O modelo urbano desenvolvido foi massivamente testado em laboratório, antes de ser produzido em linha .
A Mafersa foi fundada nos anos 50 com o objetivo de atender a produção de composições para a rede ferroviária e metroviária, com três unidades fabris : São Paulo, Contagem e Caçapava. Iniciou a diversificação da sua produção em 1985 quando começou a produzir trólebus para a CMTC de São Paulo.
O ônibus urbano da Mafersa foi o primeiro do Brasil projetado por computador. Sensores foram utilizados em ônibus comuns para apanhar dados do tráfego dos ônibus em circulação em algumas capitais, em 1987 um ônibus modelo urbano carregando sacos de areia e sensores rodou 1000 km pelas ruas de São Paulo, protótipo foi testado em seguida, e rodou o mesmo percurso.
Sua produção efetiva começou em 1988, batizado de Padron M-210 turbo, o primeiro monobloco Padron com projeto totalmente nacional. Manaus foi a primeira cidade a receber o novo ônibus, inteiramente projetado no Brasil; as outras capitais que adquiriram o veículo no início de sua produção foram: Curitiba, Vitória, e Brasília.
O urbano da Mafersa |
Em 1992 a Mafersa já privatizada, apresentou seu novo modelo, o M-240, tendo também uma inovação totalmente brasileira, já equipado com câmbio automático como equipamento de linha.
A Mafersa foi extinta ainda nos anos 2000, quando foi vendida para a Alston, também fabricante de vagões.
Pesquisa: Revista OTM ( acervo ), jornais catalogados na Biblioteca Nacional
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