Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2022

Estacionamentos periféricos : Rua da Aurora

Em 1976 os chamados " rotativos " , estacionamentos localizados no centro do Recife viraram uma praga , em cada esquina era fácil encontrar um lugar para se estacionar , desde que pagasse a quantia exigida por hora , muito parecidos com os que se vêem hoje pela área central da capital .

Propaganda dos estacionamentos periféricos 

Esses locais eram administrados pela URB - empresa pública de urbanização , essa mesma ,  junto com outros órgãos - GEIPOT e Fidem , criaram os estacionamentos periféricos , dos quais vamos falar .

Assim funcionava os estacionamentos periféricos : 

as pessoas poderiam deixar seu carro o dia todo nesse local , recebiam um tícket de ida e volta para ser utilizados nos ônibus da CTU , os famosos " Tranquilões " , veículos opcionais que eram responsáveis pelo deslocamentos dos usuários do periférico ,  levando-os até o Centro do Recife . 

O primeiro a ser criado foi o da Rua da Aurora , na verdade o local já existia como estacionamento , apenas passou por modificações para atender no novo formato , com capacidade para 285 veículos. Em 1978 a URB adquiriu 17 ônibus para operar nos estacionamentos .

O estacionamento da Aurora ganhou  banheiros públicos. O ônibus da URB possuía música ambiente e bagageiro, com partidas a cada quatro minutos. O horário de funcionamento em dias úteis : 6 às 23 horas e 7 às 13 horas aos sábados.  

Os pontos onde os ônibus do periférico paravam eram identificados com esse logo , visto na imagem abaixo , retirada do jornal Diário de Pernambuco.

Parada dos ônibus da URB na Avenida Guararapes 

Em 18 de dezembro de 1978 finalmente começou a funcionar o estacionamento periférico da Rua da Aurora.

Itinerários dos ônibus da URB - periférico da Aurora

Roteiro 1


Avenida Cruz Cabugá , Rua do Hospício , Conde da Boa Vista , Guararapes , Dantas Barreto , Praça do Carmo , 1° de Março , Guararapes , Ponte Duarte Coelho , Rua da Aurora . 

Roteiro 2


Cais do Apolo , Avenida Rio Branco , Rua 1° Março , Avenida Guararapes , Rua de Aurora .

Em março de 1979 entrou em funcionamento o sistema Zona Azul , implantado pela URB como complemento aos estacionamentos periféricos.

Em 1980 o movimento do periférico da Aurora começou a cair , os veículos ocupavam apenas 50% das vagas disponíveis , causando também ociosidade nos ônibus da URB , um dos motivos foi a mudança na venda dos carnês , que passaram a ser adquiridos nos bancos .

Em 1981 , os usuários do estacionamento periférico da Rua da Aurora reclamavam da demora dos ônibus da URB , que passaram de um intervalo de 5 minutos no começo da operação , para incríveis 30 minutos entre um ônibus e outro . 

Em agosto de 1983 os ônibus da URB que faziam o itinerário estacionamento periférico Rua da Aurora / Cais da Alfândega  / Centro foram desativados . A receita obtida com o sistema , que incluía as Zonas Azuis , já não cobria as despesas com o serviço . O estacionamento neste ano tinha capacidade para 300 vagas , com uma rotatividade de 900 veículos por dia , enquanto o do Cais da Alfândega permitia 250 vagas , com uso rotativo de 770 veículos ao longo do dia .


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...