Construída nos anos 40 , no bairro de Areias , num total de 330 casas .
Precisamente em 1943 foi autorizada a construção da Vila dos Industriários , incluindo uma escola e uma creche . Outras vilas foram construídas nessa época : Vila do Instituto de Transportes e Cargas na Rua Bispo Cardoso Ayres ; Vila dos Bancários na Rua São Miguel ; Vila do Comerciários em Casa Amarela .
Próximo a Vila dos Industriários foram construídas as seguintes : Contínuos , Lavadeiras ( Praça Alfredo Pinto ) , Ferroviários e Popular .
Mobilidade
Em 1948 um vereador solicitou concorrência para instalação do serviço de ônibus no local . A Empresa Cruzeiro foi a primeira a oferecer linha de ônibus para aquele local , depois de muita luta e reinvindicação da população .
Em 1950 a vila era atendida por dois ônibus da Empresa Ibura .
Em 1951 a Empresa Cruzeiro saiu da linha devido a má condição da estrada de acesso a vila .
Em 1953 todas as linhas de ônibus do Recife receberam numeração , com exceção de algumas da Pernambuco Autoviária , a da Vila dos Industriários recebeu a numeração 73 , neste ano a Auto Viação Bandeirante e a Rodoviária Mirabar operavam na linha .
Expresso Frederico |
Em 1958 a Expresso Frederico já operava no local com 5 ônibus , a outra era a Empresa Brasil que iniciara com 7 ônibus e neste ano estava reduzida a 1 , devido as péssimas condições da via local , uma buraqueira só .
Em 1960 a Expresso Frederico fazia itinerário pela Rua Ipojuca , atendendo outras vilas da área : Caçote , Popular e das Lavadeiras .
Neste ano foi inaugurada a pavimentação da Rua Ipojuca .
Em 1965 os cinco ônibus da empresa nunca estavam todos a disposição , sempre tendo 1 ou 2 quebrados .
Em 1970 a linha Vila dos Industriários passou a fazer terminal na Avenida Rio Branco e no subúrbio era na Rua Ipojuca , principal artéria do conjunto residencial .
Em 1971 com o novo plano de circulação do Bairro do Recife a linha passou a fazer terminal na Rua Vigário Tenório , a Vera Cruz operava na linha .
Em 1972 o terminal de ônibus era na Rua Izabel de Góes e a população era atendida pela Expresso Continental , que ficou na linha até 1979 .
Em 1975 passou a fazer ponto de retorno na Avenida Dantas Barreto .
Em 1976 a Vila dos Industriários era atendida também pelos ônibus da Vila Cardeal e Silva .
Terminal Vila Cardeal e Silva |
Em 1984 a linha Cardeal e Silva , operada pela Empresa Metropolitana , substituiu a linha Vila dos Industriários .
Vila dos Industriários |
Ano 1949\Edição 00275 (1)
Comentários