Scania - o pioneirismo da fabricante sueca no mercado de ônibus brasileiro - parte II

 

Em 1983 a Scania apresentou os seus novos ônibus, o S-112 com motor dianteiro e o K-112  com motor traseiro, carroceria urbana Marcopolo.

Modelo urbano da Scania

Scania K-112 versão Padron

Já produzia trolébus 100% brasileiro. 

Em 1987 foi lançado o FH 112 HL, desenvolvido para enfrentar todo tipo de terreno e adversidades. 

Em 1989 foi inaugurada a primeira revendedora exclusiva de ônibus Scania no Brasil, localizada em Guarulhos ( SP ).

Em 1990 a Scania lançou o L-113, exclusivamente para atender as exigências do mercado brasileiro, baseado no projeto Padron; além desse apresentou a versão mais avançada do L 113-HL, sucessor do L 112 para regiões difíceis de asfaltamento.

o ônibus L 113 da Scania

 

 Em 1991 a segunda concessionária exclusiva foi inaugurada, no Rio de Janeiro. A Viação Cometa continuava a ser a maior frotista de ônibus Scania no mundo, operando exclusivamente com os veículos da marca.

Em 1992 foi feita a maior entrega de L113 já vista no mundo até então, a Rápido Araguaia, de Goiás adquiriu 50 ônibus Scania, sendo 42 L113, uma das maiores da Busscar também, com a carroceria Urbanus. 

ônibus Scania articulado
 

Em 1994 foi desenvolvido um novo chassi de ônibus articulado por brasileiros e suecos da Scania, possuindo 18,5 metros de comprimento com capacidade para 180 passageiros e motor traseiro, permitindo esse aumento na capacidade. Foi num ano que os corredores de transporte coletivo começaram a ganhar terreno nas capitais brasileiras que ainda não possuíam.

Em 1995 foi lançado pela Scania o Double Decker, o K 113 TL.

Em 1996 inaugurou mais uma linha de montagem no Brasil em São Bernardo do Campo, para produção apenas de chassis, visando atender o mercado sul americano, que era o maior consumidor de ônibus Scania no mundo. 

Em 1999 a Gontijo ultrapassou a Cometa em número de ônibus Scania na frota, quando adquiriu de uma só vez 116 ônibus Scania série 4.

Pioneirismo da Scania

A fabricante sueca foi pioneira no Brasil no lançamento de novas tecnologias no mercado de ônibus:

- lançou o primeiro chassi pesado para ônibus no Brasil

- a primeira suspensão a ar

- o primeiro chassis para trólebus

- o primeiro articulado

- o primeiro intercooler

- o primeiro ônibus de piso baixo, produção iniciada em 1998.

 2000

Produziu no Brasil o primeiro ônibus com tração original 8x2, o rodoviário K 124. A Gontijo consolidou a posição de maior frotista de ônibus rodoviário Scania no mundo, com 1.150 unidades.

2003

Lançamento do chassi L94 para carrocerias de 15 metros com piso baixo, sem degraus nas portas dianteira e central. A fabricante conquistou o prêmio de empresa mais admirada entre as montadoras de ônibus.

Em 2004, após mais de 10 anos sem negociar para o mercado de São Paulo, a Scania forneceu ônibus de piso baixo para a Viação Santa Brígida.

Neste ano um dos maiores contratos da Scania foi feito com o grupo JCA, fornecendo 143 ônibus para quatro empresas pertencentes ao grupo. 

Projeto K 94 da Scania
 

Foi lançado o Projeto K 94 , com o intuito de aumentar a participação nos segmentos de fretamento, transporte intermunicipal e receptivos de turismo, para isso ofertando uma redução significativa no s preços dos veículos. O nome do projeto fez referência ao modelo K 94 IB4X2 NB, para transporte de passageiros em curtas distâncias, de até 200 km.

2011

A Scania foi a fornecedora de ônibus movidos a álcool para a Viação Metropolitana ( filial da atual Mobibrasil ? ) em São Paulo; sendo a pioneira também nesse quesito no transporte público em nosso país. 


Pesquisa : O Pioneiro, Jornal do Brasil ( RJ ), Cidade de Santos, Correio Braziliense, Diário do Pará, Jornal do Commercio ( RJ )



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