Como anda a mobilidade nas capitais do Nordeste ? Vamos novamente fazer um apanhado de informações sobre o transporte público nas capitais da região , 7 anos após a primeira publicação sobre o tema aqui no blog .
Iniciaremos essa nova jornada por Maceió , a quinta maior capital do Nordeste , com pouco mais de 1 milhão de habitantes . A cidade faz parte de uma região metropolitana que compõe 13 municípios incluindo a capital . Cinco empresas fazem o transporte por ônibus no município , dentre elas a mais conhecida por aqui é a Real Alagoas , pois além de linhas urbanas , ela opera também linhas interestaduais , como a Recife / Maceió .
Em 2015 , ano da matéria publicada aqui , a licitação de linhas de Maceió ainda estava em curso , e foi concretizada , entrando em operação já no ano seguinte . Veja como ficou dividida a cidade :
Mapa da divisão por lotes das linhas de ônibus de Maceió , fonte : prefeitura |
Empresas por lote :
– Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió;
– Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco;
– Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro;
– Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas.
Duas empresas deixaram de atender após a licitação : Auto Viação Massayó e Auto Viação Nossa Senhora da Piedade
Frota
A frota de ônibus em Maceió ainda deixa a desejar , é comum ver ônibus rodando pelas linhas da cidade já com vários anos de uso , são poucos os modelos das últimas carrocerias lançadas pelas encarroçadoras circulando pela cidade , a maioria ainda são Marcopolo Torino 2007 .
Novidades
Foi inaugurada pela prefeitura um novo corredor exclusivo para ônibus , na Avenida Benedito Bentes , por onde circulam diversas linhas do SIMM ( Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió ) .
Foi anunciado neste ano pela prefeitura , a implantação do sistema BRT na cidade. O projeto prevê 22 estações, construídas em 3 vias de grande movimento da capital .
Comentários