Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2024

A linha do seu bairro - Cordeiro

 O bairro do Cordeiro , no subúrbio do Recife , é itinerário de diversas linhas de ônibus , com uma curiosidade ... 

O TI Getúlio Vargas fica localizado no bairro do Cordeiro



Nenhuma linha que trafega pelo bairro apresenta no seu itinerário o nome Cordeiro , o último registro foi da CTU , que em 1965 criou uma linha de elétricos com terminal no Cordeiro . No entanto, outras linhas foram criadas e trafegam pela área , vamos conhecê - las ?

321 Jardim São Paulo ( Abdias de Carvalho ) 

Atende a um pequeno trecho do bairro do Cordeiro, passando em frente a Central de Tratamento dos Correios e seguindo pela Rua da Lama ( Gomes Taborda ).

324 Jardim São Paulo ( Piracicaba ) 

Faz o mesmo percurso da 321 no trecho que passa pelo bairro.

412 TI Santa Luzia / TI Getúlio Vargas

Essa linha é operada pela Empresa Metropolitana, teve seu itinerário alterado para ligar dois terminais do SEI, o TI Santa Luzia com o TI Getúlio Vargas, a linha se chamava San Martin ( Largo da Paz ).

2413 Avenida do Forte / TI Getúlio Vargas 

Criada em julho de 1981 , não com esse nome é claro , a CTU pôs em funcionamento com o intuito de atender a população dos Torrões . Com frota de 6 veículos , atendia no sentido cidade a Rua Real da Torre , para suprir a desativação dos opcionais da linha Torre / Madalena . 

Confira o itinerário : 

Avenida do Forte , Rua Dois de Fevereiro , Rua Gregório Júnior , Rua Souza Bandeira , Rua Tomaz Gonzaga , Rua Dom Manuel da Costa , Rua Real da Torre , Rua Ricardo Gomes , Rua Ricardo Salazar , Avenida Caxangá , Derby , Boa Vista , Guararapes . 

2416 Roda de Fogo / TI Getúlio Vargas 

A linha Roda de Fogo é integrada ao TI Getúlio Vargas, atende ao bairro do Cordeiro indo e voltando para o terminal de Roda de Fogo, a maioria dos passageiros desce na parada no cruzamento com a Avenida Caxangá, onde integram com o BRT na estação Parque do Cordeiro, não esperando o percurso final até o TI Getúlio Vargas.

2421 Torrões / TI Getúlio Vargas  

A linha Torrões opera desde 1954 , seu  terminal já fora na Rua Claudio Brotherood , no Cordeiro. Em 1965 o terminal da linha mudou para  Rua Jardim do Forte , ainda no Cordeiro , quando em 1975 a linha passa a iniciar na Rua da Olaria , já no bairro dos Torrões .

Estas linhas integram com o TI Getúlio Vargas, que  fica localizado dentro do bairro do Cordeiro, dando opções de deslocamento para o centro do Recife e Camaragibe através do BRT Leste - Oeste.

A Avenida Caxangá corta o bairro, indo das imediações do Parque de Exposições do Cordeiro até após o Hospital Getúlio Vargas. O limite norte do bairro é com o Rio Capibaribe, o bairro do Cordeiro é plano em quase toda sua totalidade e apresenta um potencial enorme de crescimento no setor de imóveis, atraindo novas construtoras e incorporadoras que estão atuando em pleno vapor em terrenos  adquiridos no bairro. O empreendimento da vez é o Brisa dos Nobres, da Construtora Saraiva.

 

 






Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...