* Em 1990 um ônibus da Marcopolo da Camujuripe ( BA ) modelo Marcopolo III atingiu o recorde de 1 milhão e 800 mil km rodados sem abrir o motor. O veículo operava na linha Salvador / Vitória da Conquista com percurso de 540 km, desde que foi adquirido em 1981. *
Em 1991 a fábrica montada em Portugal produziu seus primeiros modelos , o intermunicipal Mondego e o rodoviário Choupal II, com o intuito de comercializar nos mercados europeu e africano .
Em 1992 foi lançada a Geração V da Marcopolo, começou a ser produzido neste ano o biarticulado para o sistema urbano de Curitiba.
Em 1993 a Marcopolo testou uma inovação em Caxias do Sul, itinerário auxiliar acoplado a lateral dos ônibus.
Em 1994 foi lançado a GeraçãoV, com os modelos Paradiso e Viaggio.
Em 1996 foi lançado o Paradiso GV 1800 DD ( Double Decker ). Neste ano a empresa recebeu a certificação ISO 9002 de qualidade, sendo a primeira indústria de carrocerias brasileira a ter reconhecimento internacional; em 1997 veio a ISO 9001.
Em 1998 comemorou a produção de número 100.000 em 49 anos de existência, um recorde na produção de carrocerias de ônibus no Brasil. Neste ano foram desenvolvidos o Andare, o VLP ( veículo leve sobre pneus ) para a capital paulista e o urbano Viale.
Em 2001 foi lançado o novo Paradiso 1800 Double Decker.
A primeira aquisição da Gontijo junto a Marcopolo foi do modelo Paradiso 1200 |
Em 2007 a Marcopolo forneceu pela primeira vez para a Gontijo, uma encomenda de 45 unidades do Paradiso 1200 foi entregue.
Neste ano a encarroçadora participou do projeto do primeiro ônibus movido a etanol no Brasil, adaptando um Viale como experiência.
Em agosto de 2009 começou a produção da Geração VII da Marcopolo.
ônibus inspirado no trem - bala, só chegou por aqui com a Copa do Mundo no Brasil |
Em 2011 a Marcopolo apresentou o Viale BRT
Em 2012 a Marcopolo produziu o primeiro Viale BRT, adquirido pela Visate do Rio Grande do Sul.( veja matéria ). Neste ano também a encarroçadora forneceu para uma empresa de Porto Alegre o Viale Double Decker Sunny ( o ônibus sem teto ), utilizado para fins turísticos.
Com o advento da Copa do Mundo no Brasil a Marcopolo forneceu várias unidades de BRTs nas cidades sedes, a primeira foi o Rio de Janeiro, com o corredor Transoeste.
Em 2020 a Marcopolo fechou a fábrica que mantinha no Rio de Janeiro, no município de Xerém; neste ano, além das operações no Rio Grande do Sul e Espírito Santo, a empresa tinha 11 fábricas no exterior.
Pesquisa: O Pioneiro( RS ), Jornal do Brasil ( RJ )
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