Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2022

Beberibe - Mobilidade nos bairros

O bairro de Beberibe que não era bairro era distrito , pertenceu a Olinda e foi desmembrado no início desse século . A Avenida que leva o nome do bairro , quando pertencia ao Recife e era a Estrada de Beberibe , tinha como nome Rua Clementino Tavares na parte que pertencia ao Recife , do bairro do Fundão para dentro era território de Olinda . 

No início dos anos 30 toda a Estrada de Beberibe passou a se chamar Avenida Beberibe e a Praça da Convenção foi batizada com esse nome como marco ao lugar onde aconteceu a convenção de Beberibe , onde o governo de Luís do Rego ( considerado na época o maior perseguidor do povo pernambucano ) foi desposto .

Ônibus a gás da Empresa São Paulo, arquivo Technibus

Mobilidade 

ônibus da linha Beberibe / Afogados

Em 1946 a prefeitura autorizou o Sr. João Alexandre de Souza a pôr em circulação dois auto-ônibus com o itinerário Recife - Beberibe, atendendo as seguintes vias: Rua Dona Maria Cézar, Praça da República, Rua Princesa Isabel, Rua do Príncipe, Avenida João de Barros, Largo da Encruzilhada, terminal Beberibe. 

Em 1947 já circulavam as correições ( caminhões com carroceria de auto  - lotação ) no bairro de Beberibe . 

Em 1948 o subúrbio de Beberibe era servido por beliscadas .

Registro do Diário de Pernambuco de uma beliscada 

A partir deste ano vária empresas passaram a servir ao bairro de Beberibe , que já era um dos mais populosos do Recife e abrangia áreas de outros bairros . Muitas dessas empresas de ônibus possuíam poucos veículos e não duravam muitos anos na linha , seja por falta de condições de colocar os ônibus no tráfego ou por mudar para outras áreas onde a concorrência era menor . Conheça algumas que operaram no bairro :

Empresa Viação Tereza de Jesus , Auto Viação Pedrosa 

1949 Auto Viação Santa Tereza 

Nos anos 50 faziam terminal na Praça da Convenção. 

Auto Viação Perez 

1951 Empresa São Caetano , Empresa São João 

1952 Empresa Boa Sorte

1953 Empresa São Marcos , Empresa São Jerônimo 

Em 1954 mais de cinquenta empresas de ônibus faziam a linha .

1955 Empresa Santa Marta 

1956 Auto Viação 11 de Janeiro. 

1958 Auto Viação Figueiredo. Empresa 7 de Setembro ( operou até 1959 ) .

1959 Auto Viação Campos

1960 o trajeto era feito pela Empresa de Transportes Ltda , Empresa Caxias , Empresa Brasil , Empresa Marinete , Empresa Francisco Alves 

Em 1961 a São Paulo foi deslocada para Beberibe com a chegada dos elétricos da CTU no bairro do Fundão . Os ônibus da São Paulo passaram a fazer o itinerário Beberibe ( Avenida Norte ) . 

Em 1966 a linha 100 Beberibe foi uma das que passaram a atender as praias nos domingos e feriados , veja o itinerário estendido : 

Praça da Convenção , Avenida Beberibe , Praça da Encruzilhada , Avenida João de Barros , Avenida Norte , Avenida Cruz Cabugá , Parque 13 de Maio , Rua Princesa Izabel , Ponte Princesa Izabel , Praça da República , Rua do Imperador , Cais de Santa Rita , Avenida José Estelita , Ponte do Pina , Avenida Antônio de Góis , Avenida Herculano Bandeira , Praia de Boa Viagem ( retorno ) . 

1976 A linha 102 Beberibe ( Nova Descoberta ) foi implantada pela CTU

1979 Beberibe ( Água Fria )

Nos anos 80 com o zoneamento da EMTU a São Paulo ficou responsável pela área 12 , que compreendia as linhas de Beberibe : 

Beberibe 

Beberibe ( Avenida Norte )

Beberibe / Derby

Vias do bairro de Beberibe atendidas por ônibus

Com a saída da São Paulo das linhas da zona norte em 2014 , o bairro de Beberibe passou a ser atendido pela Rodoviária Caxangá . As linhas que levam o nome do bairro são :

700 Beberibe / Afogados

710 Beberibe / Derby

731 Beberibe ( Espinheiro )



Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...