A Pluma surgiu em 1966 e ganhou mercado na área de ônibus substituindo a Boscatur S/A na linha Curitiba / Santa Maria.
Os carros da Pluma eram os mais confortáveis da época, contavam com serviço de bordo sob responsabilidade das rodo-moças apelidadas de Miss Pluma.
Em 1969 a Pluma com uma frota inicial de 34 ônibus, operando três linhas e um quantitativo de 170 funcionários. atendia : Porto Alegre - Curitiba, Santa Maria - Cruz Alta - Curitiba e Curitiba - São Paulo.
![]() |
ônibus leito da Pluma em 1969 |
Em 1971 um ônibus da Pluma transportou numa viagem pelos pontos turísticos de Curitiba, três beldades : a Miss Universo, a Miss estados Unidos e a Miss Brasil.
Neste a ano a empresa adquiriu 12 ônibus Scania com suspensão a ar, carroceria Diplomata da Nielson.
Em 1972 na inauguração da estação rodoferroviária de Curitiba, o primeiro ônibus a dar partida no terminal foi um veículo da Pluma, na linha para São Paulo. Incorporou a Expresso Porto Alegre / Brasilia. pioneira no transporte entre Brasil e Argentina .
Em 1973 inaugurou a maior linha operada por ônibus na América Latina, com 3.250 km de extensão, trajeto feito em 48 horas, ligando o Rio de Janeiro a Buenos Aires com paradas estratégicas em dezenas de cidades turísticas no percurso. A ligação inaugurou também a passagem fracionada, com homologação do D.N.E.R onde o passageiro poderia descer em uma das cidades incluídas nas paradas do trajeto e após aproveitar os encantos do lugar embarcar em outro ônibus com a mesma passagem. Cidades atendidas pela linha Rio/Buenos Aires : São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Uruguaiana, Paso de Los Libres, Paraná, Santa Fé e Rosário.
Possuía neste ano uma frota de 106 ônibus, adquiriu mais 30 Mercedes para operar na nova linha internacional.
Passagem pelo túnel subfluvial : no trajeto da linha uma das atrações é a travessia do Rio Paraná através do túnel que passa por baixo do Rio Paraná na divisa Entre Rios/Santa Fé.
1974
Em 1974 as concessões das linhas São Paulo/Cataratas/Assunção , Foz do Iguaçu/Assunção e São Paulo/Foz do Iguaçu foram transferidas para a Pluma. Colocou a partir deste ano ônibus leito na linha para Buenos Aires.
1975
Reforçou a frota com 35 chassis Scania Vabis Super, carroceria Nielson. A linha Rio Buenos Aires era sinônimo de sucesso, com reservas de passagens com 10 dias de antecedência, fazendo a empresa colocar carros extras convencionais para atender a demanda.
Inaugurou a linha Foz do Iguaçu/Porto Stroessner no Paraguai, a mais curta linha de ônibus internacional, com 8 km apenas, porém entre duas cidades de intenso movimento de pessoas. Quatro empresas receberam autorização para operar na linha, duas brasileiras e duas paraguaias.
As linhas para Foz do Iguaçu e Assunción passaram a ter origem no Rio de Janeiro.
1976
![]() |
anúncio dos novos ônibus da Pluma |
Inaugurou as linhas Rio/Cascavel/Foz do Iguaçu, São Paulo/Santa Maria (RS ), Blumenau/São Paulo, Lages/Passo Fundo, Curitiba/Porto Alegre e a internacional Rio de Janeiro/Santiago
Iniciou a renovação total de sua frota, os chamados Air Bus da Pluma substituíram os ônibus que faziam linha para São Paulo; tinham chassi Scania Vabis.
![]() |
Os onibus Diplomata da linha para Buenos Aires |
1977
Inaugura a linha Curitiba/Assuncion via Foz do Iguaçu.
1982
Porto Alegre / Passos de Los Libres
1986
Ganhou concorrência junto com outras duas empresas para operar na linha Foz do Iguaçu /Porto Iguaçu na Argentina .
Frota neste ano: 500 ônibus
![]() |
Anúncio da Pluma |
1987
Santos/Foz do Iguaçu
1997
Operava 67 linhas de ônibus nas regiões sul/sudeste do Brasil e também na América do Sul, com uma frota de 500 veículos, 1.500 funcionários e 75 filiais.
Pesquisa : Diário da Paraná , Jornal do Commercio ( RJ )
Comentários