Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de março de 2023

Cidade Universitária - cronologia do transporte

Quem diria , a CDU  que hoje é um dos bairros mais bem servidos por ônibus , já foi um calo principalmente para os estudantes .

Em 1972 existia além de outras que serviam aos estudantes da UFPE , a linha Circular Norte , com terminal no viaduto João de Barros .  

Em 1974 a linha Cristo Redentor atendia aos estudantes passando pela BR 101 . Os ônibus da CTU faziam terminal na Rua da Aurora . 

Em setembro a CTU abriu concorrência para venda de 10 ônibus Mercedes - Benz tipo monobloco OM 321 - HL , de números de ordem : 565, 566, 567, 570, 571, 576, 580, 582, 589 e 656. Os mesmos sem motores e eixos , ao vencedor daria o direito de explorar a linha Cidade Universitária com uma frota entre 10 e 15 veículos, obedecendo ao seguinte itinerário: 

clique no mapa para ampliar

itinerário da linha Cidade Universitária em 1974

Rua da Aurora, Rua da Imperatriz, Avenida Manuel Borba, Rua Paissandu, Rua Benfica, Avenida Caxangá, Avenida Professor Moraes Rego, Reitoria, Avenida Professor Artur de Sá, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Imprensa Universitária ; volta ... Avenida Caxangá, Rua Benfica, Rua Paissandu, Rua Dom Bosco, Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora.

De 1976 a 79 a  Empresa Bela Vista operou na Cidade Universitária . 

Em 1977 a linha Cidade Universitária / Boa Viagem operada pela CTU foi suspensa por determinação judicial em pedido da Borborema. Em agosto do mesmo ano a liminar da Borborema que tirava a linha de circulação foi suspensa e a linha voltou a operar. 

Em 1979 a linha Cidade Universitária via Avenida Recife ganhou uma renovação de 25 coletivos. Em julho a linha Cidade Universitária estava sendo operada pela Empresa Metropolitana. 

Em 1980 , a CTU renovou a frota da linha com 30 ônibus novos, entre eles cinco veículos Padron, na CDU / Boa Viagem.

Em 1981 , a Cidade Universitária era servida por 13 ônibus da linha CDU / Boa Viagem  e 8 da Candeias / Cidade Universitária da Borborema que também já operava na ligação com Boa Viagem. 

Em 1982 o terminal da linha Cidade Universitária era na Rua General Polidoro. 

Em 1984 foi testada na linha Cidade Universitária ( circular ) uma catraca adicional na porta traseira pra evitar a descida sem pagar a passagem.

Já existia a linha Cidade Universitária / Rio Doce , operando com 6 veículos da Nápoles . 

Em 1987, a linha CDU / Várzea era operada com uma frota de 9 ônibus . 


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...