , com toda sua pompa cultural , administrativa e comercial que o Recife já representava naquela época .

É preciso unir paisagens no pensamento , imagine nos dias de hoje uma detenção no meio do centro urbano de uma grande cidade como o Recife , ladeada por ruas de comércio intenso e voltando àquela época , uma rodoviária ( a de Santa Rita ) trazendo viajantes e visitantes de todo o Brasil , ou mais recente , uma estação central do Metrô , com todo seu movimento diário , tendo como pano de fundo a Casa de Detenção , com seus muros reforçados , grades , rede elétrica de segurança , guardas armados ... ,  realmente vamos concordar que não caberia mais essa combinação na paisagem recifense . 

Antiga Casa de Detenção do Recife , hoje Casa da Cultura

Atualidade 

Hoje , o prédio histórico , remodelado , de uso cultural , é uma atração turística , que deve ser visitado , mesmo que remeta a um passado sombrio que havia naquele lugar , mas que hoje é possível ter uma nova dinâmica , com seus artesanatos e espaços curiosos que vale a pena conhecer de perto , a Casa da Cultura do Recife , transformada ainda no começo da década de 70 , numa decisão acertada de governantes e pessoas de influência na administração de nossa cidade . Até a próxima ....

Pesquisa : jornais da época ( Homeroteca Digital )


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...