Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2023

As vilas de Areias - Industriários

 Construída nos anos 40 , no bairro de Areias , num total de 330 casas . 

Precisamente em 1943 foi autorizada a construção da Vila dos Industriários , incluindo uma escola e uma creche . Outras vilas foram construídas nessa época : Vila do Instituto de Transportes e Cargas na Rua Bispo Cardoso Ayres ; Vila dos Bancários na Rua São Miguel ; Vila do Comerciários em Casa Amarela . 

Próximo a Vila dos Industriários foram construídas as seguintes : Contínuos , Lavadeiras ( Praça Alfredo Pinto ) , Ferroviários e Popular . 

Mobilidade

Em 1948 um vereador solicitou concorrência para instalação do serviço de ônibus no local . A Empresa Cruzeiro foi a primeira a oferecer linha de ônibus para aquele local , depois de muita luta e reinvindicação da população . 

Em 1950 a vila era atendida por dois ônibus da Empresa Ibura . 

Em 1951 a Empresa Cruzeiro saiu da linha devido a má condição da estrada de acesso a vila . 

Em 1953 todas as linhas de ônibus do Recife receberam numeração , com exceção de algumas da Pernambuco Autoviária , a da Vila dos Industriários recebeu a numeração 73 , neste ano a Auto Viação Bandeirante e a Rodoviária Mirabar operavam na linha . 

Expresso Frederico

Em 1958 a Expresso Frederico já operava no local com 5 ônibus , a outra era a Empresa Brasil que iniciara com 7 ônibus e neste ano estava reduzida a 1 , devido as péssimas condições da via local , uma buraqueira só .  

Em 1960 a Expresso Frederico fazia itinerário pela Rua Ipojuca , atendendo outras vilas da área : Caçote , Popular e das Lavadeiras .

Neste ano foi inaugurada a pavimentação da Rua Ipojuca .

Em 1965 os cinco ônibus da empresa nunca estavam todos a disposição , sempre tendo 1 ou 2 quebrados . 

Em 1970 a linha Vila dos Industriários passou a fazer terminal na Avenida Rio Branco e no subúrbio era na Rua Ipojuca , principal artéria do conjunto residencial . 

Em 1971 com o novo plano de circulação do Bairro do Recife a linha passou a fazer terminal na Rua Vigário Tenório , a Vera Cruz operava na linha . 

Em 1972 o terminal de ônibus era na Rua Izabel de Góes e a população era atendida pela Expresso Continental , que ficou na linha até 1979 .

Em 1975 passou a fazer ponto de retorno na Avenida Dantas Barreto .  

Em 1976 a Vila dos Industriários era atendida também pelos ônibus da Vila Cardeal e Silva .  

Terminal Vila Cardeal e Silva

Em 1984 a linha Cardeal e Silva , operada pela Empresa Metropolitana , substituiu a linha Vila dos Industriários . 

Vila dos Industriários


Ano 1949\Edição 00275 (1)

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...