Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 19 de agosto de 2023

Mobilidade nos bairros: Dois Unidos

Em 1961 a Empresa Real e a Empresa Andrade faziam atendimento ao bairro.

A Empresa Brasil era quem servia ao bairro em 1963.

Em 1966 a linha Dois Unidos começou a fazer baldeação em Beberibe, da seguinte forma: de 4 ás 9 da manhã os ônibus iam direto ao Centro do Recife; das 9 às 16:30 um ônibus fazia baldeação na praça da Convenção, após esse horário até as 21:30 um ônibus fazia a baldeação inversa, de Beberibe até Dois Unidos. Neste ano foi disponibilizado um ônibus bagageiro para transportar lavadeiras que se deslocavam para o bairro do Passarinho e também os feirantes. Depois a linha passou a ter três itinerários: via Aurora, Via Pombal e Via Cabugá, a Empresa São Paulo já era a permissionária da linha. 

Em 1970 a linha 109 Dois Unidos tinha o seguinte itinerário : 

Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Parque 13 de Maio, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Norte, Avenida João de Barros, Praça da Encruzilhada, Avenida Beberibe, Praça da Convenção, Rua Uriel de Holanda, Rua Hidelbrando de Vasconcelos ( Estrada de Cumbé ). Volta - Estrada do Cumbé, Rua Uriel de Holanda, Praça da Encruzilhada, Rua Dr José Maria, Avenida Norte, Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Rua do Observatório, Praça Artur Oscar, Rua do Bom Jesus, Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1. de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes. 

Em 1972 alguns ônibus de Dois Unidos passaram a fazer itinerário pela Estrada do Passarinho. A Estrada de Dois Unidos foi pavimentada em concreto e iluminada na sua total extensão de 3 km, permitindo também inclui-la no itinerário dos ônibus.   

Em 1990 a linha Alto do Capitão foi criada, com 3 ônibus e 27 viagens. 


Ônibus da linha Dois Unidos

Dias atuais

O bairro de  Dois Unidos é servido por 6 linhas da Empresa Caxangá, substituta da extinta São Paulo:

717 - José Amarino dos Reis
741 - Dois Unidos
742 - Linha do Tiro ( atendimento José Amarino )
746 - Alto do Capitão
760 - Dois Unidos/Derby 
800 - Dois Unidos/Afogados

Além da bacurau 744 - Dois Unidos e das complementares 108 - Dois Unidos/Torre , 114- Alto do Rosário/Esperança/Dois Unidos e 118 - Alto do Maracanã/Alto do Brasil

Pesquisa : Diário da Manhã, Diário de Pernambuco. 

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...