Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Ônibus Magirus Deutz no Recife - nostalgia

A fábrica da Magirus foi instalada em Aratu na Bahia  , onde foi produzido o primeiro chassi para ônibus nesse estado nordestino , pela IANOR - Indústria Automotores do Nordeste S/A .

chassi Magirus Deutz
 

 Veja a logo da Magirus e anúncio de uma concessionária >>>

Em 1967 os chassis foram apresentados no Recife , seriam comercializados pela Socimex ( distribuidora da marca para o Nordeste ) e que já representava os motores Deutz na região .

Apresentação Magirus no Recife

Em 1968 a Nápoles adquiriu vários chassis de ônibus Magirus à Socimex  para encarroçamento na Fábrica Metropolitana, inicialmente operaram na linha Recife / Goiana . 

Ônibus Magirus Deutz da Nápoles rodando na linha Maria Farinha via Rio Doce

Em 1969 a São Judas Tadeu adquiriu dois ônibus Magirus com carroceria Caio Norte . A CTU adquiriu seis chassis também encarroçados na filial pernambucana da Caio , os novos ônibus desfilaram pelas ruas da cidade com faixas alusivas a administração do prefeito naquele ano .  

A Empresa Zorrila possuía em sua frota neste ano , 6 ônibus Magirus na linha de Monsenhor Fabrício . 

Em 1970 a fábrica da Magirus comemorou a produção de sua carroceria número 1.000 .  As maiores compradoras eram a CTU e a VIPLAN de Brasília , que de uma vez só adquiriu 115 ônibus Magirus Deutz .                                                                                                                                  

A Expresso de Luxo , que fazia linha de Recife / Fortaleza / Rio  possuía em sua frota 20 Magirus Deutz .

chassi Magirus Deutz na Itapemirim

Em 1972 a fábrica da Magirus no Brasil fechou , o que levou muitas empresas de ônibus a tirarem os veículos de circulação devido a falta de peças para reposição . A CTU tinha em sua garagem do Largo Dom Luiz cerca de 50 ônibus da marca ( dos 75 adquiridos para transporte para os morros ) parados por falta de reposição , principalmente de motores , pois consumiam muito combustível , e teriam que ser adaptados para as condições brasileiras . 

Pesquisa : jornais digitais ( Biblioteca Nacional )



Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...