Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 9 de julho de 2023

Marcopolo - história, destaques e curiosidades ( final )

Curiosidades

* Em 1990 um ônibus da Marcopolo da Camujuripe ( BA ) modelo Marcopolo III atingiu o recorde de 1 milhão e 800 mil km rodados sem abrir o motor. O veículo operava na linha Salvador / Vitória da Conquista com percurso de 540 km, desde que foi adquirido em 1981. *

Em 1991 a fábrica montada em Portugal produziu seus primeiros modelos , o intermunicipal Mondego e o rodoviário Choupal II, com o intuito de comercializar nos mercados europeu e africano . 

Em 1992 foi lançada a Geração V  da Marcopolo, começou a ser produzido neste ano o biarticulado para o sistema urbano de Curitiba.

Em 1993 a Marcopolo testou uma inovação em Caxias do Sul, itinerário auxiliar acoplado a lateral dos ônibus. 

Em 1994 foi lançado a GeraçãoV, com os modelos Paradiso e Viaggio. 

Em 1996 foi lançado o Paradiso GV 1800 DD ( Double Decker ). Neste ano a empresa recebeu a certificação ISO 9002 de qualidade, sendo a primeira indústria de carrocerias brasileira a ter reconhecimento internacional; em 1997 veio a ISO 9001. 

Em 1998 comemorou a produção de número 100.000 em 49 anos de existência, um recorde na produção de carrocerias de ônibus no Brasil. Neste ano foram desenvolvidos o Andare, o VLP ( veículo leve sobre pneus ) para a capital paulista e o urbano Viale. 

Em 2001 foi lançado o novo Paradiso 1800 Double Decker. 

A primeira aquisição da Gontijo junto a Marcopolo foi do modelo Paradiso 1200

 Em 2007 a Marcopolo forneceu pela primeira vez para a Gontijo, uma encomenda de 45 unidades do Paradiso 1200 foi entregue. 

Neste ano a encarroçadora participou do projeto do primeiro ônibus movido a etanol no Brasil, adaptando um Viale como experiência.

Em agosto de 2009 começou a produção da Geração VII da Marcopolo. 

 

ônibus inspirado no trem - bala, só chegou por aqui com a Copa do Mundo no Brasil
 

Em 2011 a Marcopolo apresentou o Viale BRT

Em 2012 a Marcopolo produziu o primeiro Viale BRT, adquirido pela Visate do Rio Grande do Sul.( veja matéria ). Neste ano também a encarroçadora forneceu para uma empresa de Porto Alegre o Viale Double Decker Sunny ( o ônibus sem teto ), utilizado para fins turísticos. 

Com o advento da Copa do Mundo no Brasil a Marcopolo forneceu várias unidades de BRTs nas cidades sedes, a primeira foi o Rio de Janeiro, com o corredor Transoeste. 

Em 2020 a Marcopolo fechou a fábrica que mantinha no Rio de Janeiro, no município de Xerém; neste ano, além das operações no Rio Grande do Sul e Espírito Santo, a empresa tinha 11 fábricas no exterior. 



Pesquisa: O Pioneiro( RS ), Jornal do Brasil ( RJ )

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...